Just Cause 4 – Review

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*Este review foi realizado com uma cópia do game disponibilizada pela Square Enix 

Just Cause 4 traz de volta Rico Rodriguez para o que parece ser seu passeio final. Afinal, ele foi derrubando ditadores desde o primeiro Just Cause em 2006. Agora ele está de volta com a quarta edição da série explosiva da Avalanche Studios.

Este jogo se passa no país fictício de Solis, que está em uma turbulência. Uma organização chamada “A Mão Negra”, idealizada por Oscar Espinosa, está subjugando o povo do país, mas pior ainda é que eles estão desenvolvendo tecnologia de controle de clima que tem alguma ligação com o pai de Rico. Não é até a chegada de nosso herói barbudo que as pessoas lutam, formando a apropriadamente chamada de Ordem do Caos, para derrotar a Mão Negra, ganhando pontos de caos, montando esquadrões e, em seguida, implantá-los para reivindicar áreas do mapa. Esse é o máximo que você precisa saber sobre a história de Just Cause 4, ela é totalmente rasa, e tem algumas reviravoltas que mesmo assim não conseguem fazer você se importar o suficiente para se sentir abalado. 

Adaptando a fala do  Julinho da Van do Choque de Cultura para o games de que “Cinema é Carro, explosão e mulherio” e é no carro e na explosão que Just Cause 4 se sai melhor. Os vários contos de Rico Rodriguez podem não ser profundos ou particularmente memoráveis, mas suas façanhas explosivas são sempre incrivelmente divertidas e proporcionam horas de entretenimento. Infelizmente, o momento mais tardio da chegada do Just Cause 4 pode não ajudar na conquista de novos fãs, mas pode ser uma boa escolha para aqueles que estão dispostos a experimentá-lo. Na maior parte, o último jogo parece muito com o Just Cause 3 , e as melhorias e adições não melhoram ou adicionam muito. A diversão em Just Cause 4 vem das maneiras ilimitadas de criar o caos e a morte de seus inimigos no imenso mundo aberto do jogo. Solis é um mapa enorme, com quatro biomas únicos (deserto, selva, neve e planícies), e a Mão Negra tem operativos e bases em todos os lugares, dando a Rico muitas oportunidades criar caos – literalmente. A desenvolvedora Avalanche Studios adicionou novos brinquedos para Rico usar – ou seja, adições ao seu icônico gancho de garra. Rico agora tem 10 amarras à sua disposição, e elas podem ser usadas de várias maneiras. Ele pode anexar balões auto-infláveis ​​a praticamente qualquer coisa no mapa para transportá-los, e até mesmo usar boosters e cabos para mutilar os soldados da Mão Negra. 

Outras partes do Just Cause 4 parecem respostas diretas a reclamações sobre o Just Cause 3. O manuseio do carro foi melhorado. Os jogadores criticaram a Avalanche Studios pela uniformidade da paisagem de Medici(Just Cause 3), então Solis apresenta vários biomas diferentes para provocar o caos. Da mesma forma, havia críticas sobre todas as missões serem basicamente as mesmas – vá aqui, destrua isso – então a nova progressão sistema realmente se afasta disso. Em vez de ir a um local e destruir tudo o que está à vista, agora Rico vai a um local, pára um pouco enquanto algo é hackeado e depois passa para outro local. Ou talvez você tenha que escoltar algum personagem pelo mapa. É surpreendentemente redundante durante todo o jogo. Sim, justa causa 4 quebra com as incríveis missões meteorológicas extremas, mas apesar de todo o marketing, eles não são o foco do momento para o momento. Parece que a maior parte do ambiente também pode ser usada como arma. Você não jogou Just Cause 4 corretamente até que você tenha amarrado um contêiner de combustível com balões e um booster, levado-os para o céu, e os atirou diretamente em um helicóptero suspenso, destruindo tudo em uma explosão arrasadora. Eu passei a maior parte do meu tempo deixando minha imaginação correr solta sobre como arruinar meus inimigos

Just Cause 4 traz elementos meteorológicos para a franquia na forma de tornados, tempestades de neve e tempestades de areia que a máquina de dominador do tempo da Mão Negra, Project Illapa, pode criar. O tornado é quase um personagem em si mesmo, trazendo consigo seu próprio nível de destruição em massa. Felizmente, Rico tem as ferramentas e o talento para utilizá-lo como uma arma contra seus inimigos. Na minha previsão de que o tornado pode ser usado como arma e, novamente, como grande parte do jogo como um todo, esses usos são limitados apenas pela imaginação do jogador. Este é um jogo de idéias sandbox, não muito diferente do Minecraft , mas ao invés de construir e criar, você está focado na destruição.

E realmente, quem não gosta de destruição em grande escala? Os tornados são onde as coisas ficam realmente interessantes, lembre-se. Lutando contra ondas de inimigos, incluindo veículos como tanques e helicópteros, enquanto partes de edifícios e árvores são sugadas para o tornado? É um espetáculo seriamente impressionante, reminiscente dos maiores cenários de Hollywood. Mais uma vez, em um momento eu vi um tornado no horizonte enquanto eu tentava evitar um par de caças que estavam perseguindo meu helicóptero. Claro, eu decidi ver o que aconteceu quando entrei na tempestade, e quando vi estruturas inteiras sendo arrastadas para o tornado, eu sabia que seria uma luta. Eu acho que nunca vi tal feito em um jogo como esse, e é sempre legal e emocionante ver. 

A maior conquista que Just Cause 4 consegue é a quantidade de criatividade que dá ao jogador. Sem explicitamente dizer-lhes, a própria mecânica do jogo guia os jogadores para estilos de jogo mais estranhos e mais malucos. E toda essa variedade ajuda a evitar que os jogadores fiquem entediados. Just Cause 4 nunca esquece que é um videogame bombástico e que seus jogadores estão apenas procurando algo que não te faça pensar muito e só criar situações explosivas.