Outriders – Review

outriders 01

Queremos agradecer a Square Enix por nos enviar uma cópia de OutRiders para PC (via steam)

Desenvolvido pela People Can Fly e distribuído pela Square Enix, Outriders teve um lançamento bem conturbado. Primeiramente seus servidores estavam completamente instáveis, impedindo a jogatina online e para piorar o cross play entre plataformas diferentes não estava funcionando durante um bom tempo depois do lançamento. Para piorar mais ainda, bugs bizarros fizeram jogadores perderem vários itens em seu inventário, fazendo com que várias horas fossem jogadas no lixo.

Com tantos problemas no lançamento muitos jogadores deixaram de jogar Outriders, que não é um jogo ruim.

Agora com a calmaria estabelecida, e com várias horas de jogo, sinto que posso fazer uma análise mais honesta desse título.

Um Universo Complicado

Outriders nos apresenta a um universo rico, mas ao mesmo tempo complicado, pois não temos tempo de conhece-lo. No início somos situados de que a Terra está despovoada e estamos em um planeta chamado  Enoch, procurando um novo local para repovoar, misteriosamente somos atacados por uma anomalia que pode matar as pessoas, ou dar poderes, ou alguma outra coisa que o roteiro quiser inventar. Após esses eventos somos congelados e acordamos 30 anos no futuro, ou seja, se não estávamos situados antes (como jogador) agora estamos perdidos igual ao nosso personagem. Quando acordamos estamos em uma  Enoch completamente diferente, no meio de uma guerra quase perdida e aqui descobrimos que os Outriders se tornaram apenas lendas.

Assim que acordamos recebemos tanta informação que não é difícil ficar perdido com os eventos da campanha. Confesso que era tanta coisa acontecendo sem tempo para respirar que mal tive tempo de me apegar aos personagens.

Entretanto, o jogo se esforça em apresentar seu universo rico, mostrando cenários diferentes em cada mapa, documentos contanto histórias e missões secundárias que ajudam a mostrar um pouco mais dos horrores da guerra.

Atirar e Coletar

Outriders segue a cartilha do looter-Shoter, temos vários inimigos para destruir e itens para coletar. Mas diferente de outros do gênero não precisamos realizar missões diárias, semanais ou algo do tipo. O jogo simplesmente começa e fala, aqui está Outriders, chame seu amigo, ou entre numa partida e seja feliz lootiando!

Um sistema simples, mas bem feito. Podemos entrar no jogo e se ficar difícil podemos chamar alguém para ajudar, ou se você preferir também pode diminuir o grau do mundo (mas aqui suas recompensas serão inferiores).

Contudo, existe um porém, o jogo oferece uma série de missões, como: resolver algo de algum personagem, caçar um animal, encontrar algum objeto antigo, caçar um criminoso, e etc, Porém, sua jogabilidade é repetitiva. Andamos com nosso personagem do ponto A ao B com pequenas ou nenhuma ramificação pelo trajeto, com o tempo já sabemos onde haverá combates contra soldados ou animais selvagens, pois por mais que o design das fases mude o conceito sempre é o mesmo: um espaço grande com locais para buscar cover, sabemos que tem soldados vindo; um campo aberto sem local de cover, então tem animais selvagens vindo, e independente de quais sejam seus inimigos você só tem que meter o chumbo grosso. Quem jogou os Gears of Wars até 4º jogo vai se familiarizar com Outriders.

Sendo bem honesto, o jogo se resume a isso, matar os mesmos inimigos por horas, mudando apenas quando um chefe aparece para mudar a dinâmica, em cenários lineares. Jogando sozinho o jogo fica repetitivo, pois mesmo com contexto fica chato matar os mesmos inimigos em fases diferentes, já com amigos é história é outra, dá para se divertir por muito mais tempo.

Para adquirir armas e equipamentos para melhorar seu personagem você deve abrir baús que estão espalhados nas fases, realizar missões secundárias que recompensarão com tais itens ou matar criaturas e quanto mais difícil o inimigo melhor as chances de receber itens importantes, por isso cuidado com o Grau do Mundo.

O Grau do Mundo aumenta de acordo com o número de inimigos que você mata e itens que encontra, e quanto maior a dificuldade maior também será a força e resistência dos seus oponentes, resultado assim em melhores armas, ou seja, vai precisar de mais gente para ajudar a lootiar itens melhores.

O Poder é Seu!

Outriders  conta com um sistema de RPG para progressão do seu personagem. Ganhamos experiência que podemos gasta-las em uma árvore de habilidades, deixando nosso personagem único.

Como dito mais acima, a anomalia poderia fazer qualquer coisa que o roteiro julgasse conveniente, então para o protagonista (e alguns outros) ela deu poderes e tais poderes ajudam a mudar a mecânica de jogabilidade e até mesmo o fator replay.

Os poderes são escolhidos ainda no início da campanha e dita a classe de seu personagem até o fim. Eles são divididos por classe, temos o Trickster (Rápido, perfeito para bater e correr), Devastator (ligado ao elemento terra, serve como o tanque da partida), Techomancer (usando ataques tecnológicos à distância) e Pyromancer (com ataques focados no elemento fogo), eu escolhi Devastador, o que me ajudava  a tankar mais, resistindo a vários ataques e mantendo inimigos atordoados. Suas habilidades também podem ser melhoradas de acordo com os itens que você escolher, pois alguns equipamentos ajudam a aprimorar poderes específicos, deixando suas escolhas de peças estratégica. Além disso, as armas aceitam modificadores que vão melhorar seus atributos além de dar uma habilidade extra para a mesma, por exemplo um rifle capaz de petrificar o oponente.

Por mais que seja repetitivo, o combate de Outriders tem seu diferencial  na escolha de seus itens e habilidades, deixando seu personagem único no meio de tanto tiroteio. Nada supera a sensação de subir, planar alguns segundos no ar e descer como uma pedra (literalmente) esmagando os inimigos!

Customização

Seu personagem pode ter habilidades e atributos que o deixe único, mas a customização do personagem não é algo tão grande assim. No início montamos nosso personagem, mas as opções aqui são bem escassas. No início a falta de opção me incomodou bastante, mas a proposta do jogo não era essa, logo colocamos tantas peças de armadura que tanto faz como é a fisionomia do nosso protagonista.

Também podemos customizar o nosso veículo que usamos para andar pelo planeta, mas não o controlamos ele apenas está lá para servir como um QG móvel.

Para o Online temos gestos que desbloqueamos ao passar de nível, facilitando a comunição nas jogatinas. Enquanto jogava online tive poucos problemas de conexão, como personagem teleportando, mas nada que atrapalhasse realmente a partida. Por ser um jogo recente e ter o crossplay, rapidamente encontramos alguém para jogar… diferente de Marvel’s Avengers.

Considerações Finais

Outriders pode não ter uma história maravilhosa, mas apresenta uma boa construção de universo que poderia dar mais opções de exploração para fugir na linearidade das fases. Os combates não fogem do gênero de tiro em terceira pessoa, mas jogando online eles são mais divertidos. O jogo não tem microtransações, tudo que você precisa está lá basta desbloquear sem precisar de moedinhas especiais e isso é um ato louvável para os padrões de hoje.

Distribuidora: Square Enix
Desenvolvedor: People Can Fly
Gênero: Ação, Tiro em terceira pessoa, looter shoter 
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series S/X e PC.
Data de lançamento inicial: 01 de abril de 2021

Para ler mais reviews clique aqui.