Review: Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands – Fallen Ghosts (DLC)

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[review_summary rating_label=”8.0″ positives=”Opção de jogar offline com 3 BOTs
Armas novas
Novas skills
Mapas diferentes” negatives=”Muitos bugs
Vilões pouco carismáticos”][rating title=”História” value=”6.5″]
[rating title=”Jogabilidade” value=”8.5″]
[rating title=”Gráficos” value=”10.0″]
[rating title=”Trilha Sonora” value=”6.0″]
[rating title=”Dublagem” value=”7.5″]
[rating title=”Conteúdo Adicional” value=”8.0″][/review_summary]

A expansão Fallen Ghosts chegou nesta última terça-feira (6 de junho) ao Tom Clancy’s Ghost Recon: Wildlands, novo shooter de mundo aberto da Ubisoft, onde os detentores do Season Pass do jogo puderam desfrutar desse novo conteúdo com uma semana de antecedência, desde o dia 30 de maio.

Após muitas críticas negativas à primeira DLC lançada, Narco Road, cujo review você pode conferir aqui, a Ubisoft resolveu deixar de lado os carros coloridos e toda a ostentação dessa expansão e trouxeram de volta toda a atmosfera militar do jogo base. Fallen Ghosts consegue ser uma DLC muito superior à anterior por não só trazer uma quantidade aceitável de conteúdo novo como também por expandir consideravelmente a nossa experiência no combate tático-militar que tanto gostamos desse game.

A expansão se passa logo após os eventos do jogo principal, onde o Cartel Santa Blanca foi destronado e a Bolívia pôde respirar aliviada novamente… mas não por muito tempo. Agora o país é aterrorizado pelo grupo de mercenários Los Extranjeros, que foram contratados pela força militar da Bolívia, La Unidad, para tomar conta do país agora que o intocável El Sueño não se encontra mais no poder. Com isso os Ghosts foram enviados novamente para a América Latina para enfrentar a Unidad e Los Extranjeros e trazer a paz uma vez mais para esse país afundado no crime e na corrupção.

O primeiro ponto muito positivo de Fallen Ghosts é o fato de podermos jogar ao lado do nosso esquadrão novamente, o que não era possível em Narco Road. Podemos jogar a DLC inteira ao lado de 3 amigos em coop online ou acompanhados de 3 BOTs, como de costume na campanha principal. Assim como na expansão anterior, temos de enfrentar três chefões de províncias até chegarmos no cabeça da operação, mas ao contrário de antes, as três províncias dessa DLC foram criadas unicamente para ela e apesar de ter um lugar ou outro semelhante ao mapa original do jogo, não teremos aquela sensação de “dejá vu” como em Narco Road.

Adentraremos províncias repletas de selvas e pântanos, ecossistemas já presentes no jogo base mas não do mesmo jeito como é retratado aqui, além de que em Fallen Ghosts chove quase o tempo inteiro, acentuando o nível de detalhes desses mapas onde nosso personagem e o veículo em que estamos se suja de lama constantemente. Felizmente dessa vez adicionaram algumas armas exclusivas dessa DLC, onde o destaque ficaria nas Bestas, nos permitindo atirar dardos comuns ou explosivos de um modo muito silencioso e mortal.

Parece que dessa vez o ctrl+C ctrl+V foi deixado de lado até nas missões, onde muitas delas são diferentes do que já vimos, incluindo as sidequests que apesar de serem parecidas com as que já temos na campanha principal, não são exatamente a mesma coisa. Apesar das missões da história não saírem muito daquela fórmula onde o jogador decide como tudo vai se desenrolar (tiroteio intenso ou stealth), o fato da expansão apresentar um novo catálogo de inimigos deixou tudo com uma variedade maior do que podíamos esperar.

Los Extranjeros são um grupo muito mais treinado e melhores equipados do que o Santa Blanca, então nos depararemos o tempo inteiro com soldados blindados que só podem ser mortos com tiros na cabeça e com um tipo muito mais perigoso de inimigo: os soldados de Operações Secretas. Esses ficam camuflados no meio da mata e usam Bestas como arma, te matando com apenas 2 tiros e ficando invisíveis aos seus olhos; o único jeito de localizá-los seria com visão térmica, então dessa vez você terá uma ameaça invisível para enfrentar.

Para fechar o pacote de novidades, já iniciamos a expansão no level 30 e podemos evoluir até o 35, onde todas as habilidades já estão desbloqueadas desde o início e ainda contaremos com uma nova árvore de skills exclusiva dessa DLC, com habilidades totalmente únicas. O único problema grave que tal expansão traz consigo é o seu número infindável de bugs que prejudicam sua experiência no jogo, dentre os mais leves apenas uma dessincronização no áudio das cutscenes (que incomoda bastante) e nos mais graves alguns bugs que impedem a missão de ser concluída, te obrigando a reiniciar o jogo do último save.

Outro pequeno detalhe que poderia ter sido melhor trabalhado é o carisma e a personalidade dos vilões dessa DLC. Todos eles são apenas soldados genéricos que mal tem alguma fala, chegando apenas a trocar algumas ofensas com seu Ghost pelo rádio e se tornando completamente esquecíveis, incluindo o chefe final. Devemos admitir que até mesmo os vilões da Narco Road tem muito mais carisma que eles, e é algo que poderia ter sido facilmente resolvido considerando que a Ubisoft criou uma personalidade e um background para cada líder de província que enfrentamos no jogo base, então por que esses quatro foram deixados de lado nesse quesito?

Fallen Ghosts é uma boa adição de conteúdo para Wildlands, e para aqueles que estão procurando expandir sua experiência no jogo ao lado dos amigos, é uma DLC recomendada. A expansão está custando R$45,90 para PS4, R$39,00 para Xbox One e R$29,99 para PC.