10 platinas fáceis para começar sua coleção #2

Marvels Spider Man

A oitava geração de consoles está chegando ao fim, então agora é o momento ideal para você diminuir sua lista de pendências e tirar a poeira de vários jogos lacrados da sua coleção. Aproveitando a deixa, que tal começar a platinar o máximo de jogos que conseguir antes de partir para o PlayStation 5 ou Xbox Series X?

Há alguns anos nós indicamos 10 plátinas fáceis para começar sua coleção, porém muitos jogos citados são da geração passada (que muito em breve vai se tornar mais passada ainda). Nada mais justo do que trazermos uma lista atualizada, com jogos exclusivos da oitava geração e o melhor: todos com platinas incrivelmente fáceis para enfeitar sua conta e garantir horas de diversão.

A lista não possui uma ordem específica, então não está organizada da mais fácil para a mais difícil e vice-versa. Todas as platinas listadas aqui são “melzinho na chupeta”, então sem mais delongas, bora platinar!

Concrete Genie

Começamos com um exclusivo do PS4 que passou um tanto despercebido, mas que merece ser jogado! Concrete Genie é um jogo com uma proposta fofa e relaxante em que você deve devolver as cores e a vida a uma cidade triste e cinzenta.

O jogo não é longo e dá para pegar todos os troféus brincando. Para platinar, você só precisa pintar tudo na cidade, encontrar todos os colecionáveis e brincar de várias maneiras com seus gênios (as pinturas vivas que nos acompanham no jogo). Uma platina para todas as idades!

Undertale

Undertale foi um sucesso instantâneo e continua sendo referência até hoje, principalmente entre os fãs do clássico Earthbound (que serviu como a maior inspiração desse título). O jogo possui troféus compartilhados entre a versão de PS4 e Vita, então quem tiver os dois consoles poderá continuar seu jogo na plataforma que quiser, pois existe cross-save.

A campanha dura em torno de cinco horas e é possível platinar antes de terminar o jogo! Só existe um conjunto de troféus perdíveis, que seriam os de doar dinheiro para o altar do cachorro. Esse altar muda sua localização dependendo de como você finalizou a batalha contra Papyrus (o poupando ou o matando), então de acordo com suas escolhas até ali, pode ser que ele nem apareça, tornando esses troféus perdíveis. Felizmente, essa batalha fica no começo do jogo e você não precisará jogar tanto caso precise repeti-la.

Pegando os troféus do cachorro, todos os outros virão naturalmente e você conseguirá a platina antes de enfrentar o último chefe.

Life is Strange 2

O primeiro Life is Strange e sua pre-sequel, Before the Storm, já tinham platinas suficientemente fáceis para ninguém botar defeito. Sua sequência não faz diferente e platinar a jornada dos irmãos Sean e Daniel é brincadeira de criança.

Tudo que você precisa fazer é completar os cinco episódios, fazer um desenho em cada um e encontrar os cinco colecionáveis escondidos em cada capítulo. Caso você perca algum colecionável, basta repetir o trecho do episódio em que ele se encontra na Seleção de Capítulos (o jogo até te indica em qual parte ele está). Quer mais moleza que isso?

Conan Exiles

Nem precisa ser fã do Conan para platinar esse aqui, pois temos outro título que te dá tudo de mão beijada. Ele foi um dos jogos gratuitos da PlayStation Plus de 2019, então se você é assinante de longa data, tem mais uma platina super fácil te esperando em sua biblioteca de jogos.

Conan Exiles foi lançado originalmente para PC, então quando foi portado para consoles, todos os recursos que só costumamos ver em jogos de PC também foram implementados. Isso significa que você pode ativar um God Mode e ditar as regras no jogo – e o melhor é que os troféus continuam funcionando!

Além de ficar invencível, você pode subir 100 levels de uma vez só, invocar qualquer inimigo que desejar, se teleportar para qualquer lugar do mapa, usar qualquer tipo de recurso à vontade e por aí vai. Só terá um único troféu que exigirá um segundo jogador, mas o resto é tão fácil quanto respirar.

Detroit: Become Human

Outrora exclusivo de PS4, quem jogou qualquer outro jogo da Quantic Dream provavelmente já sabe o que te espera neste aqui. Não existe dificuldade alguma para platinar, afinal esses jogos são quase um filme interativo e você só anda, interage com as coisas e eventualmente enfrenta alguns Quick Time Events.

