King of Fighters R-2 Pocket Fighting Series – Review

king of fighters

King of Fighters R-2 é um jogo originalmente lançado pela SNK para Neo Geo Pocket Color em 1999 em vem no pacote comemorativo de 30 anos do lançamento do NeoGeo, em conjunto com o já lançado SNK Gals Fighters que você pode conferir aqui e também o Saumira Shodown! 2 Pocket Fighters Series que foi lançado em conjunto com este jogo.

A série tem trazido jogos da série que foram lançados no NeoGeo Pocket, um console que foi pouco popular no Brasil, mas teve seus fãs fora, e eles apostaram em lançar principalmente versões reduzidas de clássicos do arcade da época, como The King of Fighters (KOF) e Samurai Shodown, e este jogo consegue reproduzir bem a jogabilidade do Arcade, apesar de contar com apenas 2 botões como no NeoGeo Pocket, a variedade de golpes e especiais que se consegue executar são notáveis, com a experiencia de maquinas de Arcade que tinham poucos botões. O jogo tem a versão team, em times de 3 ou single, onde você joga com apenas um personagem.

Os gráficos charmosos e pixelados entrega a nostalgia que gostamos, e os personagens miniaturizados em monocolor conseguem mostrar carisma, com uma animação caricata que funciona, para quem gosta de jogos retro vai curtir muito, os cenários conseguem trazer mais cor e diferenciação entre os pixels, apesar de não ter muita animação.

A trilha sonora traz um embalo estilo Arcade, mas muito limitado pelo console da época, mas que consegue mesmo assim trazer um bom ritmo para a luta, os efeitos de combate esse sim são bastante limitados, sendo apenas poucos sons que se repetem.

O jogo conta com 14 personagens clássicos da série, disponíveis logo de inicio, Kyo, Saisyu, Shingo, no team Kusanagi. Athena, Yuri e Kasumi no team  Super Babe. Ryo, May e Terry no team New S. T.. Yashiro, Shermie e Chris no team Orochi. E correndo por fora sem time Leona e Iori.

Baseado no clássico KOF 98, o jogo não tem uma história definida, mas conta com diálogos curtos entre os personagens, durante o começo das partidas, o chefe Rugal também não é novidade velho conhecido de quem curtia o clássico KOF 94.

Apesar disso a proposta do jogo é a de simplesmente trazer uma versão do Arcade para você ter no bolso, e claro, hoje em dia consoles como o Switch conseguem fazer isso, mas com certeza era um feito impressionante para a época.

Apesar de não ter nada nova, ser um simples porte, é um jogo bom para se ter consigo em sua biblioteca no Switch, ideal para jogar no modo HandHeld (Segurando na mão) em partidas casuais, ou entre um compromisso e outro, sendo um jogo que vai agradar fãs da série que nunca tiveram acesso a ele anteriormente, ou grandes fãs de jogos de luta.