Aliens: Fireteam Elite – Review

Em 2014, os fãs da franquia Alien ganharam um presentão chamado Alien: Isolation, um survival horror que carregava com louvor tudo aquilo que faz O Oitavo Passageiro ser tão bom. Contudo, já tem um bom tempo que estamos na carência de um jogo que contemple com sucesso sua sequência, Aliens: O Resgate, lançada em 1986; apesar de não agradar a gregos e troianos, não dá para negar que é um bom filme, misturando elementos de ação e terror na medida certa.

Eis que em 2021 nossas preces finalmente foram atendidas e Aliens: Fireteam Elite chegou para mudar isso. Após o grande fiasco que foi Aliens: Colonial Marines, já estava mais do que na hora de recebermos um jogo de ação decente ambientado na terra dos xenomorfos – e este aqui consegue até superar as expectativas!

Bem-vindo ao inferno

Assim como nos filmes, Aliens: Fireteam Elite honra todo o mistério envolto à lore da franquia. Nós só sabemos que o mundo é governado por megacorporações suspeitas e que, como de costume, um time de fuzileiros é enviado para um planeta desconhecido a fim de “estudar” os xenomorfos, mas é claro que nenhum deles sabe que estão embarcando em uma missão suicida. O resto pouco importa, já que estaremos ocupados demais lutando pela nossa sobrevivência.

O jogo traz quatro campanhas curtas com três fases diferentes. Cada uma é ambientada em um lugar diferente e conta com sua própria narrativa, que na verdade é só um pano de fundo para tentar justificar nossa presença ali. Esse é mais um daqueles jogos que nos juntamos a mais dois amigos (ou BOTs) para cruzar de um ponto a outro no mapa enfrentando hordas e mais hordas de inimigos, simples e efetivo como deveria ser.

Existem quatro classes disponíveis para escolher, variando entre ataque e suporte, e obviamente só é possível alcançar um trabalho em equipe ideal quando jogamos com amigos. Os BOTs até são eficazes em combate, mas nunca exploram o potencial máximo de suas habilidades e, não menos importante, não é possível combinar estratégias com uma IA. O recomendado é jogar com amigos sempre que possível, especialmente nas dificuldades mais altas, que deixam as coisas bem mais interessantes.

Já se tratando da IA dos inimigos, não espere um Colonial Marines 2.0. Os xenomorfos nunca foram tão agressivos e aqui não basta só sair atirando para todo lado, tem que ter o mínimo de estratégia – a não ser que você esteja jogando nas dificuldades mais altas, porque daí você estará bem ferrado de qualquer forma. Além dos famosos Aliens, ainda enfrentamos sintéticos e face huggers (e sim, eles grudam na nossa cara). Os sintéticos são os encarregados de mudar razoavelmente o ritmo do gameplay, substituindo o tiroteio rápido e intenso por um cover shooter padrão que não é lá tão legal quanto parece, mas pelo menos troca um pouco os ares.

Construindo o fuzileiro perfeito

O modo de progressão de Fireteams Elite envolve um montão de grind e repetição, o que é tanto bom como ruim. Bom porque as fases são curtas e isso serve de incentivo para repetí-las incontáveis vezes, mas ruim porque obviamente vai enjoar em algum momento – e se você estiver jogando sozinho, isso vai acontecer bem rápido.

A progressão acontece tanto pelo level do personagem quanto da classe escolhida, que evolui de forma separada, então quem quiser atingir o ápice de cada uma tem muito jogo pela frente. Além do grind, os jogadores também podem ousar se desafiar mais com os Cartões de Desafios, que impões certas restrições e regras que dificultam ainda mais a sua vida e mudam completamente a dinâmica do jogo. Não é obrigatório, mas certamente é um adendo bem-vindo.

Entretanto, infelizmente essa matança infinita de xenomorfos é tudo que encontraremos em Aliens: Fireteams Elite. Além das campanhas, o único modo diferente é o chamado Hordas, e adivinhem? É exatamente igual à campanha, a única diferença é que estamos em um mapa fixo matando inimigos que vão aparecendo até você não aguentar mais. Bem que poderiam ter criado algumas coisinhas mais variadas – quem sabe até um modo semelhante ao que temos na série Killing Floor, com jogadores controlando tanto os fuzileiros quanto os monstros.

Já o restante do pacote é bastante satisfatório e nenhum fã de Alien sairá desapontado. A direção de arte é extremamente fiel ao que vimos nos filmes e isso é de se tirar o chapéu, pois consegue transmitir a sensação de estarmos jogando um longa da franquia; o mesmo pode ser dito da trilha musical, que capta bem toda aquela atmosfera retrofuturista. Quem jogar na nova geração de consoles ainda contará com uma taxa de quadros maior e feedback háptico do controle (no caso do PS5), mas o upgrade gráfico é praticamente imperceptível.

Aliens: Fireteam Elite é um jogo para todo fã dos xenomorfos ou de jogos de ação. É puro tiro, porrada e bomba do início ao fim, o que sempre fica melhor na companhia de amigos. Se você está com saudades de ver a franquia no cinema, aproveite que ela está bem servida nos games para embarcar neste universo uma vez mais.