Marvel’s Avengers – Review

*Este review foi realizado com uma cópia do game disponibilizada pela Square Enix

Marvel’s Avengers finalmente está entre nós, o jogo desenvolvido pela Crystal Dynamics e Eidos Montréal, publicado pela nossa querida Square Enix, marca o retorno dos heróis mais poderosos da terra, mas na sua versão videogame.

Em 2017 quando a Square Enix anunciou com um teaser que estavam trabalhando em um narrativa para os Avengers, o hype foi imediato, os filmes estavam em alta e os jogadores mal podiam esperar por ter um jogo da Marvel onde não fosse para um lado mais infantil. Ate que sua apresentação na E3 de 2019 trouxe diversas dúvidas ao jogadores sobre o desempenho de gameplay e o design facial dos personagens. Até que temos o seu lançamento no ano de 2020 será que teremos melhoras no jogo?

Avante, Vingadores!

Em Marvel’s Avengers temos a nova queridinha da Marvel, Kamala Khan conhecida também por Ms Marvel, ela é o centro das atenções no jogo, Kamala representa qualquer fã dos Vingadores que existe e faz essa ponte entre o jogador e todos os heróis. Kamala é uma das vitimas do desastroso “Dia A” onde uma catástrofe terrível acontece em São Francisco bem no dia comemorativo dos “Avengers”, a equipe se separa e cabe a Kamala Khan juntar seus heróis favoritos para salvarem o mundo das mãos de Modok e a maligna empresa AIM.


Quando soube que a Crystal Dynamics e Eidos Montréal estavam envolvidos com Marvel’s Avengers fiquei muito aliviado, pois sabia que teríamos uma narrativa interessante e bem feita para o jogo, isso visando seus históricos com a trilogia Tomb Raider e Deus Ex. O resultado final na minha opinião foi bastante atrativa em termos da campanha, ela funciona bem e traz uma premissa original. A campanha é repleta de ação e cheia dos icônicos diálogos dos Vingadores do cinema, pode até te dar saudade de assistir os filmes novamente.

Mas a dúvida é, até onde a campanha de Marvel’s Avengers foi prejudicada com a introdução de todos os recursos online e mapas para cooperação ? Ao meu ver a campanha que possui fases linear tem qualidade muito superior ao multiplayer. Acredito que a premissa imposta pelo multiplayer “RPG” baseado em Destiny, The Division e afins, pesa Marvel’s Avengers para baixo e faz parecer como se toda essa sessão multiplayer não casasse com a bela campanha principal que o jogo possui.

 

Marvel’s Destiny?

Em Marvel’s Avengers podemos enfim controlar os Vingadores, temos 6 personagens jogáveis até então, Kamala Khan, Hulk, Homem de Ferro, Capitão America (obviamente não está morto), Viuvá Negra e Thor, cada um deles possui formas diferentes de jogar, assim como 3 árvores de habilidades de combate e passivas diferentes, há ataques a distancia, ataques leves, ataques carregados e habilidades especiais características de acordo com o personagem. Por incrível que parece achei o combate bastante divertido a Crystal Dynamics e Eidos Montréal conseguiram fazer com que realmente a gente se sentisse jogando com o herói.

Até que chegamos ao ponto do multiplayer o foco “central” de Marvel’s Avengers e ai que os problemas começam. Como mencionei lá atrás o multiplayer não casa com a campanha, foi criado diversas missões em espaços abertos para que desse uma leve sensação de mundo aberto, assim como é feito em Monster Hunter World porém em Marvel’s Avengers a sensação é de vazio, há pontos de interrogação que seriam como “missões secundarias” dentro do mapa, mas são todas repetitivas e cansativas. Há locais em que só personagens com força bruta podem acessar, quebrando uma parede ou uma porta, se caso você está jogando sozinho e escolheu um personagem que não possui tal habilidade, você não poderá ter acesso a esse local, pois você não pode dar comandos para a IA do jogo, que controla outros personagens, limitando totalmente a experiência para quem joga sozinho e não quer ter problemas com rushadores aleatórios na internet.

Um ponto curiosos que não pude deixar de notar, é que há determinados locais em Marvel’s Avengers que parecem estar com gráficos superiores a outros, por exemplo: há fases na narrativa principal offline que o gráfico e desempenho estão espetaculares, e eu realmente não entendo porque o jogo inteiro não é feito da mesma maneira. É apenas mais uma prova que o multiplayer destoa o jogo para algo que ele não deveria ser, há diversos bugs de mecânica e interface que incomodam com o tempo, talvez mais um 1 ano ou 6 meses de desenvolvimento traria o polimento esperado.

Vale a pena? 

Ao meu ver, temos uma ótima historia em Marvel’s Avengers, e que deixa em aberto todo um universo incrível que se pode explorar, mas isso tem que ser feito da maneira correta, é possível você criar um game com uma narrativa multiplayer mas sem esses elementos de RPG que claramente não combinam com o jogo. Apesar de todos esses problemas eu me divertir na narrativa principal e quando acabou eu queria mais, queria ficar mais por dentro do universo, e continuar com os maravilhosos diálogos que só os Vingadores tem, e isso foi representado de forma magistral. Por isso, se você tem interesse em adquirir o jogo futuramente saiba que você estará comprando uma boa narrativa para os Vingadores mas com alguns complementos que deixam a desejar.