Judgment (PS5) – Review

judgement logo

Judgment, originalmente lançado para PS4 em 2018, conhecido como Spin-off de Yakuza e onde pela primeira vez temos um não membro da Yakuza como protagonista e com uma tematica de investigação. A SEGA não perdeu tempo e Judgment ganhou uma versão com melhorias para a nova geração de consoles.

Julgando nas sombras

Takayuki Yagami é um advogado bem sucedido onde conseguiu uma grande façanha, absolveu um cliente em uma rara situação de absorção, mas infelizmente esse cliente assassinou a namorada dele um mês após sua absolvição. Após essa tragédia Takayuki deixa de ser advogado e se torna um tipo de detetive, onde ajuda os moradores da cidade para tentar melhorar sua consciência.  Uma grande onda de assassinatos horríveis contra membros Yakuza, cujo cartão de visita é deixar os corpos de suas vítimas sem olhos.

O trabalho de detetive é um dos pilares da jogabilidade de Judgment sobre o qual o estúdio construiu este título. Embora muitos problemas sejam resolvidos com lutas, assim como na serie Yakuza, você passará o tempo investigando cenas de crimes, seguindo pessoas, confrontando suspeitos com evidências e até perseguindo criminosos. Você pode até fazer um trabalho de reconhecimento com um drone e usar disfarces para fazer algum trabalho disfarçado. Todas essas atividades ajudam o Julgamento a se distinguir de Yakuza – Apesar da série original sempre vir na nossa cabeça com toda a estética de jogo.

Achei a maioria dos ajustes de Judgment na fórmula da Yakuza muito bem-vindos. Depois de passar mais de uma década vendo Kamurocho através dos olhos de seu elemento criminoso, foi bom ter a chance de experimentar coisas do outro lado da lei. No decorrer da trama, a coisa toda desenha círculos bastante amplos e acaba por ser um drama policial emocionante, que não deixa de ter momentos divertidos, mas que, em comparação com a série principal, tem um tom nitidamente sombrio e vem com alguns complexos de tópicos interessantes.

Quando o joguei Judgment novamente, me diverti muito com a história, apesar de saber a resolução dos casos e enigmas, até porque os novos personagens ainda são maravilhosos e a história tem diversos Plot twist interessantes. Se você é fã de narrativas cinematográficas, mistérios de assassinatos e / ou cultura japonesa, este é o título ideal.

Aquele bom e velho upgrade

Vamos ao que interesse né? Quem está com console de nova geração quer saber mesmo de como está o Judgment com upgrade gráfico. O jogo no PlayStation 5 fica ainda melhor, os tempos de carregamento também foram melhorados muito graças ao SSD do PS5. Eu já achava o jogo bem bonito na sua primeira versão mas está ainda melhor. Judgment roda muito bem há 60 frames por segundo melhorando ainda mais visualmente em todo o gameplay, como combate, cutscenes e movimentação pela cidade, também foi possível notar que Judgment teve sua iluminação retrabalhada para essa versão.

No que diz respeito às melhorias, isso é tudo que Judgment no PS5 traz para a mesa. Ele não usa os recursos do controlador DualSense e também não tem suporte para atividades. Ele inclui o DLC que foi lançado para a versão original. Vale ressaltar também que não há opção de upgrade gratuito para quem já possui este jogo, infelizmente foi uma estratégia infeliz para agradar quem acreditou no jogo em sua primeira versão.

RGG Studio conseguiu me puxar de volta com a incrível história de Judgment e a jogabilidade surpreendentemente variada que valoriza a investigação e o desenvolvimento do personagem em vez de brigas intermináveis.