Mortal Kombat 11 foi anunciado há alguns meses, e no mesmo dia de seu anúncio vimos o seu gameplay onde já podíamos ver as novas mecânicas de combate… quero dizer kombate, a nova hud e design de alguns personagens. Com o tempo mais materiais foram sendo divulgados, entre eles a sua história que contaria com viagens no tempo, unindo passado e presente para lutar pelo futuro, pois Kronika, a grande vilã do jogo, quer reescrever a história, já que Raiden acabou com o equilíbrio do bem e do mal.
Mais bonito e mais violento!
O que ajuda nesse aumento da violência também são suas cores mais saturadas, as cores quentes tem tons bem fortes o que deixa o sangue cenário e dos personagens ainda mais apelativos.
Bastante violência, criatividade e gore são encontrados nos Fatallities que estão ainda mais brutais!
Seu estilo gráfico lembra o de Injustice 2, porém é superior, o que é de surpreender já que o jogo utiliza uma versão customizada da Unreal Engine 3, mesmo com a Unreal Engine 4 estabilizada no mercado.
Melhor história da trilogia
Aqui temos a melhor história apresentada nessa nova trilogia de Mortal Kombat, com vários momentos marcantes como a luta entre Kotal Kahn e Shao Kahn, os heróis do passado descobrindo que se tornaram espectros no futuro, os heróis mais velhos encontrando suas versões mais novas, rendendo momentos hilários como é o caso de Johnny Cage, entre outros acontecimentos que vão ser importantes para o andamento da franquia.
A viagem no tempo tem suas regras, como por exemplo se o “eu” do passado morrer, o do futuro desaparecerá, mas tal faceta do roteiro traz pequenos furos, entretanto não é nada que estrague a experiência.
SPOILER!!!! quero deixar claro que o final é decepcionante SPOILER!!!
Novo Kombate
Prepare-se para conhecer o jogo mais competitivo de toda a série! A mecânica de Mortal Kombat 11 deixa cada personagem com sua identidade própria de luta, é nítida a diferença de velocidade e força entre eles.
O famoso Raio-X, grande novidade inserida no MK9, agora é apenas um leve atrativo ao aplicar um golpe especial, mas sua animação foi reduzida a apenas um movimento. O que se destaca é o Fatal Blow, movimento que tem a opção de ser ativado quando seu personagem está com pouca vida, ao ativá-lo o lutador realiza um ataque especial extremamente violento e sanguinário, o Fatal Blow de vários personagens fazem o antigo Raio-X parecer uma deliciosa manhã de domingo, tomando Nescau com Telletubbies na tv. Por ser extremamente apelativo e permitindo ao usuário virar as partidas, ou até mesmo ganhá-las, essa técnica só pode ser utilizada uma vez na luta, então saiba a hora certa de utilizar!
Outra novidade que temos são as barras de defesa e ataque, elemento emprestado de Injustice 2 vem para MK 11, mas com suas peculiaridades. A barra de ataque permite você aumentar a duração de seus combos, já a de defesa te dá a possibilidade de esquivar ou de se defender de certos golpes. Ao realizar tais movimentos a barra é diminuída, mas volta a crescer automaticamente.
Por apresentar um combate mais estratégico o ritmo das lutas é mais lento que os jogos antigos, entretanto tudo está perfeitamente equilibrado e não irá incomodar os jogadores da franquia.
Caso não consiga aprender as novas mecânicas o jogo apresenta um tutorial extremamente didático, ensinando até mesmo o frame certo para realizar a ação contra o oponente, mostrando o esmero dos desenvolvedores até mesmo em algo que é renegado por outras empresas.
As Kriptas
As Kriptas é um modo de jogo onde exploramos a ilha de Shan-Tsung, por isso prepare-se para um cenário nostálgico, cheio de referências ao MK9, e com alguns puzzles para serem resolvidos. O que importa é que aqui abrimos baús, para isso precisamos das diversas moedas que o jogo nos oferece, e acredite muitos baús não são baratos. Ao abri-los você pode desbloquear itens consumíveis que auxiliam nos combates nas torres, mas apenas “offline”, artes conceituais, músicas, ícones, artes conceituais, consumíveis, artes conceituais, músicas, um item para equipar o personagem, artes conceituais e talvez uma skin. Ou seja, passamos horas lutando, juntando dinheiro para gastar em umas lunch box que dão muitos itens sem importância para a jogabilidade de modo geral, e ganhamos poucas peças para customizar nosso personagem. Acredite, é praticamente impossível liberar tudo o que tem no jogo, porque é impossível ganhar várias peças de customização.
Embora apresente muitas opções de customização, o jogo parece querer dificultar o desbloqueio de peças para fazer o jogador comprar o dinheiro do jogo com dinheiro real e assim abrir mais baús. Em Injustice 2 tínhamos as launch box, mas com a certeza de que teríamos peças e não uma série de ícones e artes conceituais.
O modo Online e Offline
O que chama a atenção é que todos os modos de jogo precisam de conexão com a internet, exceto a luta-única e o torneio. Não consegui terminar nenhuma torre porque perdia a conexão com o servidor do jogo o tempo inteiro.
Não faz sentido deixarem as torres dependentes da conexão com a internet, e ainda mais com servidores ruins, nos outros jogos não era assim.
Considerações finais
Com uma trama de destaque, MK11 traz um gameplay balanceado e extremamente competitivo, mas que está disposto a divertir e entreter os jogadores mais hardcore até os novatos e casuais. A customização de personagens apresenta muitas opções, mas a dificuldade em desbloqueá-las pode desanimar alguns jogadores.
*Este review foi realizado com uma cópia do jogo de PS4 fornecida pela Warner Games
Desenvolvedor: NetherRealm Studios, QLOC, Shiver
Gênero: Luta
Disponível para: PlayStation 4, Microsoft Windows, família Xbox One e Nintendo Switch
Data de lançamento inicial: 23 de abril de 2019