Gran Turismo 7 – Review

Gran turismo 7

Se tem uma coisa que combina com video game é a temática esportiva. Video games e o mundo dos esportes sempre andaram de mãos dadas, consolidando algumas franquias que duram há anos e mantém grande quantidade de jogadores fiéis. Gran Turismo é um grande exemplo de uma franquia assim. Estreando em 1997, a franquia se consolidou nos fliperamas e nos consoles, marcando gerações de jogadores.

Sem sombra de dúvidas, o game mais marcante da franquia foi Gran Turismo 2. O realismo, a jogabilidade inovadora e principalmente os gráficos foram o que chamou a atenção dos jogadores para a franquia. Um ponto que tem que se deixar claro é que quando a desenvolvedora quis lançar algum aspecto inovador na franquia, acabou não agradando a todos os jogadores. Isso acabou ocorrendo em Gran Turismo 5 e em Gran Turismo Sport, mas não em Gran Turismo 7. Esse review foi feito utilizando uma cópia gratuita do game versão para PS5 que recebemos da Polyphony Digital.

O game

Gran Turismo 7 é um futuro jogo eletrônico de corrida desenvolvido pela Polyphony Digital e publicado pela Sony Interactive Entertainment.

Gran Turismo 7 realmente chegou querendo impactar o mercado de jogos de corrida, e isso pode ser visível desde a primeira corrida. Podemos experimentar o clássico Rally Musical, modalidade que bota o jogador para correr e finalizar a corrida antes que a música acabe. Outra coisa que podemos vivenciar são as clássicas missões no Café GT, que nos botam num verdadeiro tour pela história do automobilismo mundial. Alguns recursos online que foram criticados em Gran Turismo Sport estão de volta, agora otimizados e corrigidos.

Gran Turismo 7 chega com mais de 400 modelos de carros e 34 pistas que dão mais de 90 variações, entre climas e layouts. Segundo a Polyphony Digital, esses números podem aumentar em futuras atualizações.

Algumas pistas lendárias da franquia também retornam, como a Daytona International Speedway e a Trial Mountain, além de circuitos conhecidos como Le Mans e Nürburgring.

Os gráficos

Uma coisa que está sempre presente na saga Gran Turismo é a qualidade gráfica e em Gran Turismo 7 não poderia ser diferente. Tudo está muito lindo desde os carros, as transições e os cenários. O gráfico está tão impecável em questão de realismo que pode ser até confundido com a imagem real do carro em vários momentos.

O uso do Ray Tracing faz com que o reflexo do cenário seja refletido nos carros. O resultado impressiona, e consegue manter a qualidade tanto no visual interior quanto no exterior do carro. Outro destaque gráfico são as texturas, que são extremamente eficientes em passar a imagem do material que foi utilizado para fazer o carro.

No geral, é praticamente impossível para o jogador diferenciar o Modo Foto do game com uma foto tirada do carro na vida real.

O Conteúdo Extra

Gran Turismo 7 não se preocupa somente com o que é entregue nas pistas, mas também se preocupa em entreter o jogador de diversas maneiras. A Polyphony Digital criou um título único entre os games de corrida justamente pela quantidade enorme de conteúdo extra.

Fãs aficionados pelo mundo do automobilismo vão curtir um verdadeiro passeio pela história dos veículos e suas montadoras, além de personagens de impacto na indústria automobilística atual, modelos esportivos e clássicos da série e ainda um background inteiro dos circuitos mais famosos do mundo. Tudo isso contado de maneira muito orgânica e simples, fazendo com que não seja necessário ser nenhum conhecedor de carro para realmente entender e curtir o conteúdo.

A jogabilidade

Gran Turismo também sempre chamou a atenção por ter uma jogabilidade extremamente realista e isso se manteve em Gran Turismo 7. O jogo é realmente uma simulação de corrida, com todos a sua adrenalina e dificuldade presentes.

Um outro aspecto da jogabilidade é ser muito intuitiva e acessível para jogadores que não são habituados a franquia.

Conclusão

Gran Turismo 7 tem a ambição de ser o melhor simulador de corrida já lançado até agora, entregando um gameplay divertido e realista, gráficos impecáveis e muito conteúdo extra. O jogo é uma verdadeira enciclopédia da história do automobilismo, além de ter vários modelos famosos de carros e tudo que mais fez sucesso na franquia.

O título que procura comemorar 25 anos da franquia de sucesso, entrega um jogo excelente e divertido que com certeza será um marco nos games de corrida.

Mesmo com essa enorme quantidade de conteúdo extra, a Polyphony Digital ainda conseguiu dar atenção a jogabilidade e aos gráficos. Tudo isso faz com que Gran Turismo 7 seja uma experiência excelente que vai agradar fãs da franquia e pessoas que nunca jogaram nenhum Gran Turismo, além de agradar e muito os fãs do automobilismo.

Gran Turismo 7 tem o lançamento marcado para 04 de março de 2022 para PS4 e PS5.

Para ler mais review, clique aqui.