WWE 2K20 – Review

Sem título

A análise de WWE 2K20 foi feita com uma cópia do jogo para PS4, cedida pela 2K

Minha história com a luta-livre começou em 2008, quando o SBT passou WWE Luta Livre na TV em janeiro daquele ano, era incrível ver Rey Misteryo fazendo suas piruetas, Undertaker com seu jeito ameaçador e ver como alguns astros mudaram de lá pra cá, como Bautista que hoje é o Drax de Guardiões da Galáxia e também JOOOHN CEEENA, que dispensa apresentações.

Naquele mesmo ano consegui minha cópia de WWE Smackdown vs Raw 2008, para PS2, mas enquanto ela não vinha eu brigava com os meus irmãos no WWF No Mercy, no emulador de Nintendo 64. Eram jogos divertidos para época.

Nos últimos anos a franquia WWE continuou recebendo uma série de jogos e claro que em 2019 (mais de 10 anos depois que eu comprei Smackdown vs Raw 2008) tive a oportunidade de analisar WWE 2K20. E por que fiz toda essa introdução, explicando sobre o meu passado com os jogos de luta livre que só joguei no ano de 2008, parei e voltei a jogar agora em 2019? É porque esse novo jogo é bem chato e não tem muito o que falar dele!

Rasgando Seda

Como faz um strike? Onde é o bottom barrier?

WWE 2K20 carrega algo inédito na franquia um modo campanha onde você controla dois personagens de gêneros opostos, e acompanhamos o crescimento desse casal do zero absoluto ao estrelato.

Primeiro criamos cada um deles, escolhemos seu estilo de luta, sua aparência, e seu uniforme de combate. Também podemos evoluir seus status, para ter uma maior vantagem nas lutas.

A campanha até que é divertida e tem seus momentos engraçados, porém o que incomoda são os protagonistas precisando elogiar cada lutador que aparece na cena, como aquele funcionário que puxa saco do chefe. Entretanto o que realmente incomoda são os loadings, temos loadings entre as cutscenes, entre as lutas, as vezes até entre as opções que escolhemos nos diálogos.

Durante as lutas devemos realizar o objetivo que aparece na tela, caso você vença o oponente mas não realize o objetivo você vai fracassar e vai precisar fazer tudo de novo. O problema é que o jogo não explica absolutamente nada sobre como fazer, ele acredita que você domina todos os comandos e tem um vasto conhecimento de luta livre para conseguir realizar os golpes.

Como faz isso?

The Rock!

Quando eu joguei Smackdown vs Raw 2008 eu achava os comandos complicados, e fui jogar WWE 2K20 e a jogabilidade continua complicada e muito pouco intuitiva! Claro, com o tempo você pega o jeito e começa a compreender os controles, mas a falta de um modo de treinamento deixa tudo ainda mais complicado e faz o jogador aprender na tentativa e erro, o que não é divertido.

A falta de um botão de defesa exige que você pressione um botão praticamente no mesmo frame que ele aparece na tela (no caso do PS4 esse botão é o triângulo), o que requer reflexos rápidos mas que mesmo assim deixa seu oponente na vantagem já que ele pode te socar enquanto você erra o comando de contra-ataque.

Sendo honesto o combate 1X1 são divertidos depois que se aprende a jogar e aceita que nem sempre você vai apertar o botão de contra-ataque na hora certa. Entretanto quando inventam de realizar combates com mais de um lutador no ringue o jogo desanda. Nosso personagem não sabe mudar de alvo, ou seja você quer atacar o cara que está vindo na sua direção, mas ao apertar o botão de soco, mesmo apontando o analógico para o lutador que está vindo, o nosso personagem bate no lutador mais próximo que está no chão. Então o lutador que estava vindo chega, você até tenta (como último recurso) apertar o botão do contra-ataque, mas erra o frame e leva um soco no meio da fuça.

Se existe um modo de treinamento eu não consegui achar entre os vários menus e opções que o jogo exibe de forma organizada (isso não é sarcasmo).

Vários modos de jogo

Undertaker faz o Steve Austin parecer uma criança

Como dito no tópico acima, os combates 1×1, e agora incluo os tags (você trocando de lutador durante o combate), são divertido e o WWE 2K20 apresenta bastante modos de jogo nesse estilo 1×1, desde o modo normal, até a luta em que devemos pegar a maleta, lutas nos corredores do estúdio, lutas dentro das gaiolas entre uma série de outros combates que os conhecedores do mundo da luta livre já sabem bem como é e vão gostar de participar.

No modo online temos eventos temáticos, no dia em que essa análise foi postada foi liberado apenas o evento de halloween, mas tem a promessa de mais eventos. Eles trazem combates e divertidos e cenários fora do habitual de um jogo de luta livre, como por exemplo lutar em um pântano ou cemitério.

Entretanto jogar contra outros players online foi um problema, talvez seja por conta da minha conexão e do servidor, mas não do jogo. As partidas demoravam para formar, e quando formava partida os jogadores saiam da sala e eu jogava contra a IA.

Bugs Bugosos

Acredite, era para ter uma maleta ali em cima.

Então, eles existem e não são poucos, mas não foi nada que atrapalhou o andamento das minhas partidas. Por exemplo, já na primeira luta do jogo, que é contra a Ronda e devemos pegar a maleta de dinheiro a dita cuja (no caso a maleta e não a Ronda) não aparece, fica um espaço vazio como você pode ver na imagem acima.

Durante as cutscenes temos uma série de outros erros, pois como podemos customizar os nossos personagens é bastante comum vermos roupas atravessando objetos, nosso personagem atravessando objetos, olhos mudando de cor, a física do cabelo que não corresponde com a realidade e por aí vai indo.

Isso é da geração atual?

Poderia ser melhor

Os gráficos do jogo se dividem em duas categorias categorias: Fora da Campanha e Dentro da Campanha, no modo campanha ele é um lixo. A vasta maioria dos personagens parecem bonecos de plástico com pouca (ou quase nenhuma) expressão. O mesmo vale para os cenários que são simples e extremamente serrilhados.

Já o gráfico durante as lutas (fora da campanha) são aceitáveis para alguns personagens e realmente bonitos para os personagens mais famosos, assim como as arenas que também recebem um polimento a mais se comparadas com os cenários do modo campanha.

Vamos as compras

Vamos as compras

Sim, o jogo apresenta uma loja para você pode comprar lutadores, peças de roupas e etc, para isso você pode comprar boosters que vão liberar itens aleatórios, ou você pode ir direto no que deseja comprar e pronto. Entretanto, o mais barato são os boosters, mas o jogador não tem garantia nenhuma de que vai ganhar o que que quer.

Para ganhar o dinheiro do jogo basta apenas jogar e vencer as lutas! Entretanto, mesmo ganhando dinheiro a cada vitória todos os itens são caros e vai levar várias horas, talvez dias para você conseguir comprar os itens que deseja.

Considerações Finais

A roupa dela parece seda, daqui a pouco vai estar rasgada!

WWE 2K20 parece um jogo feito as pressas. Sua jogabilidade continua nada intuitiva, e os bugs de gameplay ainda são os mesmos de outrora. A campanha diverte, mas o excesso de loadings e o fato de não estar nem mesmo legendada em português do Brasil afeta o acompanhamento da história.

Desenvolvedor: Yuke’s, Visual Concepts
Gênero: Luta
Disponível para: PS4, Xbox One e PC.
Data de lançamento inicial: 22 de outubro de 2019

Clique aqui para ler mais críticas e reviews!