FootballTeam – Review

Football team

Existem milhares de jogos que prometem confrontos épicos contra amigos e adversários desconhecidos, isto pela simples satisfação e oportunidade de demonstrar quem é o melhor de todos.

Passando desde os jogos arcade com personagens animados como Mario Strikers, até chegar aos mais realistas como FIFA, PES ou Football Manager, o objetivo sempre tem sido emular a emoção e intensidade com que vivemos cada partida. Esta é a premissa na qual também se encontra o FootballTeam, um jogo de navegador onde só precisa de um e-mail para entrar e que pouco a pouco vem se tornando uma estrela em ascensão para os fanáticos por futebol na América Latina.

Desde sua chegada em outubro, este jogo polonês já soma milhares de usuários que se unem na luta para se tornarem os novos reis do futebol. Quer saber se vale a pena? Então não deixe de acompanhar este review. 

Faça parte de uma equipe no Football Team 

Alguns jogos de futebol oferecem mecânicas distintas, como o uso de itens, gols impressionantes, ou a experiência de ser técnico de um time de futebol. FootballTeam une tudo isso e acrescenta um valor importantíssimo que vem se perdendo cada vez mais no mundo virtual: a verdadeira sensação de ser parte de uma equipe.

Um dos fatores que mais curti no jogo é que não existem bots. Toda a interação é dentro da comunidade do jogo, com pessoas reais, tanto companheiros como rivais, o que te faz sentir como se estivesse numa liga de verdade. 

Registre-se na hora com seu e-mail e faça parte da comunidade

Por ser um jogo de navegador, FootballTeam é totalmente acessível para todos. O único requisito é um dispositivo com acesso a internet. É só entrar em www.footballteamgame.com e registrar-se com seu e-mail.

Deverá criar o nome do seu jogador e escolher uma posição, completar um curto tutorial para conhecer melhor as mecânicas do jogo e é isso! Chegou a hora de entrar em campo!

Treine para melhorar suas habilidades

O mundo do futebol é muito competitivo. Se quer se destacar do resto dos jogadores e conquistar títulos com sua equipe, tem que trabalhar duro.

No FootballTeam existem oito habilidades diferentes que são: ofensiva, defensiva, armação, resistência, leitura, marcação, bola parada e eficácia. Cada uma deve ser evoluída dando prioridade àquelas que se encaixam melhor na sua posição.

Por sua vez, tem um OVR, que é o seu nível geral. Pode aumentá-lo com treinamentos, e existem quatro tipos no jogo:

 

Treinamento Básico

Aqui pode selecionar até duas habilidades por vez. Cada treinamento tem um custo de euros (moeda do jogo), energia e tempo, que aumentarão conforme for evoluindo seu jogador.

Centro de treinamento

Se não tem muito tempo para ficar online, essa opção te permite treinar mais rápido com apenas poucos cliques.

Treinamento de equipe

Funciona em uma hora determinada. Os jogadores da equipe devem se registrar e escolher uma habilidade para treinar individualmente. Ao final da sessão, e dependendo de quantas pessoas se registraram, cada um recebe um bônus no treinamento.

Treinamento de truques

Aqui pode aumentar a pontuação de suas cartas para duelos de truques, como comentaremos mais adiante, mas não evolui o seu jogador em si.

Como potencializar minhas habilidades?

Algo que me agradou muito no FootballTeam é que junta os elementos de um jogo clássico de futebol com o conteúdo de um MMO e de um RPG. Aqui não somente basta as habilidades, também se usam elementos e itens que serão fundamentais no seu desenvolvimento no jogo.

Visualizando o canto superior direito, encontrará alguns recursos que serão suas principais armas no jogo: euros, energia, saúde e créditos.

Saúde

Esta seção está representada com uma maleta médica e uma porcentagem que baixará cada vez que participe de uma partida. Normalmente, demora poucas horas para regenerar, mas se machucar-se vai baixar muito mais e afetar seu rendimento.

Peça ao técnico para que te substitua que geralmente melhora, e as lesões se curam entre um e três dias quando é algo mais sério.

Energia

A energia não influencia nem muda durante as partidas, mas será vital para desenvolver o jogador, já que é através dela que pode realizar treinamentos.

Cada sessão te custará um ponto e vai aumentando progressivamente até custar 16. A cota inicial se restabelece até o dia seguinte. Quanto mais energia tem em seu favor, mais fácil será crescer no jogo.

Euros e créditos

Provavelmente tem perguntas acerca de qual é a diferença entre as duas coisas.

Os euros estão representados como cédulas, e te servirão para custear treinamentos e coisas para a equipe, se for um treinador, como: pagar o salário dos jogadores e ampliar o estádio.

Os créditos aparecem como moedas, e é o dinheiro real que se pode comprar dentro do jogo. Pode utilizá-los para adquirir pacotes, euros, energia, itens, contratar assistentes, e muito mais.

