Pikmin 3 Deluxe – Review

pikmin1

Pikmin é uma das franquias da Nintendo que ninguém conhece, mas quando joga pela primeira vez não consegue mais largar. Foi um alívio ver que a Big N não iria deixar o terceiro e melhor título da série se perder junto com a baixa popularidade do Wii U, e agora todos podemos usufruir de uma versão ainda melhor do ápice da franquia.

Pikmin 3 Deluxe traz um modo co-op inédito para a campanha, um novo modo chamado Side-Stories, onde podemos controlar nosso velho amigo Olimar (protagonista dos jogos anteriores), e ainda inclui todos os DLCs lançados para o multiplayer no Wii U. Mesmo que ainda se trate do mesmo jogo, é muita coisa nova!

Turistando

Se você nunca ouviu falar de Pikmin na vida, vamos começar com uma nem tão breve explicação geral sobre o jogo. Aqui controlamos exploradores espaciais que possuem a nobre missão de encontrar uma nova fonte de alimentos para seu planeta, cujos habitantes estão passando fome. Eles receberão a ajuda de criaturinhas muito simpáticas chamadas de Pikmin, que são nativas do planeta explorado e possuem diferentes tipos de habilidades.

O jogo mistura muitas coisas, desde RTS até plataforma e puzzles. Cada parte do planeta funciona como uma dungeon que leva vários dias para ser explorada por completo, então nem tente ver tudo em um dia só porque não vai dar. Nós temos aproximadamente 20 minutos para explorar o máximo que conseguir, pois esse é o tempo que leva para o dia acabar, então sempre que escurecer é necessário correr para a nave antes que o sol se esconda por completo.

Cada dia concluído consome uma garrafa de suco, o alimento que nossos astronautas precisam para sobreviver. Para fazer mais suco, precisamos encontrar frutas pelas dungeons, o que não é difícil, já que elas estão em toda parte. Porém, precisamos da ajuda dos Pikmins para fazer absolutamente qualquer coisa, então o jogo consiste em controlar um exército dessas criaturinhas e dar ordens para elas como carregar coisas, atacar etc.

Existem cinco tipos diferentes de Pikmin e cada cor possui uma habilidade diferente, mas nós não teremos acesso a todos logo de cara. É preciso ir avançando nos objetivos impostos pelo jogo para conseguir desbloquear novos recursos, incluindo novos Pikmins. Parece complexo e na realidade é mesmo, só que tudo é muito fácil de aprender e logo o desafio deixa de ser frustrante e passa a ser instigante.

Novidades

Todos os três jogos da série principal são muito parecidos e cada sequência apenas foi implementando umas coisinhas novas. Em Pikmin 3, a principal novidade foi controlar três astronautas ao invés de um e poder alternar o controle entre eles, cada um carregando seu próprio exército de Pikmins. Essa mecânica é essencial para superar vários dos desafios do jogo, então este é o título mais dinâmico da série.

A parte legal é que agora é possível jogar em co-op a campanha inteira, então o que já era bom consegue ficar ainda mais divertido ao lado de um amigo! Além disso, é possível ir alternando a campanha com o modo Side-Stories, que conta por onde andava Olimar enquanto Alph, Brittany e Charlie exploravam o planeta. Essas fases paralelas são levemente distintas das fases comuns, então todas são muito legais de jogar e conseguem se separar bem da campanha.

Já com respeito ao multiplayer, infelizmente ele continua sendo exclusivamente local, incluindo o co-op da campanha. Os modos continuam sendo os mesmos, Bingo Battle e Mission Mode, com a única diferença de que agora você tem acesso a todos os mapas de DLC sem custo adicional. Ambos são muito divertidos, principalmente o Bingo Battle, que traz um modo bem único de se jogar Pikmin.

Quanto ao visual, a diferença é mínima e a versão Deluxe não traz um upgrade gráfico significativo. Só é notável que está mais polido e eles diminuíram a quantidade de serrilhado, mas no Wii U já era bonito e no Switch apenas continua sendo. Quanto à adaptação do jogo aos recursos do Switch, Pikmin 3 Deluxe não explora nada que o console oferece, como controles de movimento e tela de toque, deixando aí um potencial desperdiçado.

Mas sem sombra de dúvidas vale muito a pena jogá-lo, principalmente quem nunca jogou e quer conhecer a franquia. Pikmin 3 Deluxe é uma boa porta de entrada para novatos, mas também não decepciona seus fãs mais antigos, continuando tão encantador quanto antes.