A era das conquistas nos jogos digitais

979640

Enquanto muitas pessoas consideram o recurso das conquistas nos jogos digitais algo inútil e uma total perda de tempo, muitas outras pensam o oposto e são obcecadas pela prática de completar um jogo. De um lado temos os gamers casuais, do outro os que chamamos de “Completionists”, ou simplesmente gamers hardcore. Enquanto os casuais jogam apenas pela experiência e diversão que o jogo lhes propõe, os hardcore vão mais além e querem sugar até a última gota daquele título, não sossegando enquanto não fizerem exatamente tudo que for possível nos jogos.

O conceito de conquistas nos games não é uma coisa tão moderna quanto imaginamos. Na década de 80 a Activision já estava implementando nos seus jogos algo muito semelhante, os High Scores, tabelas de pontuações onde os jogadores que obtivessem o maior Score da máquina ficariam eternizados no topo da lista… Até alguém melhor aparecer e tomar o lugar dele. Isso estimulava a competitividade de um modo saudável entre os jogadores e não só isso, também aumentava a longevidade do game de uma forma muito efetiva.

A Activision mandava cartas como forma de troféu para os jogadores que detinham as maiores pontuações nos seus jogos. Na carta acima, um jogador é parabenizado pela sua pontuação no jogo Pitfall! (1982)

Os achievements que conhecemos hoje foram implementados pela Microsoft no Xbox 360 em 2005, com o lançamento da Live e do Gamerscore. O conceito é bem semelhante ao High Score da Activision: o jogador que tem mais pontos no Gamerscore possui mais conquistas e pode exibir a todos quantos jogos ele tem e o quão bom ele é em cada um deles. As conquistas do Xbox se popularizaram tão rápido que não demorou muito para a Valve aderir a ideia e implementar isso na Steam em 2007 e, logo em seguida, em 2008, a Sony também inaugurava essa função com os troféus do PlayStation 3 vinculados a PSN. A partir daí, todo grande nome da indústria de games tinha o seu próprio sistema de conquistas, com exceção da Nintendo que ainda não demonstrou interesse pelas conquistas online mas possui alguns jogos com conquistas internas, além do portátil 3DS que também possui conquistas vinculadas exclusivamente ao aparelho. Hoje podemos encontrar essas conquistas em toda parte, até mesmo em jogos mobile, motivando diferentes jogadores.

Talvez você que se encaixe no time de gamers casuais e nunca sentiu nenhuma atração por esses troféus se pergunte: Por que as pessoas gostam tanto de caçar essas conquistas? Saiba que existe até uma explicação científica para tudo isso. As conquistas nos jogos estimulam o sistema de recompensa do cérebro do jogador, ativado sempre que a pessoa sentir qualquer tipo de prazer em atividades que sejam do seu interesse. Quando esses jogadores recebem um troféu por um determinado feito no jogo, se sentem recompensados e estimulados a repetirem os feitos e mostrarem a outros membros da comunidade gamer o quanto foram mais além e cumpriram com desafios que os outros jogadores sequer pensariam em fazer.

O Gamerscore da Xbox Live indica quantos pontos os jogadores possuem baseado nas suas conquistas. O usuário Stallion83 hoje é uma das IDs que possuem mais pontos, já ultrapassando 1 milhão!

Além do lado prazeroso disso tudo, como já dito, as conquistas foram criadas com o objetivo de estimular os jogadores a explorar mais o jogo e aproveitar melhor o que o game pode oferecer. Caso os gamers queiram completar o jogo obtendo 100% de suas conquistas (cada plataforma tem o seu modo de chamar um jogo completo, onde os usuários de PlayStation chamam de “platinado” e os de Xbox costumam chamar de “miletado”), deverão se submeter a desafios que dificilmente seriam explorados se o sistema de conquistas e troféus não os oferecessem. Isso inclui todo tipo de desafio imaginável, desde finalizar o game muitas vezes até ficar horas e horas repetindo a mesma ação afim de alcançar algum objetivo.

