Dirt 5 – Review

hero dirt5

*O review de DIRT 5 foi realizado com uma cópia antecipada do jogo enviada para Playstation 4.

O automobilismo sempre esteve vinculado ao esporte desde que surgiram os primeiros motores potentes da história. As disputas de corrida motorizada se popularizaram no mundo todo em diversas modalidades que vão desde corridas em altas velocidades em pistas controladas até corridas em alta velocidade na lama.

O mundo dos games sempre abrangeu vários esportes, e com a corrida não seria diferente. O gênero de corrida acaba por se dividir em dois tipos, os games simuladores e os games arcades.  Enquanto os simuladores buscam cada vez mais chegarem perto da realidade, os arcades focam mais no divertimento para os jogadores casuais. Com a quantidade de jogos que surgem do gênero, alguns acabam marcando e outros acabam por ser completamente esquecíveis, esse não é o caso de DIRT 5.

 

 

O GAME

DIRT 5 traz um foco maior na diversão do jogador casual em um mundo que busca cada vez mais realismo nos jogos de corrida. Jogadores habituados com simuladores mais realistas podem se sentir mais confortáveis jogando outros jogos de rally, porém o game cai como uma luva para pessoas que só querem dar uma acelerada sem compromisso.

Com uma jogabilidade simplificada e objetiva, o jogo se torna muito acessível a todos os níveis de jogadores. A simplicidade funciona de maneira tremenda inclusive no desenvolvimento da carreira do jogo. O Modo História traz um enredo enxuto que claramente foi baseado em outros games de corrida, você deve disputar várias etapas e derrotar vários pilotos para alcançar o seu objetivo: ser o maior piloto de rally da região.

Um outro ponto positivo de DIRT 5 é a personalização dos veículos. A Codemasters tomou inspiração em jogos como Need For Speed e levou a personalização de carros de corrida de rally até um nono nível. Escolha um veículo de alguma das grandes montadoras que estão disponíveis no game, que conta com Peugeot e BMW como alguns exemplos, e tenha a chance de usar sua criatividade para ir para as disputas sem perder o estilo.

 

TERRENOS VARIADOS

Um grande aspecto positivo que a Codemasters trouxe para o game foi a diversidade de cenários. Podemos conhecer várias áreas situadas ao redor do mundo, numa diversidade que sai da China, passa por cenários no Himalaia, na Europa e até o nosso Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Mesmo com toda essa diversidade de pistas, a jogabilidade dos carros não muda. Andar na terra ou na lama não tem tanta diferença no controle, o que facilita muito para as pessoas que não são habituadas com jogos de rally. Outro lado positivo é que não existe mudança nos controles com a mudança de carros, apenas o desempenho de cada carro que é o diferencial.

MODO PLAYGROUNDS

O Modo Playgrounds é um outro ponto que merece destaque. Esse modo permite a criação e compartilhamento de pistas, o game disponibiliza uma série de modelos pré-moldados e até a chance de começar uma pista do zero e dar asas a imaginação do jogador. Esse aspecto pode ser positivo mas depende exclusivamente da atividade da comunidade de jogadores. Se a comunidade não gerar engajamento, esse modo tem dias contados para morrer.

 

O QUE ACHAMOS?

DIRT 5 claramente foi pensado e desenvolvido com o intuito de ser um game arcade que promete horas de divertimento, e felizmente as cumpre. Se o jogador for jogar esperando ser a revolução dos games de corrida pode não ficar tão satisfeito com a experiência. Apesar de claramente ter vários pontos que foram baseados em games de outras franquias, o game acaba entregando uma experiência satisfatória que não deixa aquele ar de cópia escancarada, incorporando de maneira bem sutil e orgânica esses aspectos na mecânica do jogo. O game é leve, simples e objetivo e é isso que o torna um dos melhores títulos de corrida que a Codemasters já desenvolveu.

DIRT 5 foi lançado dia 6 de novembro de 2020 para Xbox One, PlayStation 4, seguido pelo PlayStation 5 ainda este ano. Uma versão do Google Stadia será lançada no início de 2021. O jogo suporta tanto o Xbox Smart Delivery quanto a atualização gratuita do PlayStation quando os jogadores mudam para um Xbox Series X ou PlayStation 5.

Para ler mais reviews, clique aqui.