Atomicrops – Review

Atomicrops 1

Se você é daqueles que adora ver sua própria fazendinha prosperar em jogos como Story of Seasons e Stardew Valley, Atomicrops vai renovar toda a sua experiência com simuladores de fazenda. A proposta do jogo já começa a inovar no gênero: não se trata somente de um simulador, mas sim de um simulador roguelite!

É difícil de imaginar o que pode sair dessa ideia maluca, mas a Bird Bath Games entregou um jogo surpreendentemente divertido e viciante, misturando diversos elementos de vários jogos. Em Atomicrops, você deve sobreviver em um mundo apocalíptico e cultivar suas sementes ao mesmo tempo que precisa defendê-las de hordas e mais hordas de criaturas mutantes sedentas por sangue… e vegetais.

Colhendo o que plantou

O modo como Atomicrops funciona é um tanto simples, mas consideravelmente complexo. O jogo disponibiliza um pedaço de terra em que podemos plantar e lá já tem tudo que precisamos: sementes, terra fértil, um poço e até abelhas para ajudar com a fertilização. De dia, tudo que devemos fazer é plantar o máximo de vegetais que for possível. Após alguns minutos a noite chega e daí começa a parte em que devemos defender nossos domínios de diversas criaturas mutantes que só querem causar o caos por aí.

No começo só contamos com um tipo de semente, mas conforme se joga, é possível desbloquear mais sete variações – cada uma com seus próprios desafios de cultivo, exigindo uma quantidade diferente de água e crescendo em um ritmo diferente das demais. Parte do desafio do jogo é saber administrar bem o seu dinheiro e escolher quais sementes você vai plantar naquela rodada. A grana é curta e, para maximizar seus lucros, é preciso ter muito estratégia na hora de plantar.

Com o tempo também é possível obter algum suporte na fazenda, então além das abelhas você pode recrutar animais para desempenhar diversas funções e tornar seu trabalho menos árduo. Quanto mais bichos você tiver, mais vantagens terá e com o tempo as coisas podem até ser feitas de forma automática.

Agrotóxicos são para os fracos

Dominar a arte da plantação não é o bastante, pois você precisará protegê-la com tudo que tiver e, a cada dia que passa, criaturas mais fortes vão aparecendo. Como se não bastasse, esses bichos também portam armas e lutam de igual para igual com você, então não vai ser uma tarefa fácil.

Felizmente, contamos com um arsenal considerável no jogo e as armas ainda podem ser melhoradas, então o que não falta são recursos para matar esses monstros com estilo. Além da boa administração na hora de comprar as sementes, também é essencial investir bastante nas defesas, pois é isso que vai manter suas sementes tão caras sãs e salvas.

A variedade de inimigos é tão boa quanto a variedade de armas e você vai descobrir bem rápido que não dá para ter nem um minuto de paz neste jogo. Ao final de cada estação (que dura três dias dentro do jogo) enfrentamos um chefe e são nesses momentos que descobrimos se estamos fazendo uma boa gestão ou não. Para piorar nossa situação, as armas quebram, então pode esperar um bom nível de desafio em Atomicrops.

Por ser um roguelite, é natural esperar um jogo com duração ilimitada e aqui eles fazem isso de maneira muito sutil. Nosso objetivo é sobreviver durante as quatro estações e ao inverno nuclear, que encerra um ciclo completo. Sempre que você atinge esse feito, o ciclo recomeça, só que dessa vez mais difícil. O mais maluco disso tudo é que ainda existem outros elementos de simuladores, incluindo relacionamentos – sim, dá para casar nesse jogo! O legal é que até isso foi bem elaborado com as respectivas particularidades deste título e seu cônjuge tem uma participação importante dentro da sua fazenda.

Tudo isso torna Atomicrops um jogo único e cheio de personalidade. Você terá um bom simulador de fazenda, um bom roguelite, um bom jogo de ação e pode até sair casado! Esses fatores combinados com as incontáveis horas de gameplay tornam desse jogo uma das maiores surpresas indies de 2020.