Confira os jogos da PS Plus de maio (2017)

Última quarta-feira do mês e após a Microsoft anunciar os jogos que estarão grátis no mês de maio para os assinantes da Live Gold, a Sony também apareceu com a sua line-up de jogos gratuitos para os assinantes da PS Plus no mês que se segue. Ao contrário da concorrente, parece que a Sony não se empolgou tanto com o mês de celebração à Star Wars e não estará dando nenhum título relacionado à franquia, mas ainda assim a lista do mês de maio é a melhor em muito tempo.

Para os atrasados de plantão, ainda dá tempo de baixar os jogos grátis do mês de abril, que são Drawn to Death (PS4), Lovers in a Dangerous Spacetime (PS4), Invizimals: The Lost Kingdom (PS3), Alien Rage – Extended Edition (PS3), 10 Second Ninja (PS4, Vita) e Curse n’ Chaos (PS4, Vita). Confira agora os jogos que estarão disponíveis gratuitamente no mês de maio e quais merecem mais a sua atenção.

Tales from the Borderlands (PS4)

Para os amantes dos jogos da Telltale Games, no mês de maio você poderá baixar a primeira temporada completa de sua contribuição para a saga do famigerado RPG de tiro da 2K: Borderlands. Obviamente por ser ambientado no universo do jogo, ele está repleto de referências e personagens que encontramos ao longo dos três títulos principais lançados até então, que seriam Borderlands (2010), Borderlands 2 (2012) e Borderlands: The Pre-Sequel (2014), então caso você não tenha jogado nenhum deles, é provável que perderá muitas piadas e easter-eggs.

Tales from the Borderlands foi lançado juntamente com o The Pre-Sequel, porém por ser produzido pela Telltale ele segue um estilo de gameplay totalmente diferente do que os fãs da série estão acostumados; ao invés de um game que mescla FPS com RPG, Tales é um adventure point and click. Sendo o último cronologicamente e se passando após Borderlands 2, no jogo assumimos o controle de um rapaz chamado Rhys, esse que estava no tão aguardado dia da sua promoção na maior empresa do planeta de Pandora, a Hyperion, tal promoção que ele vem cobiçando a anos; mas o que ele não esperava é que o seu maior rival no trabalho, Vasquez, acabou matando seu antigo chefe e tomando o lugar dele no exato dia da promoção, assim o rebaixando a zelador e o humilhando a níveis inimagináveis.

Rhys não vai deixar isso barato e junto com seu melhor amigo Vaughn e posteriormente com uma vigarista profissional chamada Fiona (a segunda protagonista do jogo), o que de início seria uma vingança contra seu nêmesis se torna uma grande furada. O jogo segue o mesmo padrão “Telltale” de ser, é dividido em episódios, cada um com cerca de 2 horas de duração, e mais da metade desse tempo é gasto com diálogos interativos, onde suas escolhas influenciam levemente em certas coisas com o decorrer da história, então cabe a você decidir se esse título lhe é interessante ou não.

Abzu (PS4)

Lançado em 2016 pela Giant Studios, Abzu é um jogo totalmente abstrato que segue o mesmo estilo do famoso Journey, exclusivo de PS3 e PS4 produzido pela Thatgamecompany. O game se encaixa naquela categoria de jogos que não são para serem jogados, são para serem sentidos, afinal esse tipo de jogo não agrada a todos os públicos por ser muitas vezes parado demais, o que acaba entediando alguns jogadores.

Para você que gosta de experimentar coisas novas no mundo dos games, Abzu é um título altamente recomendado. Na pele de um mergulhador, você explorará o vasto mundo dos oceanos e da vida marinha de uma maneira nunca vista antes e com uma beleza deslumbrante. Em poucos momentos o jogo conseguirá te ganhar pelo seu visual que é lindíssimo e hipnotizante a cada segundo, e é nessa beleza imensurável que você explorará léguas e mais léguas de ambientes aquáticos e descobrirá muitas espécimes interessantes.

As mentes por trás dessa obra de arte também estavam envolvidas em Journey e no seu antecessor Flower, então se você gostou de um desses títulos, não deixe de jogar Abzu.

