Control – Review

apps.32013.64090029807136264.88ddb0db cfad 423c bb52 c5b649930fb1

*Este review foi realizado com uma cópia do jogo enviada pela 505 Games

Quando soube do novo titulo da Remedy Entertainment eu pensei, lá vamos nos para mais uma espécie de Quantum Break com personagem feminina. E fico feliz em dizer que eu estava absolutamente equivocado com meu pensamento. Control chega com um belíssimo trabalho feito pela Remedy Entertainment, misturando uma jogabilidade incrível, uma história totalmente estranha e perturbadora, fazendo com que você fique totalmente imerso naquele universo totalmente bizarro.

Assuma o controle

Em Control, nos assumimos o papel de Jesse Faden, uma moça com traumas de infância onde lhe custaram poderes paranormais e o desaparecimento do seu irmão Dylan, Jesse acredita que seu irmão foi levado pela Federal Bureau of Control (FBC), ela vai ate a base da FBC em busca de respostas sobre o desaparecimento de Dylan, em um lugar conhecido como “A velha casa”.

Jesse sente a presença de uma força maligna que infestou o prédio e que matou o diretor da FBC, Zachariah Trench. Sua pistola de serviço, uma pistola totalmente diferente que liga-se a Jesse, tornando-a a próxima diretora e deixando-a como a responsável do lugar. Jesse descobre que a força do mal que ela rotula de “Ruído”, assumiu as mentes e os corpos de muitos agentes do Bureau. Cabe a ela como a nova diretora conter o “Ruído” e descobrir como e por que invadiu a “Antiga Casa”.

Control possui elementos que nos fazem lembrar de outros jogos, assim como uma narrativa com loucuras no nível Hideo Kojima e vozes que ficam falando constantemente dentro da base da FBC que me fez lembrar muito de Hellblade: Senua’s Sacrifice, a locais no prédio onde as vozes são constantes e causam uma sensação de desconforto e horror proposital. Esses elementos tornam Control um jogo muito mais que tiro em terceira pessoa.

Ação de tirar fôlego

Apesar de toda a narrativa confusa e perturbadora, o gameplay de Control é sensacional, a Remedy Entertainment faz belos trabalhos em jogos de terceira pessoa, mas Control tem um toque especial. A arma de Jesse possui diversas formas, ela se modifica sozinha em um simples toque no botão. Ela tem modos conhecidos para os fãs de tiro, tem a modificação que a torna como uma metralhadora automática ou em um calibre 12. A arma de serviço de Jesse não é uma arma típica (como já podem perceber), você não precisa se recarregar ou se preocupar em pegar munição. Em vez disso, você precisa esperar a arma recarregar sozinha. Esvaziar completamente a arma vai significar uma tempo de recarga maior, então você terá que alternar entre usar a arma de serviço e as habilidades de Jesse. 

Ao longo do caminho, você ganha poderes como levitação e telecinese, que permitem que você explore novas áreas e lute de maneiras diferentes, isso torna o gameplay de Control totalmente “divertido” devido as circunstâncias que o jogo te deixa. O melhor em Control é sua jogabilidade e design de níveis. Não é nada fácil fazer uma metroidvania em 3D hoje em dia, Remedy consegue com uma jogabilidade de combate muito nítida, oferecendo um pequeno conjunto de armas e um mobilidade impressionante baseada nos poderes sobrenaturais de Jesse.

A Remedy Entertainment mais uma vez fez um trabalho impecável com os elementos de destruição em Control, tudo parece destrutivo, folhas voam, cadeiras, pedras, vidros, extintores de incêndio e ate galões de água fazem efeitos a serem destruídos, você pode lançar qualquer objeto no ambiente com seu poder, transformando espaços de escritórios banais e laboratórios subterrâneos futuristas em áreas de desastre. Toda a ambientação é lindamente trabalhada.

Devo comprar ?

A tecnologia Northlight trás visuais incríveis para Control, criando um nível de renderização sensacional, que vai desde excelente oclusão ambiental, e uma física espetacular junto com uma implementação muito boa de reflexos espaciais em tela, através de todos os seus níveis no mapa. Se você curte ótimos gráficos e um bom tiro em terceira pessoa, Control é uma aposta certa. E para aqueles mais exigentes em relação a historia, pode ter certeza que control apesar de ter uma confusão proposital na historia, desperta totalmente uma curiosidade para saber como isso vai terminar.

Control está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC via Epic Store.