Shenmue 3 – Review

gSQovV8KHhzbh5ZRSeB7Zm

*A análise de Shenmue 3 foi feita com uma cópia do jogo para PS4, cedida pela Deep Silver. 

Shenmue é uma franquia relativamente conhecida e amada pelos fãs mais antigos de vídeo games, afinal de contas seu último jogo (antes desse terceiro) foi lançado em 2001, para Dreamcast e Xbox, e deixou um final aberto que muitos fãs se perguntavam o que iria acontecer, já que a história de Shenmue era um dos pontos altos.

Além da história, Shenmue 1, lançado em 1999, era um dos primeiros jogos a trazer o conceito de “mundinho”, Ryo, o protagonista da série, podia interagir com todos os NPCs, trazendo várias linhas de diálogos; trabalhávamos em forma de mini-games para ganhar dinheiro e assim conseguir ir avançando na história; sem mencionar o seu combate, já que a história principal envolve o mundo das artes-marciais e um tanto de misticismo.

Particularmente não joguei os dois primeiros Shenmue, mas após fazer uma pesquisa para esse terceiro jogo eu reconheci o valor desse título e passei a entender sua importância para o mundo dos jogos e porquê os fãs aguardavam pela sequência há anos. Entretanto, como um novo jogador dentro dessa série, Shenmue 3 é um tanto decepcionante em vários sentidos.

Fora do Tempo

O que são essas crianças?

Assim que começamos a jogar Shenmue 3 já percebemos algo estranho, e nem falo do estilo de design para sua HUD, menu e tela de opções, isso deixa o jogo um tanto vintage e nostálgico para os fãs antigos, mas falo da movimentação. Ryo, o tal protagonista, parece um boneco pesado quando anda em espaços pequenos. Mas calma, isso é o de menos, para interagir com um objeto devemos alterar a câmera para primeira pessoa e assim visualizar o item que pode ser interagido, e tudo isso é um processo que deveria ser rápido, mas em Shenmue 3 leva bastante tempo; existe um momento no primeiro mapa devemos abrir todas as gavetas de um determinado cômodo do templo, e isso se torna maçante para os padrões de hoje.

A exploração também não é um ponto muito forte, já que muitas vezes os devemos perguntar para os NPCs para onde devemos ir, isso busca trazer mais realismo para a jogabilidade afinal estamos em um vilarejo que não conhecemos, entretanto, Ryo guarda um mapa do vilarejo em seu caderno de anotação, não custava nada marcar nele o ponto para onde deveríamos seguir.

Como dito acima, para saber o caminho de uma missão nós devemos sair perguntando para os NPCs, como se tal tarefa repetitiva e cansativa já não fosse entediante, ela é recheada com uma cereja de merda graças a dublagem em inglês dos personagens, principalmente Ryo, o robô ambulante, todas as falas são sem emoção, e trazem diálogos repetitivos.

Que soninho

Indo descansar na sombra de uma árvore

Durante as primeiras horas de jogo você vai passar maior parte do tempo conversando e resolvendo mistérios (mas nada muito difícil ou complexo), e toda essa tarefa enfadonha acompanhada de uma péssima dublagem, deixa o jogo cansativo.

Para subir nesse trem desgovernado rumo ao chiqueiro, temos a trilha sonora, na verdade ela sobe nesse trem por acidente, pois a trilha sonora é competente, mas as melodias calmas que remetem ao oriente junto com todo aquele problema de só andar, acaba deixando qualquer um com sono.

Quando a conversa não resolve…

Nunca subestime um idoso que sabe lutar@

Shenmue 1 e 2 tinha uma jogabilidade de luta bastante competente e inventiva para a época, já esse terceiro não traz muitas novidades, mas consegue destacar positivamente no meio de tantos pontos negativos.

As lutas se resumem em decorar sequências de combos, ou selecioná-los e usa-los no apertar de um botão. Para se tornar mais forte fazemos treinamentos com alguns NPCs e compramos livros com novas técnicas de combate e as evoluímos.

Para comprar esses livros, ou qualquer outro item vamos precisar trabalhar, e assim como os antigos jogos da série, o trabalho se resume em mini-games rápidos e dinâmicos, onde ao termina-los recebemos um salário com base em nosso desempenho.

Uma história sem fim

Sem tempo, irmão!

Shenmue 3 poderia simplesmente dar aos seus fãs um encerramento digno para essa história que já dura mais de 20 anos, entretanto esse terceiro capítulo é tão longo e arrastado quanto seus sucessores e aqui a situação piora devido a jogabilidade extremamente datada.

Quando chegamos aos seu final percebemos que o jogo está longe de ter sua história finalizada e dificilmente saberemos se realmente terá um fim depois desse fraco terceiro título.

Considerações Finais

Como esse idoso estava segurando a jarra?

Após anos de espera Shenmue 3 chegou, mas extremamente datado. Sua jogabilidade defasada mostra que seu criador e equipe de desenvolvimento ainda vivem no início dos anos 2000, o que é uma pena vindo de uma franquia que contribuiu tanto para o mundo dos vídeos games. Para completar, é cansativo acompanhar o desenvolvimento da história já que esta está rodeada por tarefas tediosas e uma péssima dublagem.

Desenvolvedor: YS Net
Gênero: Aventura, drama e luta
Disponível para: PlayStation 4 e PC
Data de lançamento inicial: 19 de novembro de 2019

Clique aqui para ler mais críticas e reviews!