Call of Duty – Black Ops 4 – Review

call of duty black ops 4 beta

A redenção de COD 

Activision assumiu um risco e fez algo diferente com a série Call of Duty. Eles permitiram que a desenvolvedora Treyarch jogasse fora a campanha de single-player planejada para Call of Duty: Black Ops 4 durante o desenvolvimento, e substituísse por outro tipo de modo multiplayer – o maior que a série já viu. Uma mudança até bem vinda por muitos, mas mal vista por outros, Call of Duty é lembrado por suas gloriosas campanhas do passado, deixou bastante a deseja nos últimos anos, apesar de eu não achar que Infinite Warfare seja tão ruim quanto dizem, gosto da pegada sci-fi em qualquer tipo de produto de entretenimento, acho que o passado como a primeira ou segunda guerra mundial já foi muito explorado, talvez um meio termo baste.

Evidentemente, a ausência de uma campanha deixa um buraco. Tornou-se um ritual entre os fãs para iniciar um novo jogo Call Of Duty jogar a campanha e em seguida, ir direto para o multiplayer. Isso não é uma opção no Black Ops 4, no entanto. Seu menu principal minimalista sinaliza os três modos a seguir: jogo on-line competitivo, os novos e melhorados Zombies e o modo tão esperado – Battle Royale: Blackout.

Você estaria certo em dizer que Call of Duty – Black Ops 4 é apenas Blackout. Toda a divulgação pesada em cima do novo modo para atrair jogadores que se tornaram fãs do modo Battle Royale. Blackout representa um dos três principais pilares do Black Ops 4 juntamente com as suas missões multiplayer regulares e cooperativas de zumbis, é muito mais polido do que o PUBG e os inúmeros jogos de Battle Royale “early access” no mercado. É especialmente impressionante, dado que o Blackout foi uma adição relativamente recente a uma franquia e mecanismo de jogo que nunca apoiou contagens e mapas de grandes jogadores. Aqueles fãs mais chatos dizem que COD perdeu sua essência, mas vejo isso como uma adaptação de mercado e de tendência.

O Blackout permite que até 100 jogadores entrem no maior mapa de Call of Duty de todos os tempos – composto por locais e cenário familiares de todos os jogos Black Ops da Treyarch – sem equipamentos ou armas. Os jogadores, jogando sozinho ou em duo / squad, devem se apressar para se equipar com armas, equipamentos, regalias, armaduras, primeiros socorros e modificações para suas armas. Há veículos e suprimentos aleatórios também. Uma vez que você morre, você está fora do jogo e pode assistir ou voltar ao menu. Blackout faz as mesmas coisas que o PUBG faz, mas adiciona certos elementos do Call of Duty, certos locais de mapa que apresentam zumbis de IA e caixas de mistério (com armas raras).

O papel do modo Zombies é mais importante do que nunca em Black Ops 4. Este modo de jogo é eminentemente a parte que tem que compensar a perda do modo de campanha tradicional. De fato, este Call of Duty rompe com o hábito de sempre existir um modo de história. A Treyarch sabe o que as pessoas estão jogando e terá recebido indicações de que, com a exclusão do modo de campanha, não há muita perda.

O Black Ops 4 traz muitas mudanças para a série. Se são ou não boas mudanças, é uma escolha pessoal. Eu os achei que as grandes mudanças fizeram super bem para a série Call of Duty, ela já vinha tentando acertar um tom para continuar. Acredito que com as novas opções e modos de jogo, Call of Duty tem muito a evoluir.

 

*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Activision.