Mortal Shell – Review

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*Queremos agradecer a Playstack por nos enviar uma cópia digital do jogo Mortal Shell para PC (via Epic Games Store)

Dark Souls trouxe um novo subgênero para o mundo dos vídeo jogos, o tal “Souls Like” ou “Tipo Dark Souls”. Um subgênero  que alguns estúdios vêm tentando aperfeiçoar desde então e, embora simples no conceito, é difícil de definir para muitos desenvolvedores aspirantes. Pois nele precisa ter um certo equilíbrio para ser alcançado entre ser divertido e punitivo, pois o alto grau de dificuldade em títulos assim , se executada incorretamente, causa  uma experiência frustrante para quem joga.

Essa mistura de ação, dificuldade elevada e RPG trouxe vários adeptos e muitos novos jogos, e Mortal Shell é um desses jogos “Tipo Dark Souls”, talvez até de mais.

Igual, mas diferente

Mortal Shell foi desenvolvido pela desenvolvedora indie Cold Symmetry, e segue bastante a fórmula Dark Souls (até de mais, eu diria), utilizando o poder da Unreal Engine 4. Mortal Shell parece Dark Souls, isso fica nítido desde a interface do usuário e telas de carregamento até a estética dos diferentes personagens e inimigos.

Em Mortal Shell assumimos um humanoide vazio, desprovido de nossas características típicas. Após de um rápido tutorial, onde conhecemos algumas mecânicas de combate, nosso personagem chega aos arredores de Fallgrim e logo encontramos nosso primeiro casulo, ou concha ou em inglês “Shell”. Em Mortal Shell, as conchas atuam como classes. Ao todo, há quatro conchas para habitar, todas com atributos variados, algumas com enormes pontos de saúde e pouca resistência e vice-versa, todas elas têm seu próprio conjunto exclusivo de habilidades para ajudar seu estilo específico de jogo.

O combate tem uma boa variedade de movimentos, além de nos oferecer mais de um modo de defesa; o mais famoso seria a solidificação, onde nosso personagem se transforma em uma estátua e fica completamente resistente a pelo menos um único ataque físico, entretanto também podemos usar o parry, para em seguida contra-atacar, só que isso não pode ser feito a qualquer momento pois requer pontos de determinação que recebemos depois de destruir monstros. Os ataques são divididos em fraco e forte, sendo esse primeiro mais rápido e o segundo mais lento, mas ambos gastam estamina, assim como correr pelo também irá gastá-la.

A ideia de almas em Dark Souls é substituída por dois objetos diferentes para coletar, são eles: Tar e vislumbres. O Tar seria o semelhante as almas da franquia Souls: bastante fácil de adquirir, completamente perdido após a morte até que você as recupere indo ao local que morreu. Você usará o Tar para desbloquear habilidades e comprar itens de fornecedores. Os vislumbres, por outro lado, são mais raros e são o recurso-chave de que você precisa para desbloquear habilidades. E só pelo fato de ser difícil aumentar suas habilidades, isso já faz Mortal Shell ser mais difícil que o criador desse subgênero!

Um mundo desolado

Mortal Shell não se inspira em Dark Souls só em sua jogabilidade, mas também em design. Muitas armaduras e personagens seriam facilmente confundidas com o jogo que criou esse subgênero, um olhar mais leigo poderia até mesmo dizer que se trata de uma continuação mas com armaduras mais bonitas, com design mais arrojado e gráficos bonitos. Pois se tem algo que esse jogo acertou, foi em gráficos, arrisco dizer que dentro do seu gênero ele é o mais bonito que já joguei. E não me refiro somente a qualidade gráfica, mas também a ambientação e personagens, tudo tem um toque pesado, lúdico e as vezes macabros.

Os cenários, com suas paisagens desoladoras, nos fazem querer explorar cada canto em busca de mais itens. Enquanto a trilha sonora faz parecer que algum inimigo pode estar a espreita e pronto para atacar a qualquer momento. Um excelente trabalho de trilha sonora foi feito nesse jogo! Entretanto, essa exploração pode ser cansativa para alguns, pois ao derrotar os chefões de cada fase devemos voltar todo o caminho que fizemos até ali, o famoso backtrack, e isso pode ser enjoativo por mais que os inimigos estejam em novos lugares, armando emboscadas em pontos aleatórios.

Quanto aos itens, assim que pegamos algum o jogo não explica o que aquele objeto faz. Cabe a quem está jogando usa-lo e assim descobrir os efeitos do item. Quanto mais usamos o mesmo item mais aumentamos nossa familiaridade com ele e garantimos alguns bônus ao usá-lo. Por isso, cuidado com itens que podem parecer venenosos só pelo desenho.

Considerações Finais

Por mais que eu tenha feito uma série de comparações com a série Dark Souls, Mortal Shell consegue trazer originalidade em alguns aspectos de sua jogabilidade, além de ser extremamente desafiante e recompensador. É um título que vale a pena para quem é fã de jogos desse subgênero.

Distribuidora: Playstack
Desenvolvedor:
Cold Symmetry
Gênero: Ação, rpg, souls-like
Disponível para:PlayStation 4, Xbox One e PCs.
Data de lançamento inicial:  18 de agosto de 2020

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Agora que análise terminou, um rápido disclaimer: antes que falem “Demon Souls veio primeiro!” acredito que é a mesma lógica do filme do Blade, pois o filme do vampiro da Marvel veio antes de X-men, mas todo mundo fala que foram os X-Men os responsáveis pelo booom dos filmes de herói. Enfim.