Podres de Ricos – Crítica

crazyrich

Podres de Ricos (Crazy Rich Asians no original) é uma comédia baseada no livro homônimo, é dirigida por John M. Chu (Truque de Mestre 2) e que estrela Constance Wu, Henry Golding, Michelle Yeoh e Ken Jeong. O elenco do filme é composto quase que exclusivamente por pessoas de ascendência asiática, contribuindo, assim, para a verossimilhança da obra.

A narrativa acompanha o relacionamento de Rachel Chu (Constance Wu) e Nick Young (Henry Golding), sendo ela uma professora de economia da Universidade de Nova Iorque e ele, sem que sua namorada saiba, da família mais rica de Singapura. O enredo gira em torno da dinâmica entre a família Young e Rachel quando o casal viaja à Singapura para o casamento de Henry, o melhor amigo de Nick. Os atores trabalham bem e há uma excelente química entre o casal principal, ainda que, para mim, quem roube a cena é Eleanor, a mãe de Nick (Michelle Yeoh), e Oliver (Nico Santos).

O filme é muito divertido, o humor é leve e, salvo por algumas piadas, funciona muito bem, ao final, a audiência inteira saiu extremamente animada e satisfeita. Além disso, para minha surpresa, há uma preocupação enorme com desenvolvimento de personagens e suas questões emocionais, abordando, inclusive, como eles lidam com essa enorme quantidade de dinheiro. Há, também, uma excelente referência a Apocalypse Now e, como fã do filme, fiquei rindo igual um bobo.

Avaliando a parte técnica, novamente o filme me surpreendeu positivamente! A direção de fotografia é muito boa, há belos takes externos mostrando a cidade, imagens simétricas muito bem compostas e a cena do casamento de Henry é maravilhosa, conseguindo, inclusive, arrancar algumas lágrimas de alguns presentes na sessão. A trilha sonora faz o uso de temas orientais e combina muito bem com a parte visual do filme.

Apesar de todos esses elogios, onde Podres de Ricos mais acerta é na representação da cultura oriental. O filme mostra desde barracas de comida no meio da rua até a importância cultural da família, aqui destaco a personagem de Michelle Yeoh, visto que ela é a maior representação disso no longa. Além disso, outros temas abordados incluem preconceitos, as fortíssimas tradições asiáticas e como eles enxergam a sociedade ocidental.

Podres de Ricos é uma surpresa, não sendo um filme romântico apenas para casais e os mais apaixonados, diverte bastante e mostra uma cultura muito diferente da nossa. Entretanto, há alguns personagens fracos e piadas que não funcionam muito bem, mas nada que, de fato, atrapalhe o filme. Podres de Ricos estreia quinta-feira, 25 de outubro nos cinemas brasileiros.