Sekiro: Shadows Die Twice – Review

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*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Activision.

Sekiro: Shadows Die Twice acontece no Japão durante o período Sengoku. Através de uma sequência clássica de introdução, conhecemos o protagonista conhecido como Lobo e um jovem lorde. Um soldado chamado Owl basicamente sequestra o jovem lorde no rescaldo de uma batalha sangrenta. Com o tempo, o Lobo treina como um shinobi e, eventualmente, encarregado de proteger o jovem Lorde Kuro. O mestre do Lobo é o “Herdeiro Divino”, e seu sangue contém propriedades misteriosas que podem trazer os mortos de volta à vida. Quando o jogo começa, o clã Ashina sequestra Kuro, desejando usá-lo para algum propósito desconhecido.

Como o protetor de Kuro, Lobo deve recupera-lo por qualquer meio necessário. É uma jogada diferente da From Software, colocar um personagem já estabelecidos em um jogo, mas vale a pena. Sekiro: Shadows Die Twice estabelece um contexto narrativo firme sobre quem somos, o que queremos e por que queremos. 

Em japonês, “Sekiro” significa lobo armado. Ele recebe esse nome logo apos perder a mão em combate, tentando proteger o jovem lorde, seu mestre. o Lobo é nutrido de volta à saúde pelo Escultor, um homem que em seu tempo livre esculpe estátuas do Buda e rumina sobre o passado. O escultor equipa o Lobo com um braço protético que pode ser equipado com armas diferentes.

Existem três pilares centrais no coração de Sekiro : combate, furtividade e exploração. Cada um desses pilares complementa os outros, e negligenciar um deles provavelmente levará a obstáculos para os jogadores. A exploração funciona de maneira semelhante aos outros títulos da From Software. Os ídolos do escultor estão por toda terra de Ashina. Estes são pontos de verificação que restauram a saúde e o item de cura, quando o Lobo repousa neles.

Minhas primeiras dez horas com “Sekiro” me lembraram das minhas primeiras dez horas com “Demon’s Souls”. Em “Sekiro”, desviar é quase tudo. A barra de resistência familiar que aparece no canto superior esquerdo da tela nos jogos “Souls” foi substituída por uma barra de postura que se encaixa na parte inferior. Lutar em “Sekiro” é focado em quebrar a postura de um inimigo, atacando a cada oportunidade e desviando seus ataques.

Para repelir um ataque, você precisa tocar no botão de bloqueio antes de um inimigo acertar um ataque. Simplesmente bloquear um ataque pressionando o botão de bloqueio pode resultar em danos rápidos na postura, deixando um deles cada vez mais vulnerável. A velocidade em que você deve alternar entre atacar e desviar dá ao jogo um ritmo muito diferente dos jogos Souls ou “Bloodborne”. “Sekiro” parece mais exigente para mim do que os outros jogos de Miyazaki.

Sekiro: Shadows Die Twice possui um intenso sistema de combate, enfatizando a proximidade e a agressividade. Cada inimigo tem duas principais barras de recursos: saúde e postura. Eventualmente, seu objetivo é reduzir a saúde (ou “vitalidade”) do seu inimigo. Para conseguir isso, você deve gradualmente desgastar a barra de postura, atacando e parando. Depois de esgotar a barra de postura, você abrirá seu inimigo para um ataque de Golpe Mortal, um impulso super-poderoso que se assemelha aos ataques viscerais de Bloodborne . 

Furtividade é incrivelmente importante, e Sekiro constantemente cria oportunidades para esgueirar inimigos passados ​​ou desaparecer uma vez que Lobo se torne furtivo. Em toda Ashina, você verá grama alta, estruturas enormes para se esconder atrás e pontos de agarrar, dos quaisLobo pode inspecionar essas áreas e planejar métodos de ataque. Um estilo de ataque furtivo acabara imediatamente a maioria dos inimigos e derrubará uma barra de saúde inteira dos minibosses. 

Sekiro é simplesmente incrível. Seus temas permeiam seu Japão feudal de uma maneira convincente e, na maior parte, a jogabilidade é profundamente satisfatória. Há coisas que ele poderia fazer melhor, particularmente evitar a repetição, algumas questões à parte, o fluxo geral e a cadência de Sekiro são ótimos. O mundo do jogo tem aquela estrutura familiar e interligada da From Software, mas parece mais aberta e menos opressiva. Os chefes são durões, mas você é muito bem recompensado por derrotá-los.  Com grandes áreas novas para explorar ou uma atualização útil para suas habilidades.