Blood Knights (PS3)

Depois de dois títulos conhecidos, vamos começar a onda de jogos desconhecidos que ficarão gratuitos em maio com Blood Knights. Desenvolvido pela Deck13 Interactive e lançado em 2013, esse jogo pode ser bem interessante para amantes de Diablo e jogos do gênero. Blood Knight te dá a opção de jogar com dois personagens: a vampira Alysa e o caçador de vampiros Jeremy, e ambos entrarão em uma missão mortal para recuperar um artefato que carrega um poder catastrófico… é, o enredo é bem clichê.

O gameplay mistura RPG e hack and slash com uma câmera isométrica, do jeito que Diablo costuma ser, e cada personagem possui seu próprio estilo: enquanto Jeremy é o tank que usa uma espada como arma e só pode atacar no corpo-a-corpo, Alysa usa balestras para atacar a distância. Você ainda tem a opção de jogar em coop local, onde cada player assume um personagem, mas caso seja um jogador mais solitário, você poderá assumir os dois personagens alternadamente.

Não é um dos melhores jogos que poderia estar nessa lista mas ainda assim é um jogo no mínimo interessante, apesar de pouco conhecido.

Port Royale 3: Pirates and Merchants (PS3)

Mais um título quase que totalmente desconhecido para o PS3, dessa vez um jogo de estratégia que simula batalhas navais do século XVI e XVII; Port Royale 3 foi desenvolvido pela
Gaming Mind Studios e lançado em 2012. No jogo você supostamente assume um jovem espanhol que saiu velejando para viver suas próprias aventuras e acabou chegando no Caribe, terra de muitos piratas. Lá ele conhece uma bela donzela chamada Elena, onde ele instantaneamente se apaixona pela mesma e essa é a sua motivação no jogo, conquistar o coração de Elena.

Para isso o game te dá duas opções de campanha: “o caminho do negociante”, onde você deve fazer a cidade de Cayman prosperar economicamente e torná-la uma grande metrópole para que assim a garota passe a te amar, e para isso você terá que negociar especiarias e proteger a cidade de eventuais ataques. A outra opção é “o caminho do aventureiro”, focado totalmente no combate do jogo, onde Elena é sequestrada por um francês que quer se casar com ela e você precisa salvá-la.

Basicamente é isso que você fará ao longo do jogo; ou estará administrando uma cidade ou estará enfrentando frotas de navio até salvar sua amada. Mas fica a questão: o que será que essa Elena fez para que o nosso protagonista ficasse tão obcecado por ela?

Laser Disco Defenders (PS4, Vita)

Hora de prender um pente de cabelo no seu Black Power e colocar sua calça boca de sino, pois Laser Disco Defenders vem aí. Desenvolvido pela Out of Bounds e lançado em 2016, esse jogo que tem um visual e uma trilha sonora totalmente inspirado nos anos 70 te trará uma infinidade de fases a serem jogadas e robôs a serem explodidos em um shooter frenético e psicodélico.

O game gera fases aleatoriamente e por conta disso você nunca jogará a mesma fase duas vezes, e do resto é só sair de level em level atirando em tudo que se mexer e curtindo musiquinhas de discoteca. Infelizmente ele é apenas singleplayer, o que é uma pena considerando o estilo do jogo e o quão ele ficaria melhor sendo jogado com um amigo.

Type:Rider (PS4, Vita)

Pra finalizar, temos mais um jogo artístico com Type:Rider, que foi lançado em 2013 e produzido pela Ex Nihilo. Apesar de ser indie e muito simples, a ideia do game é bem original, pois você controla dois pontinhos que vão descobrindo a história da escrita ilustrada em caracteres e imagens da época em questão.

Além do grande conteúdo histórico, o jogo ainda conta com vários puzzles combinados de uma arte e trilha sonora muito imersiva, sendo mais um título muito interessante do mês de maio. Mais uma vez, assim como Abzu, esse é outro jogo feito para um público alvo muito específico, mas vale a pena dar uma chance à ele por ser uma jogatina rápida, sendo possível finalizá-lo em menos de 3 horas.

Esse são todos os 6 jogos da PS Plus de maio, sendo 4 para o PS4, 2 para o PS3 e 2 para o Vita. O que acharam? Comente aí qual você achou mais atrativo, e fique ligado no site para mais informações das futuras line-ups. Os jogos estarão disponíveis para download no dia 2 de maio.