Street Fighter 30th Anniversary Collection – Review

SF30Launch hero

O saudoso Street Fighter começou timidamente nos arcades, no ano de 1987, com um jogo travado e sem a possibilidade de escolher seu personagem, sendo obrigatório jogar apenas com o menino Ryu. De lá pra cá a franquia da Capcom cresceu, e tornou-se referência nos jogos de luta, tanto com seus personagens carismáticos quanto pela jogabilidade refinada.

Para comemorar esses 30 anos da série, a Capcom decidiu lançar uma edição especial, o Street Fighter 30th Anniversary Collection, um jogo que traz os grandes clássicos dos tempos áureos dos arcades.

Vários jogos em um

Aqui somos apresentados a todos os jogos da série principal de Street Fighter, digo “principais” pois Street Fighter EX não está na lista, já que foi desenvolvido por uma outra desenvolvedora.

Começamos pelo misterioso e um tanto desconhecido Street Fighter, lançado em 1987 e vamos até o espetacular 3rd Strike, lançado em 1999.

Nostalgia pura! Como se trata de uma emulação a jogabilidade não foi alterada, o que deixou alguns títulos datados, caso do primeiro SF e as primeiras versões do segundo jogo, mas mostrou que outros sobreviveram muito bem apesar do tempo, como foi o caso de 3rd Strike.

Um arcade no seu PC… ou console

A emulação é feita de maneira precisa, o tempo de resposta é ágil e a diversão é garantida enquanto joga no modo arcade, ou contra alguém do seu lado (que é o jeito certo de se jogar um multiplayer. Abraços).

Porém, por se tratar de uma emulação, o jogo poderia disponibilizar uma opção de jogar em tela cheia, ou uma customização de tela melhor.

Também foi falado que alguns controles arcades não foram compatíveis com o jogo, então cuidado. O controle usado para o teste foi um ípega 9078, e tudo ocorreu bem.

Online? Melhor nem tentar…

Por não ter um ranque, ou algum tipo de nível, o modo online é um tanto desbalanceado.

Como se não bastasse, o jogo demora bastante para encontrar um outro jogador e iniciar o combate. Entretanto, você pode brigar freneticamente enquanto a peleja não inicia.

Quando a partida começa também tem início o show de lags. A conexão é instável, e deixa a partida impossível de ser jogada.

Como eu disse, o modo certo é o multiplayer local.

Prato Cheio para os Fãs

Além das lutas, o jogo traz o museu da série. Nessa opção temos acesso a várias informações e curiosidades sobre os 30 anos da série, indo desde a criação do primeiro jogo até informações sobre personagens. Temos concept-arts em alta resolução, músicas de todos os jogos presentes na coletânea, biografias detalhada dos personagens, entre outras informações que vão fazer um verdadeiro fã gastar bastante tempo analisando cada item dentro do museu. E tudo está traduzido para o nosso português!

Com certeza é o que tem de mais legal para quem é fã ou admira a franquia.

E então…

Street Fighter 30th Anniversary Collection é uma coletânea feita para os fãs antigos da série, pois traz bastante material dos bastidores dos seus primeiros jogos. A jogabilidade datada de alguns títulos pode atrapalhar, mas servem como curiosidade e também para mostrar a evolução da série.

O ponto realmente negativo vai para o online, já que demora para formar uma partida, não existe um balanceamento dos jogadores e lags são frequentes.

Street Fighter 30th Anniversary Collection já está disponível para Xbox One, PS4, Nintendo Switch e PC.

Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Capcom.