Metal Gear Survive – Review

metal gear survive launch trailer.jpg.optimal

Metal Gear Survive é um spinoff da franquia Metal Gear, que vem dando o que falar ao redor do mundo, a Konami vem enfrentando criticas dês de seu anuncio oficial.

Normalmente, acho jogos de sobrevivência, ou melhor, a mecânica do jogo de sobrevivência, onde alimentos e água são uma preocupação constante,  desnecessariamente frustrante e desagradável. Eu não sou obviamente dotado de artes de sobrevivência. Mas hoje em dia estamos rodeados de jogos com esse gênero que podemos notar diferenças 

Companha 

Metal Gear Survive coloca os jogadores no papel de um soldado do exército de Big Boss, um que foi sugado para um buraco de minhoca e caiu em uma terra misteriosa, povoada por soldados infectados e zumbis. O soldado do jogador começa fraco, desnutrido e desesperado por suprimentos. Seu primeiro passo neste mundo é encontrar comida e água para sobreviver. 

Metal Gear Survive 2

Gameplay

Metal Gear Survive joga jogadores em missões de extração; que podem ser feitas coop, e a campanha single. Os jogadores precisam caçar restos de metal, madeira, pano, fio e dezenas de outras matérias-primas para construir armas – inicialmente uma lança, mais tarde um arco e flecha – e estruturas defensivas. Um computador chamado Virgil AT-9 e um soldado ferido chamado Reeve guiam o jogador em seu caminho, mostrando-lhes como atacar bases e advertindo-os sobre os perigos.

O espaço seguro dos jogadores é um acampamento base que pode ser atualizado com medidas defensivas. Outro componente da sobrevivência está navegando em um nevoeiro grosso e venenoso que rodeia a área de abertura do jogo. Os jogadores terão que criar um tanque de oxigênio e reabastecê-lo enquanto exploram o mapa procurando suprimentos e outros sobreviventes.

Talvez a decisão de design mais intrigante no Metal Gear Survive seja a conexão entre a campanha de jogador único e o modo multiplayer cooperativo on-line do jogo. O último desafia os jogadores a defender as ondas de Andarilhos, as criaturas semelhantes a zumbis de cristalina que são a maior ameaça no minério de minhoca. Os jogadores podem construir barricadas de madeira, cercas e outras estruturas para defender sua base. Eles também podem explorar o ambiente circundante para armas mais poderosas, como um Walker Gear. Os suprimentos, armas e munições que os jogadores têm à sua disposição em cooperativa são compartilhados com o que eles coletam em um único jogador e vice-versa.

 

Problemas ?

 A maior falha de Metal Gear Survive é a falta de variedade. É construído sobre os ossos da estrutura de jogabilidade ampla e profunda do Phantom Pain , mas faz pouco para melhorar ou mesclar essa fórmula de maneiras interessantes. Os jogadores têm uma pequena seleção de armas para escolher, e a árvore de atualização do personagem do jogo se concentra principalmente no desenvolvimento de habilidades baseadas em armas de combate corpo a corpo e técnicas de combate . Eu joguei a maior parte do jogo usando uma lança ou um arco e uma flecha para matar milhares de zumbis, tantas das atualizações de armas e equipamentos que recebi ficaram inúteis para mim. 

A Konami também recheou o jogo com uma dúzia ou mais maneiras de gastar dinheiro no jogo. Algumas dessas compras no jogo são atualizações comuns, como animações emotes ou impulsionadores de XP, mas outras…  é o bloqueio de slots de salvamento adicionais.

Metal Gear Survive não oferece o suficiente para que os jogadores façam durante a campanha, e não possui grande parte da complexidade de seu antecessor. Não há “amigos” úteis para levar consigo em missões para adaptar o jogo para se adequar ao seu estilo de jogo. Há poucas formas de capacitar armas ou equipamentos para oferecer um sentido significativo de progressão. Não há um multijogador competitivo igual as invasões FOB fascinantes de Phantom Pain . Não há muito motivo para o Metal Gear Survive merecer o nome da Metal Gear.

Há uma história estranha em Metal Gear Survive para os jogadores que passaram o a parte de abertura já esgotado do jogo, e há flashes de um excelente jogo de sobrevivência. Mas se fizer uma conexão com os 30 anos de história da Metal Gear é um jogo relativamente fraco feito à sombra de The Phantom Pain.

A faísca criativa que alimentou o Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes e The Phantom Pain já não queima em Metal Gear Survive .

Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizado pela Konami.