Os Novos Mutantes | Diretor rebate críticas sobre escalação de Henry Zaga

A crítica é por escalar o ator Henry Zaga, um homem branco, para um personagem inicialmente descrito como afro-brasileiro ou negro.

De fato, o filme Os Novos Mutantes tem enfrentado grandes desafios ao longo de dois anos, com adiamentos constantes e críticas a respeito do longa-metragem. Agora, o diretor Josh Boone foi questionado sobre a escalação do brasileiro Henry Zaga no filme.

Em uma entrevista ao site Gizmodo, o diretor falou sobre o fato de ter colocado um ator branco para viver o personagem Roberto da Costa, mais conhecido como Mancha Solar, uma vez que na HQ usada como base para o longa, o mutante é descrito como negro.

Contudo, para Boone, o importante era escalar o melhor ator, fosse ele de pele clara ou escura.

Você não terá nenhum argumento meu. É como se o meu objetivo fosse escalar um ator realmente brasileiro, e eu vi pessoalmente 300 [atores] negros, latinos, de tons claros, de todos os tons de pele. Meu objetivo era encontrar o melhor ator que, por ter feito tão pouco trabalho, fosse pelo menos o mais próximo do que eu vi em minha cabeça para o personagem. Não havia ninguém que se comparasse a Henry. É como se talvez se Henry não existisse, eu teria encontrado alguém de pele mais escura que exemplificasse o que eu precisava. Mas nunca foi sobre a cor da pele para mim.

Josh Boone aproveitou para exemplificar o ocorrido falando sobre a escalação da atriz Blu Hunt para o papel de Miragem no filme. “Foi o mesmo caso com Blu Hunt. É como se olhássemos para 300 indígenas americanos e pessoas com laços muito próximos à comunidade indígena americana.”

O diretor continuou dizendo que queria representar o Brasil “de uma maneira positiva” e que queria encontrar alguém que também parecesse um cara muito rico, e “Henry Zaga apenas exemplificou todas essas características”.

Por fim, ele destacou o trabalho de atuação do brasileiro como prova que o ator foi a melhor escolha para o papel. “Henry é uma artista tão dedicado e você pode ver isso em sua performance em The Stand, onde ele está interpretando alguém que não pode falar nem ouvir. E ele dedicou tanto tempo para aprender a linguagem de sinais e passar tempo aprendendo com pessoas surdas foi ótimo.”

Estreia conturbada nos cinemas

Os Novos Mutantes se tornou o filme mais adiado da história dos cinemas. O longa foi filmado em 2017, e estava inicialmente previsto estrear em abril de 2018, mas sofreu inúmeros adiamentos desde então. Já em 2020, o filme também estava marcado para abril, e agora está agendado para 10 de setembro.

A história acompanha cinco jovens mutantes que enquanto descobrem o alcance de seus poderes, lidam com traumas do passado. No entanto, eles são mantidos presos contra a vontade em uma instituição controlada pela Dr. Cecilia Reyes (Alice Braga). Enquanto a médica promete controlar as habilidades do grupo, nada é o que parece.

O elenco conta com Maisie Williams (Lupina), Anya Taylor-Joy (Magia), Charlie Heaton (Míssil), Blu Hunt (Miragem), Henry Zaga (Mancha Solar) e Alice Braga.

Confira o trailer oficial do filme.