Street Fighter 6 – Review

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Finalmente, após anos de espera angustiante, Street Fighter está de volta e chegando com grande estilo nos consoles da nova e antiga geração! Trazendo mudanças significativas e necessárias.

Com uma seção singleplayer totalmente aprimorada, o jogo oferece agora uma experiência imersiva como nunca antes, facilitando o acesso para novos jogadores e proporcionando uma jornada ainda mais gratificante para os veteranos. E não posso deixar de mencionar o novo esquema de controle, que tem a missão de apresentar o título aos jogadores novatos, e prender os maus casuais (como eu).

3 novas perspectivas

Street Fighter 6 chega como um poderoso hadouken na cara quem esperava um jogo de luta tradicional! O título traz consigo mudanças significativas na e isso já é visto no meu principal, pois já somos apresentado por uma divisão em três modos emocionantes.

No centro temos o Battle Hub, o ponto de encontro dos jogadores online, onde os lutadores podem testar suas habilidades contra oponentes de todo o mundo e se aprimorar nas classificações constantemente.

À direita, temos o Fighting Ground, a parte mais tradicional dos jogos de luta que permite aos jogadores criarem suas próprias batalhas. Temos o modo arcade com a história de cada personagem, lutas com regras especiais,  treinamento disponíveis para aprender a jogar com cada personagem. Além do treino individual, temos um tutorial  preciso que proporciona uma introdução rápida, mas abrangente, aos aspectos fundamentais do jogo.

Ainda no Fight Ground, é muito bom ver que a Capcom aprendeu com os erros de Street Fighter V e já trouxe vários modos de jogo, pena que o arcade ainda conta com ilustrações simples para contar a história de cada personagem.

Por fim, à esquerda, temos o que é a cereja do bolo, mas também é um tanto decepcionante: o World Tour. Trata-se de uma campanha completa para um jogador, na qual você assume o controle de um personagem personalizado. Sua jornada é impulsionada pela exploração de diversos locais, encontros com membros do elenco do jogo,  aprendemos o movimento deles e concluímos missões desafiadoras. Sim, por mais que seja divertido, ele também é bastante decepcionante, mas vou falar dele mais para frente.

O caminho do mais forte é para todos

Falando de mudanças, os controles também passaram por grandes modificações. Em primeiro lugar, temos o novo Drive System ,  que adiciona uma nova barra que pode ser usada para ataques poderosos a qualquer momento, ou se defender com o famoso parry. Essa nova barra começa cheia e usá-la vai depender de seu gosto ou da ocasião.

Além do Drive System, temos um novo controle, chamado de “Moderno” que oferece a opção de lançar ataques especiais automaticamente com um único botão, em vez de pressionar combinações mais complicadas de botões. Entretanto, ao escolher esse controle, seus ataques causarão menos dano. Mesmo assim, Isso é incrível para jogadores casuais ou novatos,  pois torna a parte mais intimidadora de qualquer jogo de luta muito mais trivial até que você se sinta confiante para jogar com os controles clássicos.

Cansou de jogar sozinho? Então é hora de entrar online no Battle Hub, que vai trazer um sentimento de nostálgico de jogar em um fliperama. Pois nele você controla o mesmo avatar do World Tour. Dentro do Battle Hub, você pode escolher uma máquina vazia com um assento livre em frente a um oponente para iniciar uma partida, ou simplesmente assista a uma partida em andamento se aproximando do local.

Batalhas de encher os olhos

Dentro do Fighting Ground a evolução gráfica é nítida e clara. Os lutadores estão sensacionais e os cenários em que lutamos são vibrantes e interessantes.

Os efeitos de tinta que realçam os golpes especiais são simplesmente excelentes, representando uma evolução inteligente dos movimentos icônicos que vimos no saudoso Street Fighter 4.

As novas adições ao elenco de Street Fighter são divertidas de jogar e possuem toques de personalidade surpreendentes, incluindo uma ampla variedade de combos. O elenco como um todo está divertido tanto em visual quanto em jogabilidade.

Explorando Metro City!

Pois é, o que foi vendido como uma das grandes novidades de Street Fighter 6 traz algumas horas de diversão e exploração, mas também mostra o despreparo da Capcom em criar um mundo sandbox e uma narrativa mais coesa.

Os mapas que exploramos não são grandes, mas mesmo assim são mal estruturados. Podemos andar por bairros, explorando becos e algumas ruas, entretanto tudo parece que foi criado as pressas, o que resulta em uma paródia dos jogos da série Yakuza. Temos a Mad-Gear e outras gangues vivendo tranquilamente ao lado de civis ou até mesmo de policiais.

Os comandos enquanto exploramos também são bem simples, dignos de jogos da sexta geração. Não podemos interagir com quase nada no cenário e as interações que temos com a maioria dos npcs. Falando em interação, os diálogos em sua maioria são textos escritos em comic sans (ou uma fonte tão ruim quanto) que rapidamente torna-se cansativo de acompanhar.

Graficamente os cenários são bonitos, mas os npcs parecem que estão na geração passada ou até mesmo antes! Designs simples, e alguns praticamente sem texturas com partes do corpo atravessando suas vestimentas. Não parece que estamos falando da mesma Capcom que nos apresentou Monster Hunter World!

O modo World Tour se salva pela diversão de poder bater na maioria dos npcs e sistema de progressão, já que subimos de nível de podemos aprender golpes de vários personagens da série. Além de um sistema de RPG simples, mas muito eficaz, onde as vestimentas que compramos aumentam nossos status, e podemos usar itens durante os combates.

Considerações finais

Apesar do modo World Tour ter decepcionado um pouco, Street Fighter 6 é uma verdadeira revolução dentro da franquia! As novas adições à jogabilidade e novo sistema de combate facilitam o acesso aos novatos, além de entreter jogadores mais casuais. Com certeza é um alívio depois do desastroso lançamento do quinto jogo da franquia.

Distribuidora: Capcom
Desenvolvedora: 
Capcom
Gênero: 
Luta
Disponível para: 
PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S e PCs
Data de lançamento inicial: 
2 de junho de 2023

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