ToeJam & Earl: Back in the Groove – Review

*Este review foi realizado com uma cópia do jogo enviada pela Theogames

 

Me recordo muito bem de o quanto eu joguei ToeJam & Earl no Mega Drive, passei minhas férias de julho de 1991 jogando e me divertindo com esses dois alienígenas, que curtem um bom som, e por acidente acabam caindo na Terra e partem em busca dos pedaços de sua nave para voltar ao seu planeta natal, Funkotron. A nostalgia bate forte quando começamos a jogar ToeJam & Earl: Back in the Groove (agora no PS4), a história é a mesma do primeiro game da franquia, mas com algumas diferenças, agora ToeJam & Earl estão acompanhados de suas namoradas, que são personagens jogáveis, e conta também com as versões atuais e as versões originais dos protagonistas do game, cada personagem com seus próprios atributos, permitindo ao jogador escolher aquele que se adapte melhor ao seu estilo de jogo.

O Objetivo principal é encontrar as dez peças da nave que estão espalhadas pela Terra, em diversos níveis que são apresentados em formas de ilhas flutuantes, como no original, mas agora com um visual repaginado que lembra bastante alguns desenhos clássicos dos anos 90. Os níveis tem o mapa todo encoberto e vai sendo aberto conforme o seu personagem vai explorando o mundo, um indicador na parte de cima da tela mostra se aquele nível tem ou não uma peça da nave, se tiver, precisamos encontrá-la, e assim subir para o próximo nível, caso não tenha nenhuma peça naquele nível, basta encontrar um elevador para sair dali. É claro que a tarefa pode não ser tão simples, pois cada nível é repleto de inimigos que querem te atrapalhar, alguns até podem te matar, mas os mais comuns apenas atrapalham mesmo, algumas vezes invertendo seus controles, outras te jogando da beirada do mundo e te fazendo voltar para o nível anterior, entre outras maluquices.

O mundo não tem só dificuldades, existem também personagens que nos auxiliam, o espertalhão que serve para fazermos upgrades no personagem, o vendedor de sushi para regenerar a vida e muitos outros, além disso estão espalhados pelo mundo, presentes (que podem ajudar ou atrapalhar), comida, dinheiro e também algumas armadilhas, muitos itens estão escondidos e requerem que o jogador interaja com arvores, arbustos, casas, etc, para descobri-los.

O jogo conta com uma boa pitada de humor, e agora está totalmente localizado para o Brasil, o que facilita e envolve mais o jogador no clima descontraído que o jogo oferece, clima que tem uma grande ajuda da trilha sonora que, assim como no game original, combina muito bem com o estilo e com toda a temática do jogo. O multiplayer, local e online, é uma experiência interessante e divertida, jogar com os amigos com certeza vai proporcionar vários momentos engraçados.

O jogo não é muito longo, ao iniciar temos um mundo tutorial (que deveria apresentar as mecânicas do jogo para os players, mas falha um pouco nisso) que é bem curto e mais fácil de se finalizar, ai sim podemos partir para o mundo fixo, que é todo gerado aleatoriamente, maior que o mundo tutorial, mas ainda assim pode ser finalizado em pouco tempo de jogo e sem grandes dificuldades. Novas dificuldades são liberadas após o término do modo normal e podem trazer um incentivo para aqueles que curtiram o jogo e querem um pouco mais de desafio.

ToeJam & Earl: Back in the Groove, respeita o game original, adiciona novos conteúdos e vale a nostalgia para aqueles que tiveram o prazer de conhecer a franquia no início dos anos 90, novos jogadores devem ficar um tanto confusos com a jogabilidade no início, mas  o bom humor e a trilha sonora, vai render boas horas de diversão, principalmente se tiver alguém para jogar em coop.