Velozes e Furiosos 9 – Crítica

Velozes e Furiosos 9

Velozes e Furiosos 9, filme que foi gravado antes da Pandemia, em 2019, e só foi lançado agora em 2021, mesmo com o gap, o clássico filme de ação e aventura sobre rodas entrega um excelente filme, com bastante adrenalina, inovação e muitos personagens que permearam todos os filmes, em um filme ousado e divertido, quase um Vingadores Ultimato dos brucutus. Com grande elenco, incluindo Charlize Therom que retorna como a grande vilã Cipher, John Cena e muitas surpresas pelo caminho, só quem ficou faltando foi o grande Dwayne Johnson, que não é nem ao menos citado no filme, infelizmente.

O filme se passa algum tempo após os eventos de Velozes e Furiosos 8, e mostra Dom e Letty com o pequeno Brian, filho de Toretto e Elena, que foi morta por Cipher no filme anterior, com a chegada de seus velhos amigos para uma visita surpresa, Letty percebe o receio que Toretto sente, agora que é pai, o que a deixa preocupada, seus amigos informam a eles que Sr. Ninguém havia sido sequestrado e que ele teria lhes enviado um pedido de ajuda, e por isso eles estavam ai para pedir auxilio a Dom e Letty. O que Dom não esperava era que envolvido nesta trama estava seu irmão mais novo Jakob Toretto (John Cena) e que isso lhe traria memorias e conflitos do passado, e do relacionamento dos dois com o seu pai.

O filme entrega um roteiro interessante, e consegue trazer coisas novas a franquia, mesmo após tantos filmes, sempre surpreendendo em suas narrativas, que apesar de não serem tão espetaculares, entregam alguma complexidade digna do que se espera do filme, o elenco é simplesmente incrível, conseguindo trazer MUITOS personagens que passaram nas telas, incluindo Tokyo Drift e muitas outras surpresas que realmente não estávamos esperando.

Com a chegada de John Cena, as cenas de ação e luta são bastante fortes, e principalmente os milagres de engenharia promovidos pelos carros tecnológicos, mas nada que deixe de fazer sentido no universo já estabelecido do filme, inclusive é muito legal ver eles brincando com isso, nos próprios diálogos entre Romam e Tej, onde ele questiona sua invencibilidade, e em outros momentos do filme, onde os personagens citam acontecimentos, como se estivessem em um filme, mostrando que o filme de forma acertada não se leva tão a serio, mas está mais preocupado sim em entregar ação, aventura e humor, o que reflete também bastante a personalidade do Vin Diesel como ator.

Fora isso, vale ressaltar os excelentes efeitos especiais, e a trilha sonora que conta com a música “Furiosa”.

Anitta em Velozes e Furiosos 9

Por fim, um dos melhores filmes de alto orçamento lançado após a pandemia, com certeza um dos mais legais e divertidos que assisti esse ano, excelente para se ver no cinema, principalmente por conta do som, que está incrivelmente imersivo, se você estava procurando um filme para assistir e se divertir, não pode perder esse!