Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise – Review

Fitness Boxing 2 Rhythm Exercise 1

Não é de agora que a Nintendo vem tentando expandir cada vez mais seu catálogo de jogos que unem diversão com exercícios físicos. O Switch está carregando o legado do Wii com muito sucesso, oferecendo cada vez mais títulos do gênero que fazem bom uso de todos os recursos do console.

O jogo da vez é Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise, sequência que apenas expande aquilo que o primeiro já fazia muito bem: mesclar boxe com um jogo rítmico e, dessa forma, incentivar o jogador a manter uma rotina de exercícios. Esse é um daqueles jogos que jogamos com um único propósito: mexer o esqueleto e perder umas calorias, então tendo isso em mente, o resto é lucro!

Segue o ritmo

Fitness Boxing 2 foi lançado em um momento muito oportuno, pois desde que o mundo foi assolado pela pandemia do COVID-19, todos aqueles que mantinham uma rotina de atividades físicas precisaram improvisar e praticar seus exercícios em casa. Mesmo que toda essa situação esteja começando a caminhar para uma conclusão, ainda precisamos manter o isolamento social, então este jogo veio a calhar tanto para quem já pratica exercícios como para quem está precisando começar!

A proposta aqui é muito simples: estabelecer uma rotina de exercícios diários. É claro que o jogo não pode ser sua única fonte de atividades físicas, mas serve como um bom complemento para quem curte jogar videogame. Tudo é muito simples de entender e até quem não está acostumado com games ou não entende inglês consegue ter máximo aproveitamento, graças ao auxílio do seu personal trainer virtual.

O jogo disponibiliza meia dúzia de instrutores para escolher, mas a única coisa que muda entre um e outro é a aparência (que pode ser customizada com roupas e cortes de cabelo). Ao escolher seu preferido, basta selecionar a intensidade do treino e imitar tudo que ele faz na tela. As sessões são completinhas e sempre incluem três minutos de aquecimento antes do boxe começar para valer.

Os exercícios em si acontecem durante as músicas, que afinal é o que dá nome ao jogo. Fitness Boxing 2 funciona como um jogo de dança à moda antiga, onde devíamos pisar nas setas correspondentes no momento exato. A diferença é que você precisa socar ao invés de dançar, fazendo bom uso dos recursos de movimento dos Joy-Cons.

O jogo oferece um catálogo de 23 músicas que incluem vários hits de sucesso, tanto clássicos quanto modernos. Porém, infelizmente é uma playlist um tanto pobre e limitada, afinal nem tem músicas o suficiente para completar um mês! Como a proposta do jogo se baseia em fazer exercícios (no caso, jogando) todos os dias, não demora nem um mês para começarmos a repetir as mesmas músicas e, consequentemente, enjoar logo em seguida.

Ficando em forma

Podemos dizer que a jogabilidade é um dos pontos mais fortes de Fitness Boxing 2. Os Joy-Cons não possuem nenhum sensor de intensidade ou recurso extremamente complexo para conseguir detectar os seus socos, mas ainda assim eles conseguem fazer tudo com uma precisão impressionante.

Tudo bem que nem tudo são rosas e existem algumas falhas. As vezes o menor movimento com a mão já ativa um comando, mas um soco super forte passa batido. É difícil entender qual o critério que os Joy-Cons utilizam para captar esse movimento, mas no geral a experiência é bem sólida e sem muito espaço para frustração.

Um outro ponto que deixa a desejar é a falta de cuidado que o jogo tem em se certificar que o jogador de fato cumpriu todos os requisitos da sessão de treino. Primeiramente, mesmo que o aquecimento esteja presente antes de quaisquer exercícios, o jogo não te pune por não realizá-lo (o que seria facilmente detectável através dos movimentos dos Joy-Cons). O aquecimento é tão importante que não é possível sequer pular essas sessões, então além de contraditório, isso é bizarro.

Outro detalhe estranho é que é possível “trapacear” no seu calendário de exercícios diários. Sempre que você cumprir uma sessão, um carimbo indica que você praticou suas atividades naquele dia em específico, mas mesmo que você abandone a sessão pela metade, o carimbo aparece lá. Tudo bem que não ganhamos nada por enganar o jogo desse jeito, mas seria mais interessante se ele pegasse mais no pé de quem está do outro lado.

Para quem não quer se exercitar sozinho, Fitness Boxing 2 ainda permite co-op utilizando um único par de Joy-Cons, o que é ótimo! Dessa forma, cada um fica com um controle e o jogo ainda consegue se adaptar a essa limitação, oferecendo os mesmos recursos do singleplayer para ambos os jogadores. Só ficou faltando permitir criar perfis diferentes dentro de um mesmo save, pois assim mais de uma pessoa poderia acompanhar o seu progresso pessoal e, dessa forma, jogar juntas todos os dias.

No geral, Fitness Boxing 2 não se difere praticamente nada de seu antecessor, mas no final o objetivo será sempre o mesmo: perder calorias jogando videogame. Não é o tipo de jogo para jogar por horas a fio ou se divertir horrores, mas certamente é um ótimo título naquilo que se propõe.