Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão – Review

Ratchet Clank Em uma Outra Dimensao

*Este review foi realizado com uma cópia gratuita disponibilizada pela PlayStation

Ratchet e Clank tiveram uma longa trajetória nos consoles da Sony e é muito legal ver até onde essa dupla chegou. Acompanho a série desde o PlayStation 2 e, ainda que a franquia nunca tenha apresentado nada muito diferente do que já estamos vendo há quase 20 anos, é sempre bom acompanhar novas aventuras desses personagens que esbanjam carisma.

O reboot do PS4 já foi impressionante o bastante em sua época e provou que a Insomniac ainda tinha muito a oferecer dentro daquele universo. Desde o primeiro anúncio, Rift Apart (Em Outra Dimensão em português) prometia ser a entrada mais ambiciosa da série, não só por ser o primeiro exclusivo do PS5 que explora adequadamente os recursos da nova geração, mas também porque aquela velha fórmula intacta finalmente trouxe novidades!

Esse é o jogo definitivo para quem quer conhecer a série pela primeira vez e para muitos outros recuperarem seu interesse pelas aventuras deste simpático Lombax e seu fiel companheiro.

Explorando o multiverso

Vamos ser francos que, nos últimos anos, a temática de multiverso já caiu na graça do povo. Hoje em dia o que não falta são histórias que exploram infinitas realidades e possibilidades, afinal é a forma mais fácil de se criar variações de algo que já está batido. Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão bebe dessa fonte e muito bem, diga-se de passagem. Não tem nada que case melhor com aventuras intergalácticas do que viagens interdimensionais, mas temos que levantar as mãos pro céu e agradecer o fato da Insomniac ter lançado este jogo só agora, porque não tinha como ser tão bom nas outras gerações!

Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão é uma continuação direta do reboot de 2016 e novamente temos a dupla de heróis enfrentando seu arqui-inimigo, Dr. Nefarious. Após roubar uma arma capaz de criar portais para outras dimensões, Nefarious coloca em ação seu plano maligno de conquistar o multiverso e é claro que cabe somente a Ratchet e Clank salvar o universo uma vez mais… ou não! Sem considerar a parte técnica, a maior e melhor mudança deste jogo é a adição de novas protagonistas, Rivet e Kit, uma versão feminina da dupla, só que de outra dimensão.

Durante a campanha vamos alternando entre as duas duplas, onde tanto Ratchet quanto Rivet possuem seus respectivos planetas (e só podem ser controlados neles). Se tratando de mecânicas, na prática não muda nada e ambos os personagens são idênticos, compartilhando os mesmos movimentos e armas. A mudança é só estética mesmo, mas assumo que Rivet me ganhou fácil e por mim eu jogaria o jogo inteiro só com ela. Nada contra o Ratchet, mas não dá para negar que ela é bem mais descolada.

A campanha dura em média 10 horas e quem já jogou qualquer outro título da franquia sabe muito bem como funciona. Ao todo são nove planetas para explorar, a maioria com progressão linear, mas alguns contam com mapas bem maiores e livres para serem vasculhados de uma ponta à outra. Conheceremos novas raças e enfrentaremos inimigos inéditos, mas sem deixar de lado criaturas já conhecidas da série, afinal os universos estão em colapso, então está tudo misturado!

Bem-vindo à nova geração

Se você se impressionou com a beleza do reboot do PS4, você ainda não viu nada. A Insomniac fez um trabalho soberbo em Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão e cada cenário é um deleite para os olhos. O jogo conta com um Modo Gráficos, onde é priorizada toda a qualidade visual em 30fps, e um Modo Performance, sacrificando algumas texturas por mais fluidez com 60fps. A boa notícia é que ambos os modos incluem ray tracing, então até quem priorizar o framerate vai poder usufruir desta tecnologia (que está em todo lugar!). Sinceramente, recomendo jogar no Modo Gráficos, pois os 30fps dão bastante conta do recado e você ainda aproveita o jogo com seu potencial máximo.

É um título divertido e envolvente

Contudo, não são somente os gráficos que impressionam aqui. Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão faz bom uso do SSD do PS5 e os loadings são praticamente inexistentes! Todos os carregamentos acontecem durante as cutscenes, mas na hora da ação não existe espera para nada – nem mesmo quando entramos em alguma fenda que nos coloca em um cenário completamente diferente. É impressionante ver essas mudanças brutas da ambientação de forma instantânea.

Esse combo de gráficos exuberantes com loadings instantâneos é tudo que poderíamos querer em um jogo, o resto é lucro. Outra coisa muito legal é a performance do Dualsense ao longo da jogatina. Os gatilhos adaptativos possuem pressões diferentes para cada arma e chega a ser até melhor do que o feedback das armas de Returnal, que também faz isso muito bem. As vibrações e sons que o controle emite também são incríveis, variando para cada superfície que estamos pisando. Tinha momentos em que eu ficava andando em círculos por um tempinho só para curtir essa imersão.

No quesito mecânicas, Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão não muda nada de seus antecessores e segue sendo mais um Ratchet & Clank de sucesso. O foco do jogo continua no arsenal, que sempre foi o maior atrativo da franquia. Algumas armas clássicas, como o Sheepinator, acabaram sendo deixadas de lado, mas as principais continuam aqui e a variedade é bem satisfatória, então as que foram excluídas não fazem tanta falta.

Uma coisa que sempre me incomodou nos jogos mais antigos da série é como alguns itens eram absurdamente caros. Algumas armas e armaduras ultrapassavam a marca de 1 milhão de parafusos, o que exigia um farm insano para juntar tudo (e desanimava bastante). Agora não existem mais mercadorias com preços insanos e todas as armaduras podem ser adquiridas cumprindo objetivos opcionais em cada planeta, o que é muito mais legal e ainda adiciona mais conteúdo para a campanha.

A performance do jogo está bem estável e em nenhum momento presenciei quedas de fps ou bugs comprometedores. O maior problema que tive foram com crashes, que até o momento estão acontecendo aos montes, mas é algo que tende a ser corrigido nos futuros patches. Por último e não menos importante, não posso deixar de elogiar a dublagem em pt-br, que é facilmente uma das melhores que já vi em um jogo. Todas as vozes casam perfeitamente com os personagens, até mesmo a dos NPCs mais irrelevantes! É incrível poder acompanhar todos os diálogos, inclusive opcionais, com tamanha qualidade. O jogo é recheado de piadinhas e referências, então é ótimo saber que todos poderão usufruir disso.

Ratchet & Clank: Em uma Outra Dimensão é simplesmente a melhor entrada da franquia lançada até aqui. Na prática, o conceito continua sendo o mesmo, mas ele foi melhorado em tudo: gráficos melhores, personagens melhores, jogatina melhor, TUDO melhor! É um título divertido e envolvente tanto para fãs quanto para novatos, sendo facilmente o melhor exclusivo do PS5 até o momento.