eFootball PES 2020 – Review

pes2020 okladka

*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Konami.

Aqui estamos, com a mais nova versão de Pro Evolution Soccer, com um nome alternativo esse ano, eFootball PES 2020 desenvolvido pela Konami, trás um ano com algumas melhorias para a franquia de futebol mais antiga do mundo.

Um ótimo simulador de futebol

eFootball PES 2020 continua caminhando e melhorando a cada nova edição, por mais que os ajustes sejam pequenos, os desenvolvedores trabalharam com o feedback do PES 2019 e não apenas conseguiram manter o que tornou o jogo do ano passado tão satisfatório, mas também conseguiram encontrar uma maneira de tornar o jogo mais completo, por mais pequenas que sejam as mudanças

Visualmente, o eFootball PES 2020 é fenomenal. Os estádios são de tirar o fôlego, e os detalhes não são apenas no campo; mas os espectadores, efeitos de iluminação e todo ambiente o tornam o jogo de futebol mais bonito que eu já vi. Toda a captura dos jogadores é feita com uma precisão incrível, a movimentação lenta passa um ar de realidade, principalmente no futebol brasileiro, a movimentação de passe e chute recebem polimento e deixam o jogo com uma experiencia robusta dentro de campo.

Gosto de dar destaque ao famoso “Brasileirão” onde o eFootball PES 2020 entrega com maestria, todos os 20 times da Serie A e B do Campeonato Brasileiro, todos estão presentes, com seus kits devidamente licenciados. Nos últimos anos a Konami tem dado um foco muito grande para o nosso campeonato, e tem times ate patrocinado pela marca Pro Evolution Soccer. Alguns times passaram por um escaneamento completo de jogadores, assim como no caso do Flamengo, onde maioria dos jogadores tiverem seus rostos e tatuagens fielmente representados no game.

Uma das poucas novidades do game, é a tão aguardada cenas de bastidores para o modo Carreira de treinador, agora você pode escolher que tipo de treinador você quer ser e responder a imprensa da forma que achar melhor, se você curte uma boa polêmica ou se é um treinador pé no chão e mais humilde, todas essas opções são uma boa parcela de imersão para o modo, que não passava por atualização há um bom tempo. O eFootball PES 2020 oferece uma nova câmera padrão que parece mais uma transmissão de TV, diferente da usada nos anos anteriores. Esse modo de câmera da um tom bem real para o jogo, graças as animações e gráficos realistas.

Por mais que o seu rival FIFA também não seja referência no quesito narração (na minha opinião) acredito que a escolha do Milton Leite e do Mauro Beting são boas para o jogo, mas a forma que ela é gravada e editada para os lances, deixa bastante a desejas, o orçamento para narração deve ser bem abaixo do padrão, pois o jogo não apresenta uma boa imersão ou emoção com a narração, parece algo mais robotizado sem qualquer tipo de impacto, junto com comentários repetitivos e chatos, com as mesmas observações repetidas vezes, e essa falta de diversidade significa que a narração não acrescenta em nada a partida, acredito que isso não seja culpa do Milton Leite, pois ele é uma das referencias em narrações no futebol brasileiro.

Os modos online permanecem praticamente inalterados e francamente, desinteressantes. Esses modos online agora são chamados de “eFootball” na tela inicial, de acordo com o novo nome oficial do eFootball PES 2020 . My Club ainda continua o mesmo dos anos anteriores, não tendo nenhuma menção honrosa para ele nesta versão. O modo “temporadas” infelizmente não tem um limitador de “estrelas” do time, ou seja, se você quiser jogar com um time de quatro estrelas, não há possibilidade de pesquisar oponentes que joguem com o time de mesmo nível, essa opção está presente apenas na partida rápida online.

Devo Comprar ? 

Sem dúvida eFootball PES 2020 pega o que você ama na série e a torna mais satisfatória e divertida, sem sacrificar sua pegada realista de simulação. A forte presença do futebol brasileiro é um ótimo ponto para que você possa disputar um torneio oficial do Brasileirão com o seu time favorito. A falta de modos cativantes tanto online quanto offline pode atrapalhar se você busca alguma novidade marcante para jogar. Algumas faltas de licença podem atrapalhar aqueles mais exigentes, mas o PES também tem licenças que o rival não possui, então fica ao seu critério qual caminho seguir.