What the Golf? – Review

what the golf switch local co op

O gênero de esportes se encaixa naquele tipo de coisa que é muito difícil de mudar e dificilmente apresentará alguma novidade bombástica nos próximos anos. Não importa quanto tempo passe, você sempre terá mais um título do seu esporte favorito te esperando com pouquíssima coisa (ou literalmente nada) inédita de conteúdo. Felizmente, existem os jogos indies para avacalhar tudo e quebrar essa tradição.

What the Golf? é um desses jogos, um game que destrincha qualquer coisa que você sabe sobre golfe da maneira mais “nada a ver” possível. Nas palavras dos próprios desenvolvedores, essa é uma paródia de golfe que usa e abusa de uma física maluca para fazer até quem odeia o esporte curtir um pouquinho. Por incrível que pareça, deu muito certo.

Missão impossível

Por mais estranho que seja, o jogo possui uma trama. Você é uma bola de golfe que tem uma missão um tanto exigente: encontrar alguma forma de tornar o esporte menos chato, não importa como for. O resultado foi uma série de desafios e percursos insanos, um mais sem sentido que o outro, mas que no final continua sendo golfe!

As mecânicas seguem o mesmo padrão de qualquer outro jogo de golfe que você já tenha jogado por aí. Na verdade, não tem nem o que mudar, afinal é só acertar a bola no buraco, então não devemos mexer no que já funciona. O charme de What the Golf? fica a cargo de seu humor nonsense que aparece em cada desafio imposto aqui, saindo tanto do convencional que muitas vezes não vai existir nem bola para você acertar.

Tudo neste jogo é absolutamente imprevisível e é isso que te prende a ele. Você não consegue parar de jogar, pois nunca se sabe qual será o próximo desafio – e quando eu digo isso, eu estou querendo me referir ao quão maluco será. Aqui, qualquer coisa pode virar a bola e você pode se deparar com um percurso onde seu objetivo é acertar uma cadeira, um carro ou até uma casa dentro do buraco!

Um show de referências

Cada fase é um legítimo show de referências e paródias a diversos jogos e obras da cultura pop, então os mais antenados vão se divertir ainda mais com todos esses easter eggs. A única coisa ruim é que, caso você jogue em português, vai acabar perdendo muitas das piadas inclusas no nome das fases, que só fazem sentido em inglês e perdem a referência na localização.

As fases são desafiadoras ao seu próprio modo e você por vezes vai se deparar com qualquer coisa mais sem sentido ainda para atrapalhar seu progresso, como um cachorro quente atrapalhando o percurso, um buraco que tem vida própria e muda de lugar ou até mesmo o fato da bola ser um animal.

Além da campanha e de todos os desafios extras que cada fase propõe (o que já é bastante coisa), o jogo ainda possui outros modos. Um deles é o desafio diário, que recompensa os jogadores mais habilidosos com um lugar de respeito em um ranking mundial; o outro é o Desafio Impossível, que faz jus ao nome e te coloca em um percurso praticamente impossível de vencer.

O único defeito é a imprecisão dos controles causada pela física maluca. Essa é uma das características mais marcantes do jogo, mas ao mesmo tempo consegue ser um ponto negativo, pois não deixa de ser frustrante em diversos momentos. Do resto, What the Golf? é um jogo muito divertido e viciante que vai te tirar da sua zona de conforto e de quebra ainda garantir algumas risadas.