Review: Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands – Narco Road (DLC)

grw17 nacroroad slide 2

O third-person shooter mais ambicioso já lançado pela Ubisoft recebeu um novo capítulo a ser explorado com a sua primeira expansão, Narco Road, que foi lançada no dia 25 de abril. O game em si já oferece uma quantidade impressionante de conteúdo, tendo o maior mapa já feito em um jogo de tiro em terceira pessoa e garantindo mais de 50 horas de gameplay para aqueles que procurarem derrubar cada ponta solta do cartel Santa Blanca, esse que dominou a Bolívia por completo e a criminalidade jaz em cada esquina, tendo como líder o traficante mais temido da América Latina, El Sueño.

Narco Road traz uma pequena campanha totalmente desvinculada com o jogo principal, se passando após os eventos do game, onde supostamente assumiremos um novo Ghost em quatro novas áreas da Bolívia. Nosso objetivo seria se infiltrar em cada facção criminosa que assumiu o comando do tráfico após a queda do Santa Blanca e encontrarmos informações a respeito do novo chefão da área, um homem chamado de El Invisible, que possui esse apelido justamente por sua identidade ser desconhecida e o mesmo ser impossível de ser rastreado.

A DLC não chega a decepcionar se tratando de conteúdo, adicionando uma série de missões novas, tanto principais como secundárias, e também acrescentando todo um novo catálogo de veículos e armas, mas também não é tudo tão novo quanto aparenta ser. O principal diferencial visualmente falando é que agora estaremos enfrentando bandidos completamente egocêntricos, narcisistas e fanáticos, que fazem questão de serem notados o tempo inteiro, e por conta disso todos os carros da expansão são exageradamente coloridos e envenenados, adicionando uma nova função no volante que seria a de ativar um nitro durante as corridas.

Além disso foi adicionado uma série de Monster Trucks ao jogo, esses que não só lhe serão úteis em conflitos por serem extremamente blindados e funcionarem como uma espécie de tanque, passando por cima de qualquer outro carro que você ver pela frente, mas também na hora de encarar o terreno do mapa que é muito montanhoso e desnivelado, contendo pedras por todo lado; agora você pode simplesmente ignorar tudo isso e passar por cima de cada elemento que antes te atrapalhava na hora de cortar caminho.

Todos esses carros brilhantes e “tunados” que dão um visual meio Velozes e Furiosos ou Need for Speed Underground para o jogo são uma adição muito bem-vinda e conseguem dar um diferencial da DLC para o jogo base, mas nem tudo são rosas. Muitos elementos dessa expansão como armas e até mesmo as missões foram apenas copiados e colados do jogo original, e algumas funções foram até removidas, o que não faz o menor sentido.

Primeiro, o fato de termos que criar um novo Ghost é meio decepcionante, pois a história seria muito mais imersiva se pudéssemos usar o nosso personagem do jogo base. Isso nem chega a fazer tanto sentido considerando que a voz do nosso personagem nessa DLC é a mesma do jogo base, ou seja, aparentemente estamos jogando com o mesmo personagem, mas você vai ter que customizar a aparência dele do zero. Seu Ghost já começa no level 20 e com uma árvore de skills quase toda completa, restando apenas algumas habilidades que devemos investir para liberar as skills de mestre. É possível evoluir até o nível 30 nessa DLC, e a forma de se upar habilidades permanece a mesma: é necessário ter skill points e os recursos necessários para a respectiva skill.

As armas são as mesmas do jogo base com algumas mudanças nos nomes e nas cores, não existe um arsenal exclusivo para tal expansão, o que é bem estranho. As missões basicamente se consistem em você fazendo trabalhos sujos para os criminosos que dominam cada província para assim ganhar a confiança deles e depois captura-los. Estranho mesmo é ver seu personagem lutando ao lado de bandidos e até mesmo do Santa Blanca, que é seu aliado nessa expansão e sempre aparecerá pra te ajudar nos tiroteios, pois acredite se quiser, eles fazem o papel dos seus companheiros BOTs do jogo principal. De longe, a pior mudança foi terem removido o seu esquadrão de BOTs, pois eles não só eram uma excelente ajuda nos combates  mas também geravam diálogos aleatórios muito divertidos de se ouvir, o que passava todo um realismo pros acontecimentos do jogo. Em Narco Road, o único jeito de contar com um esquadrão ao seu lado é jogando online com outras pessoas, caso você seja um jogador solitário, terá que encarar toda essa DLC sozinho.

Narco Road ainda conta com quatro novos tipos de sidequests, onde você será obrigado a fazer algumas para conseguir seguidores suficientes para chegar até o chefão da província, e mais uma série de desafios de veículos aéreos e terrestres que dão toda uma utilidade para a cereja do bolo nessa expansão: os carros rápidos e berrantes. É bem legal experimentar todas essas missões novas, porém o fator replay de cada uma delas é baixíssimo, pois em quase todas você terá que lutar contra o tempo para completa-las, e como esse tempo quase sempre é extremamente curto, o fator frustrante predomina.

Infelizmente, até mesmo as províncias foram reaproveitadas do jogo base, onde em todas as missões você ficará com aquela leve sensação de “eu já passei por aqui antes”, ainda mais caso você já tenha finalizado a campanha antes de partir para essa DLC. A parte boa de tudo isso é que você tem apenas 5 missões de cada líder para ser feita, totalizando aproximadamente 20 missões principais, e já contando com algumas sidequests que você será obrigado a fazer, é possível finalizar essa expansão bem rápido caso você foque apenas nas missões da história.

Narco Road poderia ter sido muito melhor, mas parece que a atenção foi dada completamente para os carros e a velocidade e o resto foi apenas reaproveitado do jogo base para dar um contexto para toda aquela ostentação. Além de pouco conteúdo realmente novo, ela ainda sofre do fator repetitivo que também assola a campanha do game, e isso pode desanimar um pouco os detentores do Season Pass do jogo.

Resta torcermos para que a Ubisoft acerte em cheio na próxima expansão, Fallen Ghosts, que será lançada no dia 30 de maio.