Assassin’s Creed Odyssey – Review

assassins creed odyssey

Após 1 ano do lançamento de Assassin’s Creed Origins a Ubisoft lançou novamente um jogo da franquia em um curto intervalo de tempo, erros do passado assombram a série. mas eles parecem ter acertado o tom que a franquia pode levar no Origins, e isso foi repetido e melhorado em Assassin’s Creed Odyssey.

Faça a sua Odisseia.

Com Assassin’s Creed Odyssey a Ubisoft mostra ainda que esta série é mais forte quando não tem nada a ver com Assassin’s Creed. Falo isso pelo fato de que meu jogo favorito da série ser o Assassin’s Creed – Black Flag,  o primeiro jogo da franquia a sair dos padrões já mostrados nos anteriores. Não desmerecendo a franquia original, claro, mas sabemos que o estúdio ousa mais quando abre um laque de possibilidades.

Odyssey ocorre 400 anos antes da organização dos assassinos e tem mais elemento parecidos com The Witcher do que outros jogos da própria série. Se você já jogou um jogo Assassin’s Creed antes, você sabe o que esperar, você já está familiarizado com a série, que nem se dá ao trabalho de falar sobre os grandes bandidos Abstergo, o Animus, a guerra de milênios entre os Assassinos e os Templários.

Depois de uma dramática abertura feita diretamente dos 300 de Zack Snyder, a maior parte da ação segue a Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta, odyssey coloca você durante um período tumultuado para a Grécia, você pode escolher jogar como um dos dois irmãos Alexios ou Kassandra, ambos mercenários, intitulados de Misthios.

Assassin’s Creed Odyssey não é apenas o maior jogo da série, mas também provavelmente o melhor. Odyssey leva as mudanças fundamentais do sistema feitas em Assassin’s Creed Origins e as combina com novos recursos que tornam o jogo mais dinâmico, mais apresentável e muito, muito mais profundo. O resultado é uma aventura emocionante, gigantesca e incrivelmente bela que realmente faz jus ao seu título. A história é bastante normal, mas o que a torna interessante é como você realmente tem algum controle sobre o personagem principal. O personagem ainda tem uma personalidade distinta, mas você é capaz de tomar decisões em vários pontos do jogo, que moldam suas crenças. Isso também era visto em Origins, mas parece mais profundo e significativo aqui.

Várias vezes me deparei em situação de profunda angustia e desespero, como impedir que uma família doente seja queimada viva para não infectar o resto da população, esse tipo de escolhe vai interferir completamente naquele ambiente, mas essa escolha não afetará o que você pode fazer no resto do jogo: nem mesmo as novas opções de romance, que permitem que você flerte com homens ou mulheres, independentemente de você estar jogando como Kassandra ou Alexios. Não espere que os relacionamentos se desenvolvam ao longo do jogo – isso não é nada mais do que algumas opções de flerte e um corte de cena quando você vai para um beijo, mas é uma novidade muito bem vinda em um mundo onde você interaja com as pessoas de mais maneiras do que apenas matá-las.

Odyssey se esforça muito para manter várias formas diferentes de jogabilidade ao mesmo tempo. Ele está tentando equilibrar a jogabilidade do navio, a exploração do mundo aberto, a guerra de facções, a caça e uma batalha de atrito contra um antigo culto. É como se nenhum desses elementos individuais ganhasse a atenção que eles merecem, então eles acabam se sentindo despojados comparados ao jeito que eles são quando os vemos em outros jogos. Há uma coisa em que posso dizer que a Odyssey se destaca, e isso é para mostrar a beleza do antigo Mediterrâneo. As ilhas gregas e o que elas  nunca foram tão lindas. Os padrões climáticos e o ciclo dia-noite, embora não fossem notáveis ​​por si só, criam um visual de tirar o folego para o vasto mapa de Assassin’s Creed Odyssey.  

Como sabemos sobre a franquia Assassin’s Creed, ela possui muitas missões que se torna repetitivo, mas na maior parte é agradável. A emoção de descobrir como matar um alvo cercado por dezenas de guardas ainda permanece. Eu também estou completamente impressionado com a profundidade do mundo, é absolutamente enorme, e o nível de detalhe é impressionante, especialmente quando você finalmente faz o seu caminho para as cidades maiores, como Atenas. 

Devo comprar ? 

Os elementos de RPG expandidos de Assassin’s Creed Odyssey ajudam a apoiar a história e fornecem mais profundidade ao sistema de progressão do que nunca. O principal de exploração, stealth e combate permanece praticamente inalterado em Origins, mas agora você tem mais liberdade para abordá-lo do seu próprio jeito e desenvolver seu personagem e equipamento para se adequar ao estilo de jogo que você considera mais divertido.

Apesar do seu vasto universo na Grécia, a campanha principal e o mapa não me prendeu tanto igual Origins, por algum motivo acho toda aquela parte egípcia, piramides, descobrindo tumbas é bem mais interessante, um tom de exploração que foi deixado meio de lado em Odyssey, talvez por conta da narrativa não proporcionar este momento, já que quando lembramos de Espartanos, Gregos e Persas, já nos vem uma grande luta na mente.

Os fãs que estão procurando por um jogo épico e grego para investir algumas centenas de horas, irão encontrar um rico mundo, uma quantidade absurda de conteúdo, é um adicional bem-vindo para Assassin’s Creed. Por fim acredito que a Ubisoft acertou na formula nova de jogar Assassin’s Creed, e Odyssey é a prova disso. 

Assassin’s Creed Odyssey está disponível para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC

 

*Este review foi realizado com uma cópia disponibilizada pela Ubisoft