Pokémon Sword e Shield DLC – Isle of Armor – Review

Pokemon Sword Shield EP Scrn09012020 1

*Este review foi realizado com uma copia do jogo disponibilizada pela Nintendo.

Em Isle of Armor estamos de volta a Galar nessa empolgante expansão de Pokemon Sword and Shield, na minha cópia, o Sword, eu já tinha sido introduzido ao nosso novo rival no pequeno prequel que foi lançado antes do DLC estar disponível, e tinha capturado um Slowpoke de Galar, mas nesse momento não havia percebido que os rivais eram diferentes conforme a versão do jogo, e eu simplesmente odiei o rival de Sword, talvez fosse essa a intenção, em compensação a rival de Sword é bem mais interessante visualmente, mas colocando essa pequena entrada de lado, ao carregar o DLC e iniciar o jogo você recebe automaticamente um ticket para pegar um trem para a estação de Isle of Armor, e ao chegar é recepcionado por seu rival, que supostamente deveria encaminha-lo para o Dojo, local central da ação na ilha.

A partir desse momento já é possível explorar totalmente a nova área, que é uma grande Wild Area, com duas torres que são inassináveis a principio, alguns cavernas e muitas praias, é possível andar pelo mar com a bicicleta e acessar pequenas ilhas também, existem muitos itens, pokebolas e TMs/TRs espalhados pela região, e logo você encontrará um personagem que vai ativar o mini game dos Diglets, o qual apesar de eu ter escutado muito gente reclamando eu acho ele bem divertido, procurar os Diglets pela ilha me dá mais motivos para explorar todos os cantos.

A ilha em sí não é muito grande, mas o que eu senti mais falta foram Treinadores Pokémons desafiantes, fora o seu rival, e os que estão dentro das torres, não encontrei nenhum pelo mapa, o que me deixou um pouco frustrado.

Durante o desenvolvimento da história, será desbloqueada a opção de desbloquear o modo Gigantamax em Pokémons que originalmente só conseguem se transformar na sua versão Dinamax, e logo de cara você recebe uma Max Soup, que permite fazer isso, eu logo transformei eu Charizard lvl 78 em Gigantamax, e não tenho arrependimentos, hahaha

Mas após isso a situação complica, para fazer a Max Soup é necessário três Max Mushrooms, e eles são difíceis de conseguir, oquê é um pouco frustante, mas também uma habilidade dessas não pode ser tão simples de se adquirir, então acho que realmente é um balanceamento correto do jogo.

Outra parte interessante é que você recebe um novo pokemon starter, No meu caso como eu já tinha recebido o Charmander, tive a opção entre o Squirtle e o Bulbasauro, e esses dois já vem com a capacidade de Gigantamax disponível. Acabei ficando com o Squirtle, que complementava melhor o meu time.

Ao avançar pela história você conhece o mestre Mustard, ele foi um dos mentores de Leon, e está animado para treinar a pessoa que derrotou seu discípulo e campeão da liga, ele é uma especie de mentor e lider de ginásio, propondo desafios e também enfrentando você em diferentes ocasiões, conforme a história procede, ele também é quem lhe dará o novo pokemon lendário, Kubfu, após recebe-lo você precisara treina-lo e aumentar seu nível de amizade, para então poder subir apenas uma das torres, com somente Kubfu ao seu lado, você enfrentará desafios para encontrar no final da torre o ultimo teste, e então Kubfu poderá evoluir para apenas uma das duas formas possíveis.

Kubfu é um pokemon muito carismático e forte, e sua versão evoluída é ainda mais poderosa, e ele ainda pode desbloquear a capacidade de Gigantamax!

Kubfu – O novo lendário de Isle of Armor

Após determinados eventos, será possível desenvolver o Dojo, usando Watts, então economize, pois os upgrades são caros, com eles você consegue desbloquear diferentes lojas dentro do Dojo, dando a opção de trocar seu visual ou cortar o cabelo, entre outros.

A ilha inteira apesar de ficar ao lado de Galar, conforme o mapa, tem uma forte temática oriental, com o Dojo e as torres, e quando você é aceito no Dojo, recebe automaticamente uma roupa característica, e seu cabelo é ajustado, é possível alterar depois, mas é legal, para manter o espirito de equipe!

A ilha também traz a opção de você customizar sua bike, ela tem apenas efeitos estéticos, mas é legal, eu escolhi a vermelha!

Enquanto você está na ilha também é possível andar com o primeiro pokemon do seu plantel do lado de fora da Pokébola, ele te segue e aumenta o nível de amizade, pena que isso não se estende quando retornamos a Galar.

Isle of Armor

Senti falta também de um pequeno vilarejo, ou cidade, onde pudesse ter uma nova loja de roupas, com temáticas orientais, em um determinado momento do DLC você recebe um item que desbloqueia novos itens em Galar,  mas acho que seria muito mais legal fazer isso aqui na própria ilha, com uma pequena tenda de ramem ao lado, quem sabe?

Por fim, o jogo em si não apresenta grandes desafios, com um nível de dificuldade bem baixo, para jogadores experientes, e como eu, que importei todos os meus Pokémons overpowers de versões anteriores através do Pokemon Home, acho que a Game Freak precisa considerar muito trazer níveis ajustados conforme o time para o sistema de batalhas.

Mas a história, os personagens como Kubfu e Mustard e todo o enredo em si são muito divertidos, os mais de 100 novos Pokémons que agora chegam a Pokemon Sword and Shield, e a capacidade de desbloquear o Gigantamax tornam o jogo excelente, fora que finalmente não precisamos comprar uma versão Platinum para ter acesso aos novos conteúdos e Pokémons, como nos jogos de Game Boy e DS, que vinham sempre em trio, tudo isso faz do DLC de Pokemon realmente algo essencial e totalmente valoroso aos fãs da franquia, sendo impossível ficar de fora, e nos deixando ainda mais ansiosos para o The Crown Tundra, que provavelmente trará ainda mais Pokémons para a nossa PokéDex!