Journey the Savage Planet – Review

journey to savage

*A análise de Journey the Savage Planet foi feita com uma cópia do jogo para PC (via Epic Store), cedida pela 505 games. Lançado sem fazer muito barulho, Journey the Savage Planet, desenvolvido pela Typhoon Studios, vem conseguindo chamar a atenção da grande crítica especializada e dos gamers mundo a fora. Sua mecânica de exploração traz uma boa mistura de outros títulos. Mas o que esperar desse novo jogo? Sua exploração é tão boa quanto dizem? 

Um Explorador Voraz

Criaturas úncias te aguardam no jogo

Journey the Savage Planetse passa em várias ilhas flutuantes, onde devemos explorar cada canto de sua área. Para tal tarefa, somos equipados com as mais diversas armas, mas nada muito exagerado, vão desde pistolas a laser, propulsores que permitem a realização de um pulo duplo (ou um pulo mais alto), ganchos para usar em pontos específicos, etc. até recursos do próprio planeta, como alguns itens que permite criar pontos de acesso para seu gancho, sementes que se tornam uma cama elástica feita de meleca e por aí vai, criatividade e humor não tem limites por aqui.

Resumindo a história, o jogo coloca você em um traje espacial de explorador, e seu personagem caiu em um mundo fraturado que não é realmente um planeta, mas sim várias ilhas flutuantes, no qual a criatura mais selvagem, desumana e opressiva é você. Seu personagem é empregado por uma empresa de ficção científica tipicamente opressiva chamada Kindred Technologies, você (e um parceiro se estiver jogando cooperativamente) tem a tarefa de mapear este mundo alienígena para uma possível colonização humana. A exploração é direcionada sem ser estritamente linear. Você coleta recursos da paisagem e os utiliza para criar equipamentos que variam de jetpacks a ganchos. Isso abre novos caminhos, que por sua vez levam a recursos adicionais e outras atualizações.

Amalgama de Jogos

Essas mãozinhas não te lembram um jogo onde tem um certo paizão?

O Typhoon Studios pegou emprestada mecânicas de jogos conhecidos do público para auxiliar no game play de Journey to the Savage Planet. Como por exemplo, temos um sistema de escaneamento com o qual você cataloga a fauna diversificada e ocasionalmente agressiva do planeta, similar ao visto em No Man’s Sky. No comabte, Savage Planet se inspirou em Bioshock, combinando uma pistola de tiro rápido com vários objetos jogáveis.

Tudo isso funciona bem, e os ambientes coloridos são divertidos de explorar, apesar do conceito cansado e enjoativo de ilha flutuante. Escondidos entra várias entradas do “planeta”, há florestas gigantes de cogumelos e cavernas cristalinas, enquanto seu centro é dominado por uma megaestrutura alienígena misteriosa. Uma das realizações mais notáveis ​​do Savage Planet é apresentar um gameplay rico, divertido e bastante diversificado.

Diversão em Dobro

Evoluindo seu personagem.

Journey to the Savage Planet não é perfeito, mas tenta esconder bem suas imperfeições, como por exemplo, o título não tem uma história marcante, nem mesmo bem desenvolvida, ela só é a justificativa para você explorar e coletar os recursos do planeta, mas a trama é bem conduzida com o humor dos personagens e propagandas que aparecem em sua nave.

O gameplay pode se tornar enjoativo com o tempo, mas a trilha sonora, que eu diria puxar para algo mais coutry, ajuda a deixar tudo um pouco mais animado sabendo encaixar bem suas melodias calmas, nas explorações mais tranquilas e agitadas em momentos de combate.

O que ajuda a manter o jogador jogando por horas é o online. Pois tudo fica melhor jogando com um amigo. No modo online o jogador principal chama um amigo para participar de sua campanha, mas durante o teste, tivemos problemas em saber qual missão deveríamos fazer, parecia que avançamos no jogo antes de pegar um determinado item e ficamos presos naquela missão.

Deixou a desejar

Pra onde é que eu vou?

A exploração do jogo é um dos pontos forte, mas saber onde ir para realizar determinadas missões pode ser uma dor de cabeça. Algumas missões nos levam para determinados pontos onde não há o que fazer, ou não explicam de forma clara o que devemos realizar naquela região. Com o tempo isso fica frustrante, mas geralmente acontece com missões secundárias que podem ser ignoradas.

Sozinho, a exploração pode ser tornar entediante depois de algumas horas jogando, mas nada que vá atrapalhar a experiência.

Considerações Finais

Use os pontos de teletransporte para andar rápido pelo mapa

Journey to the Savage Planet pega emprestado elementos de alguns jogos para criar uma experiência de ficção científica um tanto inédita, desafiadora e divertida, mas mesmo assim familiar. A exploração é divertida e encontrar novas criaturas e biomas sempre dá um gostinho de querer explorar mais. Alguns problemas de localização durante as missões podem ocorrer. Seu humor ajuda a esconder a história rasa, e entretém por um bom tempo, mas jogando online ele vai ser muito mais divertido.

Desenvolvedor: Typhoon Studios
Gênero: Aventura
Disponível para:PlayStation 4, Xbox One e PC.
Data de lançamento inicial: 28 de janeiro de 2020

Clique aqui para ler mais críticas e reviews!