Spider-Man – Review

8P8FOVZ

*Este review foi realizado com uma cópia de varejo disponibilizada pela Playstation

Há tempos o público aclamava por um game grandioso da Marvel para a geração atual de consoles, a Marvel tem focado bastante nos jogos mobiles e ficou o questionamento “Quando a Marvel vai fazer um game no nível da série Batman Arkham?” Então anunciado na e3 de 2016 a Marvel se juntou a Insomniac Games para fazer o melhor jogo da Marvel até agora.

Um Spider mais experiente que nunca 

Começar um jogo do Spider-Man sem contar sua origem, é algo muito significativo para mim, há diversos filmes e jogos que já contam essa historia, e garanto que ela não fez falta para o enredo do game. Peter Parker já atua como Spider-Man a 8 anos, e já viveu altos e baixos em sua carreira de super herói, já havia prendido grande parte de todos os seus inimigos mais icônicos dos quadrinhos e sua vida profissional e amorosa também estavam em baixa, tudo normal para a historia de Peter Parker. Spider-Man tem um universo muito vasto e a Insomniac soube aproveitar de uma forma maravilhosa, onde um Spider com 8 anos de estrada descobre que tem muito o que aprender ainda. Ele já é adulto e mora sozinho, mas não em situação que gostaria, contas para pagar e um emprego medíocre marcam uma característica do nosso querido Peter.

Sem querer entregar muito sobre o enredo da historia, mas pelos trailers mostrados sabemos que o Mister Negative é um dos vilões da trama, um vilão que acredito eu não foi usado em nenhum jogo ou filme anteriormente pela Marvel, o que fez os mais leigos da HQ  acharem que era um vilão inventado exclusivamente para o game mas já adianto que ele não é o vilão principal do game, temos um vilão bem famoso escondido com maestria pela Insomniac, não fazia ideia que ele estava no game ate jogar. A historia marca diversas surpresas e reviravoltas em toda a campanha, o que deixa o jogador mais empolgado ainda para saber o que vai acontecer

Gameplay

Ao iniciar Spider-Man, eu estava com um sorriso no rosto, algo que achei estranho, nunca fiquei tão feliz ao jogar um jogo antes, talvez por ser o jogo do herói favorito de muitos e por ser da Marvel, mas toda a sensação e profundidade que a Insomniac Games consegue trazer para Spider-Man é algo incrivelmente absurdo, cada movimento ao balançar na teia é vivo, te faz sentir como o Spider-Man de verdade, Nova York nunca esteve tão viva.

A Insomniac foi além com Spider-Man e ainda colocou outros 2 personagens jogáveis : Mary Jane e Miles Morales. Incluir a Mary Jane na historia é muito importante, mas ela não é apenas como uma donzela em perigo. Nesse universo do Spider-Man a Mary Jane é uma Jornalista famosa e sempre está investigando o crime e ajudando o Peter de alguma forma. Mary Jane e Miles proporcionam um gameplay mais stealth onde você não pode ser visto pelo inimigo.

Um ponto fortíssimo é o combate intenso que foi entregue pela Insomniac, requer agilidade, principalmente em missões de rua. Com uma jogabilidade bastante fluida você pode derrotar seus inimigos da sua maneira, você pode alertar todos e sair na porrada, ou simplesmente ir de forma mais discreta e silenciosa. A cidade não para nunca, sempre tem criminosos para deter, é uma das coisas mais divertidas de fazer, tem até uma variação interessante de crimes para resolver mas é algo que pode ficar repetitivo de acordo com as horas jogadas.

Problemas? 

Infelizmente achei que a luta com os vilões são bastante simples, independente da dificuldade jogada, basta decorar os movimentos dele, esperar ele “cansar” e atacar no momento certo, também não teve tantas cenas épicas igual da perseguição do helicóptero do Mister Negative, trecho apresentado na E3. Acredito que cada vilão merecia uma luta bem épica, mas aposto que a Insomniac quis deixar algo com menos Quick Time Events e mais ação jogável, é algo aceitável. Outro ponto que me incomodou um pouco são as estações de pesquisa do Harry, são completamente chatas e desinteressantes, não acrescenta em nada, vejo como uma forma de interagir com o Harry de algum jeito.

Vale a pena? 

Sem sombra de dúvidas, Spider-Man é um grande lançamento para o PS4, é obrigatório para todos os fãs do herói e da Marvel como um todo, um jogo que mesmo depois de ter terminado a campanha, te faz querer voltar e fazer tudo que tiver ali disponível e desejar ainda mais conteúdo para o jogo. Estou empolgado para ver a qualidade das DLC’s que o jogo vai lançar.