Street Fighter V : Champion Edition – Review

street fighter 5 champion edition

*A análise de Street Fighter V : Champion Edition foi feita com uma cópia do jogo para PC (viaSteam), cedida pela Capcom.

Street Fighter V foi lançado no longínquo ano de 2016, seu lançamento foi bastante caótico e controverso, visto que o jogo vinha com absolutamente nada! Na época ele trazia apenas alguns personagem, poucos cenário, um modo online e luta off-line contra um player 2.

Para você ter uma noção, em plena época de MKX e Injustice, apresentando um enredo rico e atraente aos olhos de quem jogava, Street Fighter V veio sem trazer nem mesmo um modo arcade.

Entretanto, o tempo passou e agora, quarto depois a Capcom lançou uma nova versão que traz tudo o que já foi lançado de 2016 até o atual momento. Uma versão mais robusta, mas ainda é cedo para dizer que é a versão definitiva. Confira o que achamos.

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Tentando tirar um print legal 1

Se há 4 anos atrás Street Fighter V parecia um galpão vazio, hoje ele está como uma linda mansão decorada com o que há de mnelhor que a Capcom pode oferecer. Pois temos 40 lutadores, 34 cenários e várias skins e tudo isso já vem garantido ao comprar o Championchip Edition.

Cada um dos 40 personagens apresentam uma mecânica diferente de combate, deixando-os únicos e não apenas um boneco repetido mas com uma aparência diferente. E como se não bastassem as variações de status no combate, o jogo traz todas as V-Skills e ainda adiciona uma nova.

O lado ruim é que por ter tanto conteúdo não há mais nada relevante para desbloquear, deixando todos os outros modos de jogo como um treino ou preparação para o modo online.

Que tanto V é esse?

Se não tivesse ficado borrada, essa foto seria foda!

Para quem vê, pode achar que Street Fighter V é só um Street Fighter IV com gráficos atualizados, mas é aí que eles se enganam, pois mudaram os personagens! Brincadeiras a parte, temos várias mudanças em sua jogabilidade, cada personagem tem seus próprios atributos, como dito acima e o Sistema Variável ajuda a deixá-los ainda mais únicos.

O quinto jogo da franquia nos apresenta esse novo sistema que é dividido em V-Skill, V-Reversal e V-Trigger. O V-Skill pode ser usado a vontade, e seu efeito vai de acordo com o personagem , alguns podem repelir ataques de energia, outros podem usá-los para começar um combo de maneira mais fácil, ou simplificar algum golpe, entre outras funções.

Já o V-Reversal funciona como um contra-ataque, quando aquele seu primo chato te joga no canto e não e deixa sair, se você aplicar o V-Reversal vai conseguir virar o jogo, mas esse ataque consome a barra de V-Gauge.

Por último o V-Trigger, ele consome toda a barra de V-Gauge e é muito semelhante ao V-Skill, entretanto ele aumenta ainda mais os status de seu personagem, sendo bastante útil enquanto faz um combo e o finaliza com uma critical art.

Outras adições

Esse ficou legal, né?

Ao receber um ataque e se defender, você levará dano, entretanto, surgira uma barra transparente (ou branca) que vai regenerar sua vida, caso você não tome nenhum dano.

Os critical arts são os novos super-combos, que são utilizados quando a barra EX (a barra azul) está carregada,

O sistema de combate está simples para quem quer começar a aprender a praticar e bastante complexo para quem desejar ir a fundo e tornar-se pro.

Uma Nova Roupagem

As lutas sempre são bem legais!

Em seu lançamento, Street Fighter V trouxe mudanças drásticas no visual de seus personagens clássicos, talvez não tão drásticas assim se pegarmos o Ryu e Chun-Lee como exemplos, mas no decorrer dos anos outros personagens foram chegando por meio de DLCs, ou passes de temporada, e nele víamos os novos designes que cá entre nós, eu achei fantásticos.

A nova roupagem ajudou a dar mais uma sobrevida aos lutadores, caracterizando mais suas personalidades com o passar dos anos dentro da história da franquia.

Entretanto, embora o design de personagens e até mesmo dos cenários sejam bem bonitos e elaborados, não podemos falar o mesmo da qualidade gráfica. Não, acalme-se, os gráficos de Street  Fighter V não são feios, mas são estranhos. Nos lutadores parece que faltou mais polimento, enquanto nos cenários parece faltar esse polimento e textura. Quando selecionamos nosso lutador ele aparece desnecessariamente grande na tela, e só ajuda a evidenciar ainda mais esse falta de esmero no gráfico. Durante as lutas esses defeitos são escondidos graças ao excelente efeito de iluminação que o jogoa presenta, quando utilizamos especiais ou socamos os inimigos.

Sim, eu gostei do visual do Akuma-matata, e achei melhor que o original!

Campanha capenga

Essa arte ficou bem legal, já outras… x-x

A história de Street Fighter V não é seu ponto forte, ela se passa entre Street Fighter IV e o III (Sim, o terceiro é o último jogo na linha cronológica na série). Primeiramente, ela é renderizada em tempo real, ou seja, o seu console ou PC vai processar cada cena que está acontecendo, então espere por alguns loadings rápidos entre cenas e bugs gráficos, mas bem poucos.

Com relação ao enredo, bem, não há muito o que dizer, é a típica briga do bem contra o mal, com várias conveniências para facilitar algumas cenas. Para ser honesto, é como se tivesse sido feito as pressas e de qualquer jeito.

Já a campanha dentro o modo arcade, é outra decepção. Se no quarto jogo da franquia tínhamos cenas curtas e animadas com um estilo de desenho espetacular, aqui elas viraram imagens estáticas e algumas muito mal desenhadas diga-se de passagem.

Em resumo: tudo relacionado a história é ruim em Street Fighter V.

Considerações do tio Leo

Então, Street Fighter V é a versão perfeita para quem estava esperando um material mais robusto e completo do atual título da franquia. Sua jogabilidade não vai assustar novatos, mas também não vai enfurecer os jogadores que buscam uma mecânica mais complexa de luta. É um excelente jogo para quem busca apenas se divertir por algumas horas ou se profissionalizar naquilo.

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