SIFU – Review

Sifu

O review de Sifu foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Sloclap

Sifu, novo jogo da desenvolvedora independente Sloclap, acabou de chegar e aqui fica a pergunta, quanto tempo você vai levar para aprender a jogar?

Homenagem aos filmes de artes-marciais

A trama de Sifu começa de forma misteriosa. Controlamos um homem invadindo um templo e lutando contra todos que estão lá, mas já nos primeiros minutos entendemos que se tratará de uma boa história de vingança, com seu desenvolvimento baseado nos filmes de artes maciais orientais.

Após o protagonista, ainda criança, assistir seu pai sendo morto por um grupo de assassinos, ele decide treinar e se preparar para matar cada um dos membros daquela gangue, contando apenas com seus conhecimentos de artes marciais e um misterioso pingente dado pelo seu pai antes de morrer.

Mais alguém pegou a referência a Oldboy? Só faltou o martelinho.

A trama de Sifu tem toda uma estética extremamente baseada em filmes orientais, seja pela sua narrativa quanto pela sua fotografia, servindo como uma boa homenagem aos longas do gênero. E mesmo com um enredo mais realista, o título busca brincar em cada fase, trazendo elementos lúdicos para compor os cenários, mas tudo na medida certa, sem deixar nada muito fantasioso.

Simples e Bonito

A melhor maneira de chegar em uma boate.

A beleza gráfiica de Sifu chama aenção em vários momentos. Seus gráficos em um tom de cartoon um tanto realista consegue passar mais dinamismo nos movimentos dos personagens, além de permitir contar sua trama de forma amis lúdica.

Cada cenário é distinto, além de promover belas passagens, seja pela luz de neon refletindo em uma poça de água, ou o por do Sol em um local mais aberto. Tudo muito bem encaixado com sua trilha sonora que vai de músicas masi calmas e meditativas até um pop mais eletrônico de acordo com o mapa que estamos.

Mesmo sem tantos detalhes, Sifu faz um show visualmente falando.

Aprenda o Kung Fu

Quanto tempo você vai levar para aprender o Kung Fu de Sifu? Bem, saiba que não será uma tarefa fácil, muito pelo contrário. O jogo te ensina o básico no tutorial, de resto você deverá ir descobrindo e não será fácil. Não sei se a Slocap buscou criar um Souls Like de Kung Fu, ou algo do tipo, porque aqui a dificuldade é extrema a ponto de poder irritar quem está jogando, pois faz parecer que não estamos aprendendo nada e assim ficamos presos no mesmo boss por horas.

Temos um botão para ataque rápido, forte, defesa, esquiva e uso de habilidades, são combinações simples, entretanto, tudo tem que ser feito em um certo nível de precisão que beira a perfeição, caso o contrário você será penalizado com uma série de golpes dos inimigos ao seu redor.

A defesa tem que ser usada com cuidado, pois ela tem uma barra que é enchida a cada golpe tomado, quando ela chega ao limite sua defesa quebra e você vai sofrer bastante dano. A esquiva é o mais importante, e vai demorar até você pegar o jeito, pois deve aprender a ver de onde vem o ataque de seu inimigo para poder realizar o movimento com maestria.

Falando assim, parece que é fácil, afinal de contas muitos jogos fazem isso, seja em títulos de luta ou em outros que pegaram a fórmula de combate da série do Batman Arkham. Porém, Sifu vai exigir muito mais técnica do que em qualquer outro jogo que você já jogou.

Ou você aprende e domina os controles, ou você … sifu (eu estava tentando resistir até agora).

Morra Para Evoluir

Isso mesmo que está no título. O jogo apresenta um esquema de evolução de personagem um tanto diferente e confuso no início. Quando morremos, avançamos alguns poucos anos de vida do protagonista, ou seja, ele volta a vida no mesmo momento e local em que morreu, mas alguns anos mais velho, entretanto, antes de voltar, podemos evoluir nosso personagem escolhendo combos, ou novos golpes,  para serem compradas.

Sobre a idade do personagem, é bem engraçado ver ele envelhencendo a cada década que se passa, enquanto os inimigos continuam jovens. É quase como se o jogo fizesse uma crítica ao estresse que é levar uma vida vingativa. Brincadeira, não tem nada a ver com isso, vamos voltar a análise.

Você verá bastante essa tela.

Os combos são comprados através de pontos de experiência que ganhamos após lutar contra os inimigos, quanto menos dano você tomar e quanto maior for o seu combo, maior será sua experiência recebida além de ganhar pontos.

Vale lembrar que não é só morrendo que podemos evoluir o personagem. Em alguns locais específicos encontramos pequenos tótens que podem ser usados uma única vez para evoluir o personagem, aqui também vamos poder comprar os tais combos, mas é só nesse toten que vamos comprar habilidades específicas, e tudo aqui é limitado, por isso deve ser escolhido com sabedoria, de acordo com sua tática de combate.

Quando morremos em um combate normal, nossas habilidades e combos ainda são mantidas. Entretanto, quando morremos de forma definitiva toda sua progressão é perdida, exceto pelos combos que foram comprados permanentemente (e esses são 4 ou  5 vezes mais caros).

Como dito acima, é um tanto confuso de início, mas você vai morrer tanto que vai aprendere vai até farmar para comprar combos permanenemente.

Um Bastão de “Dois Gumes”

Tamanha dificuldade já é apresentada no início da campanha, o que pode desestimular alguns jogadores.

O combate não é tão intuitivo, uma hora parece que você dominou os movientos outra hora parece que não. Bater nos capangas que encontramos nos cenários é divertido, e nos sentimos realmente como o mestre do Kung Fu, porém quando chegamos a enfrentar os chefões ou até mesmo alguns capangas específicos (que são mais fortes que os normais) tudo se torna extremamanete difícil!

No meu caso, abandonei o jogo várias vezes, pois sentia que não conseguia evoluir com o passar do tempo, já que sempre ficava preso em alguma parte específica por um longo tempo. Mas jovem, quando eu vencia o chefão, o nível de felicidade era como vencer os chefes de Dark Souls!

O cgefão te desdenhando porque ele sabe que vai te vencer.

Quando morremos em definitivo, vamos recomeçar a fase, mas mantemos chaves e itens que foram encontradas antes da nossa morte. Assim, podemos pegar atalhos para chegar aos chefões mais rápido, além de explorar outros cantos do mapa que não foram visitados. Uma exploração simples, mas interessante como um fator replay.

Considerações Finais

Sifu traz a mais pura e desafiadora arte marcial em sua jogabilidade, trazendo ao mesmo tempo frustração mas também um sentimento de recompensa quando dominamos a sua jogabilidade. Sua campanha e fotografia é um prato cheio para quem curte filmes de artes marciais e com certeza vão encontrar várias referências a eles. No final, recomendo o jogo para quem curte jogos de luta e um bom desafio.

Distribuidora: Sloclap
Desenvolvedor:
  Sloclap
Gênero: Ação, luta
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5 e PC
Data de lançamento inicial: 8 de fevereiro de 2022

Para ler mais reviews clique aqui.