FIFA 20 – Review

FIFA 20 CAPA

Lá vamos nos para mais um FIFA, não gosto de entrar em polêmica, de que jogos anuais de esporte não tem mudanças significativas, mas temos que admitir que a serie FIFA vem tentando achar um caminho diferente com novidades, dês da campanha do Alex Hunter e agora com o modo Volta.

VOLTA FOOTBALL

Vamos ser francos, quando todo mundo viu que teria o modo Volta Football a lembrança nostálgica da época de FIFA Street do playstation 2 veio na cabeça, acredito que essa seja a maior novidade do FIFA em anos, ate mais que a campanha cinematográfica do Alex Hunter nas edições anteriores não conseguiram resgatar os fãs igual o Volta Football. Na minha concepção o modo Volta veio para ficar, se tirar esse modo o jogo ficará incompleto. A historia do modo Volta se resume a um pequeno time de rua chamado J10, o nome pode ser customizável depois, porem o time base inicial é esse. O time está em busca da gloria nas quadras, e você mais que ninguém vai tentar levar seu time ao topo.

A história não é da mais profundas, mas diverte de sua forma, e confesso que é bem empolgante entrar em quadra, antes da partida, há dancinhas e poses que dão um tom muito divertido, facilmente lembramos do glorioso mypark da serie NBA 2K. Se a EA souber explorar bem esse modo para os próximos jogos, estarão criando uma nova fonte de lucro adicional fora do famosos Ultimate Team. Infelizmente acredito que isso não seria interessa da EA, mas se tivesse um espaço aberto com várias quadras de futebol e disputas online e você controlando o seu jogador, confesso que iria viver nisso, mas vamos pensar no presente por enquanto.

O Volta trás um sistema personalizável de camisas, bonés, chuteiras e muito mais. você pode deixar o seu personagem e seu time da sua maneira, infelizmente não é possível repetir a sua roupa com os personagens do resto do time, para todos ficarem “uniformizados”, a ideia do Volta é não seguir padrões de time, mas seria interessante poder deixar todos a sua maneira.

Minha única critica ao modo Volta é a quebra de imersão com os players dos times rivais, controlados por IA que são idênticos aos seus, rostos e ate as roupas que você colocar em um jogador seu, ele aparece com a mesma aparência como adversário, isso me pareceu uma grande preguiça na criação de demais personagens adversários, com isso da uma quebrada na experiencia pois você fica com 2 personagens idênticos jogando em quadra.

MODOS DE JOGO E JOGABILIDADE

Modos como, Carreira, Ultimate team e Pro Clubs, seguem com pequenas mudanças e outros sem nenhuma mudança. O Pro clubs é o que apresentou alterações, foi adicionado pela primeira vez no modo, uma opção de customização de corrida, onde você pode mudar a animação de como seu personagem vai correr dentro do campo, por mais simples que seja, é legal você customizar seu personagem ainda mais a sua maneira. A arvore de habilidades também sofreu leve alteração, a distribuição de pontos agora possuem mais opções para seu jogador, pense bem ao distribuir sua pontuação. Por fim, ao buscar uma partida com seu time no Pro Clubs, há uma opção de escolha de uniforme, por mais que a EA tenha um bom algoritmo para que não caia uniformes de mesma cor no jogo, as vezes ele falhava, agora nos temos o controle de qual uniforme o seu time e do seu adversário entram na partida.

Os usuários do FUT não têm muitos novos recursos para se empolgar. O sistema de menus foi atualizado em alguns lugares, apesar de ter algumas novas opções, como poder vender rapidamente vários contratos ao mesmo tempo. Essa talvez tenha sido a área em que o FUT não precisou de uma mudança drástica. Ela já funciona bem e segue praticamente inalterado em FIFA 20. 

No quesito jogabilidade FIFA 20 permanece o mesmo, e isso é bom para mim, algumas adições importantes que a tempos eu desejava na serie fifa, é animações de finalização, cruzamento e cabeceio mais realistas, isso finalmente foi adicionado. É possível ver o jogador inclinando o corpo para dar um chute com “finesse shot”, é uma adição bem vinda para a serie, apesar de muitos não repararem nesse tipo de coisa, essa pequenas mudanças vão preenchendo lacunas e tornando o jogo mais completo.

Novamente vou entrar em um ponto sobre a narração brasileira da série FIFA, gostaria de entender porque não temos um narrador de verdade na narração nacional do game, pois os outros países recebem narradores de verdade para isso, nos recebemos de um apresentador de televisão, o que não faz nenhum sentido, não sei se é para deixar mais engraçado, porem não é. Ainda torço para um narração de um narrador de verdade na serie e novos modelos de fala.

DEVO COMPRAR?

Se por um acaso você esteve longe do FIFA nos últimos anos, agora é a hora de voltar, FIFA 20 entrega um jogo mais robusto em anos, é rápido e fluido, desafiador e divertido, e o pacote de licenças que se uniu a alguns sons de estádio tornando maravilhosamente imersivo. O novo modo VOLTA é o pacote surpresa e o modo Volta rouba a cena nessa edição do FIFA 20 nos fazendo esquecer rapidamente as historias de Alex Hunter.