Jogar o mesmo jogo várias vezes em dificuldades extremas, bater recordes de tempo, caçar coletáveis, passar horas fazendo a mesma ação em busca de um objetivo, tudo isso pode parecer bobagem para quem não se importa com conquistas, mas para os gamers hardcore todo esse esforço vale a pena quando eles alcançam o seu objetivo primordial: ter o jogo completo no seu perfil para que todos possam ver o fruto de seus esforços.

Enquanto a Xbox Live recompensa o 100% dos jogadores com 1000 pontos de Gamerscore, a PSN acrescenta um troféu de platina ao perfil do usuário, onde cada platina representa um jogo completo.

Sou um Completionist e a sensação de que cumpri tudo que o jogo propõe é muito satisfatória diz Bernardo Alvarez, conhecido como Garland_Chaos na PSN, que atualmente possui 19 platinas. Já Marcello Antunes, conhecido na rede como DeadMemories25 e dono de 79 platinas, afirma Sempre fui jogador hardcore desde a infância, e quando os consoles contemporâneos da Sony introduziram os troféus foi a motivação definitiva que eu precisava, me incentivando não só a terminar como também a buscar o 100%, desejo sempre aproveitar a exploração máxima de um jogo. Além do incentivo de explorar cada arredor do jogo, há aqueles que escolhem caçar troféus pelo prazer de superar desafios, como é o caso de Marcos Valle, msvalle2011 na PSN, que hoje conta com 46 platinas, Os troféus me dão a oportunidade de desafiar a mim mesmo e ir além do que o jogo originalmente oferece, trazendo mais horas de diversão… e muitas vezes de tensão também diz ele.

Apesar da sensação recompensadora de superar desafios ser o principal fator que motiva a grande maioria da comunidade platinadora, existem jogadores que têm motivos diferentes para caçarem seus troféus. Gosto de colecionar jogos em mídia física e a grande maioria eu havia jogado apenas uma vez, depois disso deixando o jogo de lado e repetindo o processo com outros. Passei a ter a sensação de que estava desperdiçando meu dinheiro e as platinas foram a minha motivação para jogar tudo que comprei e aproveitar cada título ao máximo diz Thiago Gomes, magothiago2 na PSN, que atualmente conta com 32 platinas.

Também não é em todos os casos que os gamers hardcore estão procurando um desafio muito grande para superar, veja como exemplo Messias Silva, DarkKnightWolf7 na PSN, que possui 28 platinas e diz Platino dependendo da dificuldade, se for fácil tudo bem. Mas gosto mesmo de fazer boost (quando jogadores se reúnem para coletar conquistas online que seriam mais difíceis jogando casualmente), acho mais divertido. Com base nesses relatos, podemos notar que a comunidade Completionist abrange os mais variados tipos de jogadores, com diversas motivações, sejam elas por satisfação pessoal, por aproveitarem ao máximo os jogos, que não costumam ser baratos, ou simplesmente para estender a vida útil do game.

De forma sutil, o hábito de caçar troféus alavanca o mercado de DLCs na indústria. Alguns jogadores não se contentam apenas em completar o jogo base, eles precisam fazer 100%, o conjunto completo do game, incluindo suas expansões, que quase sempre trazem conquistas à parte e acabam sendo necessárias para se obter a porcentagem completa. Por conta disso, muitos jogadores adquirem as DLCs dos games para obterem o 100% definitivo no seu perfil, o que pode incentivar os desenvolvedores a sempre investirem nesse aspecto.

Independente de quais forem as razões de cada jogador, hoje o sistema de conquistas é algo indispensável nos jogos, pois essa comunidade caçadora de troféus vem crescendo cada vez mais e levam a prática muito a sério. Ela não só instiga o lado competitivo de cada um como também exibe para o mundo os jogos completados, o que antes da sétima geração de consoles era impossível, pois, caso você completasse um game naquela época, apenas você iria saber (e provavelmente todos que tivessem acesso ao seu Memory Card). E você? É um Trophy Hunter ou um gamer mais casual? Nos conte nos comentários onde você se encaixa e o que você acha dessa prática.