NBA 2K23 – Review

NBA 2K23 REVIEW CAPA

*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela 2K

Aqui estamos para mais uma versão da serie NBA, acredito que a edição 23 deve ser a mais aguardada pela 2K, o número do maior jogador de basquete que já existiu, Michael Jordan.

Maior e melhor

O MyCareer desse ano teve um adição interessante, todas minhas criticas em relação ao MyCareer do NBA 2K22 foram solucionadas, a falta de profundidade foi trocada por temas mais interessantes e você realmente sente a “pressão” assim que é escolhido no Draft.

Duras criticas em programas esportivos, comentários maldosos nas redes sociais, você simplesmente é questionado o tempo inteiro. Dessa vez podemos escolher diretamente o time pela qual queremos jogar, isso é uma adição muito positiva, era muito chato ter que solicitar troca para ir para outro time, sempre demorava uma eternidade.

Temos um rival chamado Shep Owens, também jogador da NBA. A imprensa e as rede sociais sempre questionam se o Shep era pra ser escolhido no nosso lugar, sem falar que ele faz vídeos com ataques diretos a nosso personagem no seu canal na internet. Com isso devemos nos reunir com o nosso staff para bolar estratégias de respostas e posicionamentos, já que por causa disso, a cidade inteira te odeia desde o início. 

Portanto, cabe a você convencer os torcedores, a imprensa, mas também a direção do seu time de que você é um jogador bom e carismático, é um ponto muito interessante para um jogo de basquete. Ainda que há muitas cutscenes com diálogos longos e desnecessários com algum tipo de humor forçado, que não precisavam estar ali.

Caminhe no vestiário

Sabemos que a cidade e toda as diversões e possibilidades fora das quadras a 2k faz muito bem, mas uma das minhas criticas na edição de 22 foi que as partidas regulares da NBA perderam profundidade e “realismo”, mas em NBA 2K23 isso mudou muito, agora é possível andar pelos corredores da arena (ou estádio, como preferir) onde você mesmo chega pela garagem como se tivesse chegado no ônibus junto com o time, passa pelos fotógrafos e ir até o vestiário trocar de roupa, após o jogo você pode dar entrevistas dentro do vestiário ou na sala de imprensa, tudo é feito de maneira dinâmica.

A 2k finalmente corrigiu um bug nos replays de jogadas e momentos especiais no meio da partida, o curioso é que o bug durou DUAS EDIÇÕES, é isso mesmo, joguei NBA 2K21 e 2K22 e as partidas simplesmente não tinham replay de jogadas, mesmo você ajustando no menu de configurações, ainda bem que acordaram em relação a isso.

A cidade (MyCity) de NBA 2K23 está um pouco menor esse ano, mas não que isso seja algo ruim, ser mais compacta, acaba ajudando bastante para realizar as missões do jogador. Existem distritos diferentes em todos os lugares, há um distrito da moda onde você pode comprar roupas de grandes marcas como Nike, Adidas e Jordan. Por toda a cidade existem todos os tipos de campos onde você pode jogar basquete de rua contra o computador e outros jogadores online. 

Está claro que MyCity é apenas um grande lobby para que os jogadores possam ter uma imersão fora das quadras, mas acho que já chegou a hora de ter mudanças e melhorias em sua jogabilidade, poderia tornar a vida em MyCity menos complicada.

Jordan Challenge

Assim como mencionei no inicio, NBA 2K23 trás o icônico numero de Michael Jordan, então a 2K não podia deixar passar em branco e então eles colocaram de volta o Jordan Challenge, modo que não dava as caras em NBA 2K a muitos anos. No Jordan Challenge o NBA 2K23 traz quinze dos jogos mais famosos de Michael Jordan, recriando cada detalhes deles, nos mostrando de perto o grande jogador que é Michael Jordan

Cada jogo tem seu próprio conjunto de desafios para completar, permitindo que você ganhe estrelas, e é uma visão fantástica da carreira do MJ. A apresentação é fenomenal, desde os filtros que simulam a época dos jogos de forma precisa, até os treinadores e companheiros de equipe ao longo da carreira de Jordan. Cada momento é realmente especial.

Jogabilidade Renovada

Obviamente NBA 2K23 é o mais realista da serie, os movimentos deixaram de ser robóticos para algo mais leve e realista, mudanças de direções com jogadores habilidosos se tornou totalmente satisfatório.

Uma coisa que me incomodava muito no MyCareer em suas edições anteriores era que ao atacar, tirando o jogador que esta com a posse da bola, os demais da quadra ficaram parados de uma forma tosca, independente da dificuldade escolhida, e quando você passava a bola, a IA jogava de maneira desajeitada, mas esse ano tudo isso foi melhorado.

Agora os jogadores se movimentam, fazem jogadas, pedem a bola com frequência, é possível enxergar que há uma jogo de basquete ali, não um banco de jogadores parados esperando que o player faça tudo.

Demais modos de jogo

No MyTeam você tem a tarefa de construir um time dos sonhos para enfrentar vários desafios e adversários online, modo semelhante ao Ultimate Team do FIFA. Este modo é altamente perigoso, falando por experiência, pois embora os pacotes de cartas possam ser obtidos realizando feitos e desafios no jogo, é muito tentador investir dinheiro da vida real nesse modo. É um modo divertido com muitas opções de jogo diferentes mas a triste presença de pay to win estraga a experiência.

O pay to win é um tema que aborto em todos meus reviews da serie NBA 2K, a forma com que o jogo lida com isso, não é saudável. Obviamente você pode conquistar tudo com muita dedicação e tempo, mas itens cosméticos com preços absurdos para mim fogem da realidade, inclusive você é obrigado a escolher se quer melhorar o seu personagem ou se quer deixar ele com visual padrão a temporada inteira, é um grande dilema que estraga a experiência e a imersão que eles mesmo trazem para NBA 2K23.

Por outro lado é ótimo ver a WNBA (Basquete Feminino) receber a devida atenção , depois de finalmente ser adicionada em 2020. A mesma atenção às equipes masculinas em termos de uniformes e aparências de jogadores é vista por toda parte; uma coisa maravilhosa de se ver, só falta o MyCareer adaptar uma jogadora também!

MyLeague e MyGM não merecem menção por serem exatamente os mesmos do ano passado.

Conclusão

NBA 2K23 nos traz pequenas mudanças, mas com um grande impacto. Pequenas coisas que costumavam incomodar foram eliminadas, com isso, o jogo está em sua melhor forma. Se você sempre teve interesse na série NBA 2K, esse é o momento.

Para ler mais reviews clique aqui.

Para saber mais sobre NBA 2K23, clique aqui.