Todos os troféus estão relacionados com escolhas que fazemos ao longo do jogo, então tudo que você precisa fazer é rejogar alguns capítulos várias vezes, sempre alternando suas escolhas para desbloquear novos caminhos nos capítulos seguintes. É fácil, porém exige uma repetição extrema e pode ser meio maçante.

RiME

RiME é um daqueles jogos bonitinhos, coloridos e contemplativos com uma bela mensagem no final (que pode até conseguir arrancar umas lágrimas de um ou outro). Com uma campanha curtinha que mal chega a cinco horas de duração, dá para terminar tudo em um único dia, dependendo do quanto você jogue.

Dito isso, a platina só exige terminar o jogo, encontrar todos os colecionáveis, segredos e coisas do tipo. Existe um ou outro troféu que requer fazer alguma coisa em um trecho específico, mas tudo ainda é muito fácil.

Seguindo a onda de Concrete Genie, é uma platina divertida e relaxante.

Star Wars Jedi: Fallen Order

Star Wars Jedi: Fallen Order é um jogo que nos engana duas vezes. Você começa achando que é um mero hack and slash ao estilo The Force Unleashed, mas logo descobre que as mecânicas são mais semelhantes ao gênero “soulslike”, o que pode tornar o começo do jogo bem mais difícil do que esperávamos.

Porém, ao continuar jogando, o game fica consideravelmente fácil e logo você descobre que a platina também é muito generosa. Primeiramente, não existe troféu de dificuldade, então você pode até jogar no Fácil, se quiser. O restante envolve matar alguns inimigos utilizando as várias habilidades de Cal Kestis, encontrar todos os colecionáveis espalhados pelos planetas e coisas do tipo.

Devido ao sistema meio metroidvania que o jogo segue, pode ser bem chato ficar transitando de uma parte a outra do mapa ao procurar os colecionáveis, mas no geral é uma platina muito tranquila.

Kingdom Hearts III

Quem tentou platinar qualquer outro Kingdom Hearts sabe muito bem que, mesmo tendo personagens da Disney, o jogo não perdoa ninguém. Surpreendentemente, o terceiro capítulo principal da franquia tomou um lado completamente oposto e é de longe o Kingdom Hearts mais fácil de platinar.

Tudo que tínhamos nos troféus dos demais jogos retornam aqui, então você ainda tem que evoluir o Sora até o level máximo, sintetizar todos os itens do jogo, atingir certas pontuações em minigames e coisas do tipo. Ainda assim, tudo em KH3 é muito mais fácil que nos outros jogos, então não só a dificuldade no geral como também a dificuldade dos troféus está mais acessível para todos.

Em compensação, o DLC Re:Mind acrescenta um conjunto de troféus incontáveis vezes mais difícil de pegar, incluindo um chefe secreto que é disparado o chefe mais difícil de toda a franquia. Se você quiser pegar 100% nesse, vai sofrer um bocado.

Until Dawn

Seguindo a premissa dos jogos da Quantic Dream, Until Dawn é um jogo de terror onde seu objetivo é chegar até o final com o máximo de personagens vivos. Semelhante à Detroit: Become Human, esse jogo também parece um filme e é composto somente por exploração e Quick Time Events, então todos os troféus são relacionados com os diferentes caminhos que podemos tomar.

Seu maior desafio será chegar no final com os oito personagens vivos, mas para platinar você precisa estar disposto a repetir vários capítulos incontáveis vezes. É repetitivo e por vezes cansativo, mas continua sendo uma platina fácil.

Marvel’s Spider-Man

Para finalizar, nada mais justo que incluir o melhor jogo do Cabeça de Teia. Marvel’s Spider-Man é a experiência definitiva do Homem-Aranha nos videogames e, para tornar tudo ainda melhor, a platina é dada quase que de presente!

Por ser um jogo mundo aberto, existem diversas atividades que podem ser feitas por Nova York e, para platinar, você só precisa completar todas. Isso inclui crimes, desafios de tempo, de combate, colecionáveis e tudo que estiver solto pelo mapa, mas é muito provável que após terminar o jogo falte apenas uma meia dúzia de troféus para pegar.

Não deixe de platinar esse jogo, pois com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades!