Fear the Wolves – Review

3432622 fearthewolves images 0007

Fear the Wolves, desenvolvido pela Vostok Games, teve um vídeo mostrando seu promissor desenvolvimento há um tempo atrás. Prometia trazer uma nova jogabilidade dentro do já saturado gênero de battle royale. Entretanto o jogo está longe de se destacar no gênero ou de ter uma certa relevância.

Sobreviva

Foi uma surpresa quando descobri que era possível dirigir alguns veículos.

Aqui você é jogado na zona radioativa de Chernobyl e deverá sair de lá o mais rápido possível, pois uma onda de radiação avança cada vez mais rápido. Entretanto esse não é o único perigo, já que outros jogadores estarão espalhados pelo mapa e todos prontos para te matar, e como se não bastasse haverão tempestades e vários pontos radioativos prontos para te pegar desprevenido, entretanto, nada se compará aos lobos-mutantes, criaturas macabras vítimas da exposição a alta radiação dos arredores, eles andam em bandos e te matarão sem exitar!

Corra, mate, fuja … sobreviva!

Falando assim até parece que o jogo é bom, mas não é.

Medíocre desde o começo

Gráficos feios não impedem de ter estilo.

Fear the Wolves já mostra sua mediocridade em seu menu inicial, ali já sabemos que poderíamos estar fazendo algo mais útil de nossa vida. Primeiramente temos a opção “play”, e por não ter um servidor brasileiro, o ping sempre será alto e a falta de outros jogadores deixará ainda mais lenta a busca por uma partida. Na opção de customização podemos alterar a aparência e comprar itens (através de launch boxes) para equipar nosso personagem, interessante que podemos mudar tudo a qualquer momento na tela inicial.

Após clicar em play, você é jogado para o mapa do jogo e enquanto a partida não é formada você pode explorar o local e se deparar com a jogabilidade quebrada que o título oferece. Os movimentos do personagem não são bem animados, a interação com elementos do cenário são mal feitas e o jogo é pouco intuitivo.

A partida irá começar quando pelo menos duas pessoas entrarem no mapa, você e mais outra no mínimo, o máximo de players por partida são 8, mas acredite se você conseguir 5 já vai estar no lucro. Poucos segundos antes da partida começar devemos escolher nosso ponto de partida, basta apenas clicar em algum lugar específico no mapa. E assim a partida começa.

O gameplay

Os lobos são mais assustadores que isso.

Como dito mais acima, o objetivo é sobreviver. Ao chegar no mapa você deve procurar por itens, armas e munições, cada um com seus específicos status, e você deve pensar bem na escolha de certos itens, como por exemplo: você pega o capacete, mas ele impede de usar a máscara que vai te proteger de gases venenosos, ou você escolhe pegar a mochila, mas não vai conseguir usar a proteção contra a radiação que fica nas suas costas, uma boa diferença mas que fica apagada pelas grandes falhas do jogo.

Entre os outros jogadores tentando te matar e desastres naturais (ou radioativos) existem também os lobos e esses agregam um pouco mais de diversão e desespero nas partidas. Os lobos sempre andam em bandos, e matá-los nem sempre é uma tarefa fácil já que são bem resistentes. Não basta entrar nos prédios e casas, acreditando que estará seguro, pois esses animais conseguem abrir as portas e vão te caçar até no inferno, e acredite ouvir o uivo e rosnar deles dá uma certa aflição.

Quando o mapa estiver perto de fechar, um helicóptero irá aparecer para resgatar os sobreviventes, e vence aquele que conseguir chegar primeiro na aeronave.

Chernobyl

Wooow “”””nice””” graphics!

O mapa de Fear the Wolves é bem construído, apresentando usinas, fábricas e casas destruídas, mas também parece bastante preguiçoso com várias casas e prédios se repetindo ao longo do caminho. Ele também não é grande se comparado com outros jogos do gênero, o que justifica o pequeno número de jogadores na partida.

Muitas áreas são radioativas, e as mais perigosas são indicadas no mapa. Os fenômenos naturais, como chuva, nevoeiro, etc. dão um certo charme ao jogo e afeta o gameplay, deixando tudo um pouco mais difícil e realista.

A trilha sonora, tanto do ambiente quanto das armas não recebem nenhum destaque, mas estão longe de ser o pior do jogo.

Considerações finais

Fear the Wolves apresenta boas ideias, mas sua péssima execução faz com que o título seja esquecido no meio de tantos outros bons jogos do gênero.

*Este review foi realizado com uma cópia do jogo de PC  fornecida pela Vostok Games

Desenvolvedor: Vostok Games
Gênero: Battle Royale
Disponível para: PlayStation 4, família Xbox One e PC (via steam).
Data de lançamento inicial:  28 de Agosto de 2018

Para ler mais reviews clique aqui.