Se quer encher os bolsos dos recursos valiosos do FootballTeam sem cair na armadilha do pay to win, tem muitas formas de fazê-lo dentro do jogo, como: participar de duelos de truques, completar conquistas, atingir os vários tops semanais de habilidades, ganhar campeonatos, jogar partidas em grandes ligas, vender seus itens, trocar coleções e muito mais.

Pacotes e como funciona o mercado 

Uma parte importante para os jogadores é o vestuário. Estamos falando de itens como: chuteiras, shorts, camisas, munhequeiras e até bolas de futebol. No FootballTeam podem ser encontrados nos pacotes que o jogo dá como recompensa.

Cada pacote inclui um item cujas possibilidades de que seja melhor aumentam dependendo do nível do pacote que abre.

Existem itens de cor cinza, azul, verde, vermelha e dourada, sendo este último o mais raro e difícil de obter. É também o que mais ajuda os jogadores a aumentarem seu OVR.

Os tipos de pacote são:

 


Para abrir os pacotes precisará de chaves, estas podem ser obtidas de várias formas: pode comprar, ganhar das formas citadas anteriormente, e inclusive pode trocar pacotes por chaves. Além disso, o FootballTeam te dá uma diariamente.

As chaves premium são mais difíceis de conseguir, mas servirão para vender os itens que conseguiu na aba do mercado, se assim desejar. Aqui encontrará todo tipo de objetos com os mais diferentes preços.


Também pode usar as bolas de ouro para desbloquear seus itens obtidos com chaves normais e colocá-los à venda. Esta é a melhor maneira de obter créditos sem pagar por eles.

Buscar um time ou ser treinador de um

A parte central do futebol nos videogames e na vida real é fazer parte de equipes vencedoras que te levem a competir e levantar troféus. No FootballTeam temos a possibilidade de nos unirmos às que já existem, como também criar seu próprio time para buscar os melhores jogadores.

Entrar em uma equipe

Existem centenas de clubes no servidor que estão buscando novos integrantes a todo tempo.

Através do mesmo jogo, existe a opção de enviar mensagens e pedir que te contratem. Caso seja aceito, poderá firmar contrato por temporada e receber um salário em euros. Cada temporada dura um mês exato, mas pode sair de uma equipe sempre que quiser, mas será penalizado com um tempo sem poder entrar em outro time.

Criar uma equipe

Se você se sente mais um estrategista e quer se envolver mais na administração de um clube, tem a possibilidade de criar o seu e ser o treinador. Isto te permitirá tomar decisões importantes como mudanças táticas, contratação dos jogadores e até finanças.

Como funcionam os jogos e ligas no FootballTeam?

Na versão latino-americana encontrará quatro ligas: brasileira, mexicana, argentina e colombiana. Cada uma dessas tem Primeira, Segunda e Terceira divisão. Chegar à primeira te dará as melhores recompensas como pacotes e acesso aos torneios internacionais.

As partidas são simuladas, mas você pode ver o minuto a minuto do que ocorre, tomar decisões em tempo real para corrigir o rumo da partida e viver toda a ação do jogo. Deste modo, não se deve preocupar quando faltam jogadores da sua equipe conectados no servidor, somente se concentrar em encontrar a melhor estratégia e desenvolver suas habilidades principais.

Conclusões sobre FootballTeam 

Como fã de jogos de futebol, encontrei neste jogo uma proposta totalmente diferente do que já havia visto antes. Para triunfar deve deixar de lado a habilidade com os botões para dar prioridade à estratégia.

Apesar da ideia central ser bastante simples, também é muito viciante. Creio que se deve às evoluções que alimentam a competitividade e indiretamente te motivam a melhorar.

Como tudo, há muitas coisas que podem melhorar. A modalidade de duelo de truques dá bastante recompensas, mas é um tanto lenta. Os treinamentos necessitam de atenção, pois é somente dar um clique e esperar, mas se não tem muito tempo livre, pode perder o interesse ou se sentir frustrado.

O minuto a minuto poderia ter algum áudio ou animação. Ainda assim, o texto de descrição do que se passa na partida é dos melhores já vistos.

Outro conceito como as contratações poderiam ser reavaliados, já que é muito comum ver jogadores mudarem para equipes melhores durante um torneio, fazendo com que alguns clubes desapareçam.

Esses espaços vazios são preenchidos com equipes novas de nível baixo que pertencem a divisões inferiores, ou que acabaram de se formar, deixando uma sensação de injustiça e aborrecimento aos demais. Sem embargo, tudo isso certamente vai melhorar conforme passam as semanas e o jogo continua com seu desenvolvimento.

Minha conclusão? FootballTeam é um ótimo jogo cuja maior virtude é nos fazer lembrar porque começamos a amar tanto o futebol.

Este título não chega para competir, e sim para complementar a oferta que temos do gênero. É uma alternativa diferente e divertida para desfrutar na medida que quiser. Se é dessas pessoas que buscam algo para passar o tempo quando vão ao banheiro, poderá jogar sem problemas. Se está em busca de desafios e um jogo que consuma mais seu tempo e atenção, pode ter certeza que também é uma excelente opção.