Concrete Genie – Review

Concrete Genie

Eu não tinha tanto conhecimento sobre Concrete Genie ate seu lançamento, achei a divulgação bem discreta por parte de Sony, algo que me deixou bastante curioso sobre isso. Mas ate que recebemos uma cópia de Concrete Genie com um caderno do jogo e lapis de cor, para fazer jus a tudo que o jogo representa.

Um mundo sem cor

Concrete Genie gira em torno de um adolescente chamado Ash, que é um artista tímido e quieto, perdido em seus desenhos e esboços. Ele fica em uma antiga cidade chamada Denska, que é abandonada principalmente depois de ter sido arruinada por um desastre econômico. Mas Concrete Genie não é só um jogo sobre desenho, é um jogo sobre arte, fazer arte e apreciá-la. É um jogo sobre bullying e como lidar com isso. À medida que avança pela cidade de Denska, você constantemente tenta evitar esse grupo de agressores. Ao encontrá-los, você aprende as razões pelas quais eles atacam os outros. É um jogo saudável que tenta contar uma história sobre o bullying e as possíveis razões pelas quais os outros intimidam. Iluminar a cidade com seu pincel limpa a escuridão. 

Ash, que se vê impiedosamente intimidado por um grupo de delinquentes que roubam suas obras de arte, arrancam as páginas e as espalham pela cidade. Depois de jogá-lo em um teleférico destinado ao farol próximo, o que se segue é uma jornada de redenção e perdão enquanto você parte em uma missão para recuperar as páginas perdidas do seu caderno de desenho e trazer vida de volta à cidade poluída.

Concrete Genie é um jogo de ação e aventura onde você sobe em edifícios, pula por telhados, balança em postes e faz o que for necessário para fugir dos agressores e alcançar a próxima obra-prima que você deve pintar. O grupo de agressores o perseguirá se o encontrarem, mas é relativamente mais fácil se afastar. Se você achar que eles estão bloqueando o lugar para onde você precisa ir ou ficar perto de uma nova página que você deseja encontrar, pressionar o D-Pad faz você gritar com eles. Eles correm para onde quer que tenham ouvido você instigá-los, para que você possa passar despercebido.

Traços que ganham vida

Os “Genies” são a vida e a alma do Concrete Genie . Eles são fundamentais para a sua progressão, pois sem eles você não pode limpar a lama roxa e acender todas as luzes, e eles também podem afetar objetos no ambiente para eliminar obstáculos que se interpõem no seu caminho. E eu mencionei como eles são fofos? Eles costumam parar e solicitar que você desenhe alguma coisa, e você sempre obedece não apenas porque precisa, mas também porque deseja fazê-los felizes. Eles são avatares digitais, mas sua alegria é contagiosa.

Felizmente, o Pixelopus passou um pouco de tempo desenvolvendo os punks residentes da cidade e deu a eles razões ​​para seu comportamento desagradável. Quando cada um entra em contato com o pincel mágico de Ash, você verá que suas vidas contribuíram para o desenvolvimento de suas personalidades malvada. Um bandido, por exemplo, foge de casa sempre que seus pais brigam. E quanto mais você aprende sobre os agressores e suas respectivas situações, mais você começa a vê-los como seres humanos, em oposição a antagonistas que querem apenas tornar a vida de Ash infeliz. É um toque bem-vindo à história, pois dá peso e profundidade a toda a experiência. O Pixelopus tem uma compreensão clara do que faz uma história funcionar, nos temos: assédio moral, empatia, reconciliação. O fato de o jogo ser lindo também ajuda muito. Com a quantidade de amor e carinho derramados na narrativa, quando o jogo acabou, eu queria mais dele.

O Concrete Genie é simplesmente um exemplo clássico de qualidade sobre quantidade e, além de algumas queixas com a hora final do jogo, este é facilmente um dos melhores jogos de 2019. Nada mal para um título que se encaixa em cerca de 5 horas. É uma ótima vitrine de como os jogos podem se libertar das normas convencionais e ilustrar uma idéia de maneira inteligente e polida.