2 Séries: quando ser gay não é a questão

Junho é o mês internacional de luta LGBT e nesse domingo em São Paulo ocorreu a Parada do Orgulho LGBT, uma das maiores do mundo. É um momento para a sociedade inteira olhar para essa minoria que luta contra a homofobia, por direitos iguais e respeito. Pensando nisso resolvi contar sobre 2 séries que ser gay é o centro da história, mas absolutamente banal no contexto. Se você não tem preconceito, ou quer perder (já tá mais que na hora) recomendo essas duas, vai sem medo, certeza que vai gostar.

Grace and Frankie
Grace and Frankie 2015 – (4 temporadas) 
Netflix

Duas mulheres descobrem que além de sócios seus maridos são companheiros há mais de 20 anos e agora, já na ‘terceira idade’, resolvem se casar. A série é estrelada de atores geniais: o casal em questão é Sol (Sam Waterston, o eterno promotor do Law and Order) e Robert (Martin Sheen,  Prenda-me Se for Capaz, Os Infiltrados, Homem Aranha). Mas a série é de verdade sobre a relação das suas ex-mulheres, Frankie (Lily Tomlin, Panteira Cor de Rosa, O acompanhante) e Grace (Jane Fonda, vencedora de Oscar, Barbarella).

A diversão da série está na relação das duas, completamente diferentes: enquanto uma ainda vive nos anos 60, com meditações, ioga e substancias ‘divertidas’ a outra é a típica urbana, linda, vaidosa e empresária. No processo de separação acabam tendo que conviver, forçadamente, na mesma casa. Nesse processo elas vão descobrindo como reconstruir uma vida nova uma com a ajuda, mesmo que forçadamente, da outra.

A série conta como é lidar com um ex-amor, e como é ter um novo relacionamento. Amor, envelhecer, sexo, família e carreira são abordados de maneira leve e divertida sem precisar cair em lugares comuns. Fora que com um time desse, são Oscars, Globo de Ouro e Tonys aos montes, não tem como dar errado.
Pleaser Like Me – 2013 – 2016 (4 temporadas)
AABC – Australia
Nos primeiros 15 minutos da série o Josh leva um fora da namorada (depois de ter gasto absurdos 12 dólares em um sundae), descobre que realmente gosta de ficar com homens e recebe um telefonema do pai dizendo que a mãe tinha acabado de tentar se suicidar. Tudo isso em um mesmo dia. Mas fica tudo bem. Mesmo.
Ele divide uma casa com Tom, que luta para conseguir manter alguma garota… mas também tem sérias dificuldades.Essa é uma série absolutamente despretensiosa sobre alguns amigos, como a grande maioria dos sitcons tradicionais. As dificuldades de conseguir ganhar dinheiro, lidar com os seus pais. Tudo que qualquer um de vinte-e-poucos anos passa, está lá.
Entre cenas absolutamente desconfortáveis e diálogos preciosos, essa série consegue capturar a angustia de se tornar adulto e responsável. As piadas, drinking games e jogos, os desafios de como lidar com Tinder, Grinder e afins…. tudo nessa série muitas vezes parece real demais para qualquer um.