Shadow of the Tomb Raider – Review

Desenvolvido pela Crystal Dynamics e a Eidos Montréal com distribuição da Square Enix, Shadow of the Tomb Raider chega com nossa querida exploradora de tumbas Lara Croft, mais experiente e mais brutal que nunca.

A jornada de Lara

A Trindade já vem tirando o sono da nossa heroína a muito tempo e em Shado of the Tomb Raider não é diferente. Lara ainda assombrada pela perda de sua família, a jornada leva outra civilização perdida na América do Sul, onde ela encontra um grupo isolado de nativos que estão no meio de uma guerra civil e precisa impedir que o Apocalipse Maia venha. Em Shadow of the Tomb Raider temos uma narrativa mais tensa, onde Lara está focada demais em achar artefatos que começa a ser questionada pelas pessoas ao seu redor e quantas pessoas morrerão nesse caminho sombrio. Mas nem sempre é bem aproveitado, eu não consegui me importar ou criar laço com nenhum personagem além da Lara, nem o fiel amigo Jonah que está presente dês do Tomb Raider 2013 me fez criar algum tipo de apreciação por ele, gostava de jogar principalmente quando ele não estava perto.

Em Shadow of the Tomb Raider, temos uma Lara muito mais experiente e habituada com a vida de exploração, ela será levada a floresta mais densa e sombria da serie, juntamente com o design de som, a exploração do submundo deste jogo é assustador às vezes. Crânios decaídos, espinhos, ruínas e rosnados aleatórios no escuro e ao redor caraterizam bem como é estar a merce de uma floresta e cavernas não visitadas a anos.

 

Combates de tirar o folego 

Para mim o ponto alto de Shadow of the Tomb Raider é sua selva e o combate nela, todos os combates seja contra soldados ou animais ganham força com a ambientação rica em detalhes e cheias de segredos, fiquei mais satisfeito na salva matando os inimigos do que caçando tumbas, não sei dizer se isso é bom ou ruim, mas pude me divertir com as eliminações furtivas usando a vegetação, arvores e a água para as eliminações. Ao contraio dos seus antecessores é possível você despistar os inimigos apos ser localizado e ficar em modo furtivo novamente, é uma pequena mudança mas muito bem vinda para a série. Lara agora é capaz de se adaptar ao ambiente escuro se sujando de lama e se camuflando pelas vegetações e pelo mapa.

A inteligencia artificial dos inimigos também teve melhoras em relação ao anteriores, os soldados agora se comunicam mais e sentem falta caso o seu colega desapreça na mata, ou caso localizam um corpo já entram em alerta total e mudam toda sua trajetória pelo mapa obrigando a você mudar sua estratégia.

 

Exploração debaixo d’água

Uma novidade que na minha opinião demorou de ser implementada na serie foi a exploração na água, os desenvolvedores chamam de “ambientes subaquáticos de 360 ​​graus” esses ambientes fornecem uma imersão maior no jogo, junto com um pouco de desespero, onde Lara entra em lugares totalmente submersos por água e muito apertados, apenas com alguns pequenos pontos de respiração. E agora é o método comum de alcançar áreas desconhecidas. A viagem subaquática envolve novos perigos e descobertas, as ruínas que você encontra abaixo da superfície são cativantes e despertam a curiosidade para saber aonde aquele caminho vai levar.

Paititi 

Croft viaja mais fundo na selva e descobre uma pequena cidade chamada Paititi, que está cheia de pessoas com seus próprios problemas e possibilidades. Diversos NPCs, missões secundarias, colecionáveis ​​e muito mais estão em Paititi, o maior HUB já criado para a série Tomb Raider, as pessoas são a característica de destaque de Paititi e você extrairá muitos segredos deles. Os NPCs revelam locais de tesouros, locais de caça e oferecem recompensas únicas por trabalhos de todas as dificuldades. Eles são alguns materiais de coleta de pedidos, mas são interessantes na maior parte. Realize muitas missões secundárias seguidas e o jogo começa a parecer lento.

Devo comprar ?

Shadow of the Tomb Raider se torna o melhor jogo da franquia, aprendeu com erros de Rise e se atualizou com muitas novidades que foram significativas para a serie, exploração de baixo da água, uma grande cidade cheia de vida e uma Lara Croft mais experiente, vale cada segundo dessa sequencia de respeito.

Shadow of the Tomb Raider tem seu lançamento marcado para dia 14 de setembro nas versão de PS4, XBOX ONE e PC.

*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Square Enix